Noticias

28 de fev de 2012

O slackine no Rio



O  slackline,nada mais é que entender os comandos corporais de postura que te condicionará a chegar ao equilibrio na fita,somando a pratica em insistência que leva alguns dias (tudo depende da quantidade praticada de tempo do esporte).
Basicamente,não existe um tempo minimo e nem maximo de ser aprender o esporte,pois tudo depende da vontade individual de praticar.Eu mesmo conheço pessoas que aprenderam em 3 dias,outras em uma semana,e outras um pouco além disso.
A partir do momento que se tem na mente o comando de postura,vem a questão de concentração e acima de tudo,a força de vontade de tentar até conseguir.


Os beneficos do esporte

Slackline tem tanto beneficios psicos,quanto fisicos.O principal objetivo é equilibrio e concentração,e o corpo é que agradeçe a pratica desse exercicio e esporte.Vejamos a seguir o que se ganha fazendo slackline.
Psicos.
Na questão psicologica o esporte é bastante importante para proporcionar a cada praticante equlibrio e concentração.

Equilibrio.
O equilibrio é aplicado e estimulado,pois estar na fita depende muito do corpo estar bem ajustado,bem simetricamente alinhado.Com a postura corporal do corpo desalinhada,o praticamente não conseguirá se manter em pé na fita,por isso,o exercicio ajuda e muito o praticante ter equlibrio emocional.
Os primeiros passos na fita não é facil,mas com o tempo isso torna se superavel.Equilibrio no slackline e pricipalmente na vida,é uma ajuda muito bem vinda!


Origem do slackline e sua pratica!

Não existe nenhuma informação 100 % aceitavel sobre a verdadeira origem do slackline.Uns dizem virem da corda bamba do circo e outros do chain-surf (surf na corrente onde o praticante esqulibra-se sobre correntes de ferro).

Mas a adoção do nome do esporte SLACKLINE,a pratica e as criações de suas modalidades,originaram-se em meados dos anos 80 nas montanhas do parque nacional de Yosemite Los Angeles,EUA,por um grupo de montanhistas que quando as situações climaticas não lhes permitiam escalarem as montanhas,e entediados pela espera de melhoria do clima,alguém teve a ideia de amarrar fitas tubulares de escalada em 2 pontos de arvores presos a mosquetões e tentar se equilibrar.

Equipamentos

A pratica do slackline.
Slackline pode ser praticado por todos (desde que a pessoa não tenha sérios problemas de joelhos e coluna) e sem limite de idade e peso (já que o equipamentos aguentam entre 2 a 3 toneladas).A sua pratica inicialmente precisa ser checado pelo o item segurança .

Segurança inicial da catraca.
A catraca deve estar totalmente travada,afim de evitar uma queda brusca pois se a catraca não tiver totalmente travada,corre o risco dela soltar a fita e aí a queda é na certa.Na hora de desmontar a catraca,é importante não colocar a mão na parte lateral da catraca que parece uma serra,pois a pressão que o equipamento faz é tremenda e com a mão nessa serra,corre o risto de cortar essa parte.O ideal para iniciantes,é ter alguém experiente para instalar e ensinar como usar a catraca.Também pode se ultilizar mosquetões de escaladas para instalar as fitas sobre 2 superficies,obviamente sabendo manusear tais itens.






Fitas de slackline.
É extremamente essencial para a pratica do esporte,um equipamento adequado.Fitas de amarrar cargas de caminhão (onde se tem um gancho de latão) não é recomendável,o ideal para garantir a segurança,é ter um equipamento realmente feito para slackline.
As fitas tem de espessura algumas medidas tais como:25 mm,35mm e 50mm.



Gostou procure um especialista


Instrutor de slackline José Helu
(21) 9519-5069

www.slacklineareia.blogspot.com

Nenhum comentário:

...

...

...