Noticias

26 de out de 2011

O Bairro de Botafogo





É um bairro da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, de classe média e média-alta, muito conhecido pela famosa imagem da Enseada de Botafogo com a belíssima vista frontal para o morro do Pão de Açúcar e também por ser praticamente uma mini-cidade dentro da grande metrópole que é o Rio de Janeiro, possuindo de tudo um pouco: cinemas, teatros, shoppings centers, boates, casas de show, museus, centros empresariais, consultórios médicos, consulados, clínicas e hospitais e, no meio disso tudo, algumas mansões preservadas do início do século XX e fim do século XIX.

Onde se localiza o clube , Botafogo de Futebol e Regatas, na Rua General Severiano, além da escola de samba São Clemente. É também conhecido no Rio de Janeiro como o "bairro das escolas", o "bairro das clínicas" - devido à grande presença destes estabelecimentos na região - ou ainda por moradores de outros bairros como "bairro de passagem", devido aos seus túneis que o ligam a Copacabana e à conexão com as pistas do Aterro do Flamengo, que dão acesso ao centro da cidade.

O primeiro nome da Praia e da Enseada de Botafogo foi Le Lac, denominação dada pelos franceses, depois passou a ter o nome de Francisco Velho que foi companheiro de Estácio de Sá, em 1641, passou a chamar-se Botafogo, depois que nela foi morar João Souza Pereira Botafogo, dono de uma fazenda que se estendia da praia até a Quinta de São Clemente. Até o século XVIII, o caminho para se chegar ao bairro era de lanchas e de ônibus de tração animal. As lanchas atracavam em três locais, mas o mais importante era próximo à Rua São Clemente, nesta época a ligação entre a praia e a Lagoa Rodrigo de Freitas era o Caminho da Lagoa, depois chamado de Rua Berquó, atualmente Rua General Polidoro. No século XIX, o bairro passou a ter inúmeras chácaras e se tornou o preferido pelos estrangeiros, principalmente os ingleses.

Em 1868 passou a ser ligado ao Centro pelos bondes puxados a burro da Companhia Jardim Botânico, o que fez com que o bairro tivesse um grande desenvolvimento, com o crescimento da população e a abertura de novas ruas. A partir de 1851, passou a sediar regatas oficiais na Enseada e no princípio do século XX, nele se instalaram os clubes de futebol: Botafogo e Fluminense e um Automóvel Clube.

Uma de suas ruas mais importantes: a São Clemente, possuiu grandiosos solares, habitados por diversos moradores importantes e titulares do Império e era uma rua totalmente residencial.


barrinha corcovado

Nenhum comentário:

...

...

...