Noticias

1 de jan de 2012

Aperibé municipio do Estado do Rio de Janeiro


Aperibé é um município  do estado do Rio de Janeiro. É banhado pelos rios Pomba e Paraíba do Sul. Tem a maioria de sua população urbana, recebe uma frequente visitação.
O nome Aperibé vem de Ape Ribe, que em tupi-guarani significa Cachimbo Aceso.

História

 Antes Chave do Faria, atual município de Aperibé, emancipou-se, em 1992, do município de Santo Antônio de Pádua, quando então contava com uma área de aproximadamente 90 km². Nessa época, os emancipacionistas reivindicavam o direito dos produtores usarem os trens de carga da Rede Ferroviária Federal, que ligavam o interior de Minas Gerais ao município de Campos dos Goytacazes.

Em Divisão Territorial datada de 1 de julho de 1950, o distrito de Aperibé permanece no município de Santo Antônio de Pádua, assim permanecendo até a divisão territorial datada de 1 de julho de 1983. Elevado a município pela Lei Estadual nº 1985, de 10 de abril de 1992, foi desmembrado de Santo Antônio de Pádua e constituído do Distrito Sede, sendo instalado em 1 de janeiro de 1993.


Localização

Noroeste Fluminense

Limites

Cambuci, Itaocara e Santo Antônio de Pádua.

Acesso Rodoviário

Saindo do Rio de Janeiro
Seguir pela Linha Vermelha até a saída para a Rod. Washington Luís (ou Rio - Juiz de Fora), BR-040. Entra à direita na Rod. Rio-Teresópolis (BR-116) até o município de Além Paraíba (já no estado de MG). Pegar a Rod. Lúcio Meira (BR-393) e continuar pela RJ-186 (Pirapetinga - Bom Jesus) até Santo Antônio de Pádua. Entrara à direita na RJ-116 (Itaboraí-Itaperuna) e seguir até o centro do município de Aperibé.


aperibé -rj

Distâncias

270 km da cidade do Rio de janeiro 





Exibir mapa ampliado

Nenhum comentário:

...

...

...