Noticias

28 de out de 2011

Novo programa de aluguel de bicicletas criado pela prefeitura

A partir de dezembro 600 bicicletas estarão disponíveis em pontos estratégicos nos bairros de Botafogo, Catete, Centro, Copacabana, Cosme Velho, Flamengo, Gávea, Humaitá, Ipanema, Jardim Botânico, Lagoa, Laranjeiras, Leblon e Urca.

Foto: J.P. EngelbrechtO secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osorio, explicou o novo sistema implantado na cidade:

- Esse modelo é diferente do que existia anteriormente, pois novas travas e pinos de fixação reforçam o sistema de segurança, para dificultar o furto das bicicletas; a tecnologia utilizada é muito melhor e mais eficiente; além do conceito de disponibilidade das estações serem concentradas em pontos estratégicos e da tarifa de aluguel que é mais barata. Esperamos com isso estimular ainda mais a utilização da bicicleta como um meio de transporte modal na cidade – afirmou.

As estações são interligadas por sistema de comunicação sem fio, via rede GSM e 3G, permitindo que as 60 estações de bicicleta estejam conectadas com a Central de Controle Samba 24 horas por dia. A Central irá monitorar em tempo real toda a operação do sistema, garantindo a melhor distribuição das bicicletas nas estações, e realizará atendimento dos usuários via celular e call center. O projeto também contará com oficina de manutenção para montagem e recuperação dos equipamentos e veículos especiais para distribuição das bicicletas. Para destravar a bicicleta, o usuário terá que fazer ligação do telefone celular ou interação pelo aplicativo para smartphones.


Durante o discurso, o presidente da Serttel, Angelo Leite, destacou que o mesmo modelo de aluguel de bicicletas é sucesso em outros lugares do mundo como Barcelona (Espanha), Londres (Inglaterra), Berlim (Alemanha), Toronto (Canadá), Amsterdã (Holanda). Ele espera que outras cidades do Brasil se inspirem no Rio para desenvolver o projeto:


- Agora implantamos uma nova operação com tecnologia sofisticada. Esse modal de transporte vai revolucionar as ruas e oferecer mais qualidade de vida à população. Que ele seja um exemplo para todo o Brasil – desejou.

As bicicletas, desenvolvidas pela Samba Transportes Sustentáveis, tem fabricação 100% nacional, pesam em torno de 15 quilos, possuem quadro em alumínio com design diferenciado, três e seis marchas, selins com altura regulável, guidão emborrachado, acessórios de sinalização e sistema de identificação e trava eletrônica.

Mais informações sobre o funcionamento do sistema e a compra de passes estão disponíveis no site www.mobilicidade.com.br/bikerio.asp.

fonte prefeitura

Nenhum comentário:

...

...

...