Noticias

15 de abr de 2012

Cegonha Carioca em comunidades pacificadas


As comunidades pacificadas da Zona Sul têm agora mais um motivo para se orgulhar: as futuras mamães do Chapéu Mangueira/Babilônia (Leme), Santa Marta (Botafogo), Vidigal (São Conrado) e Vila Canoas (também em São Conrado) terão direito a transporte e assistência no momento de dar à luz. E isto só será possível graças à expansão da cobertura de ambulâncias do Programa Cegonha Carioca, anunciada neste sábado, dia 14, pelo prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, durante cerimônia realizada na comunidade do Leme. A partir de agora, com a ampliação do serviço, 38 bairros da cidade passam a contar com os veículos, que já realizam este tipo de atendimento na Rocinha, Santa Cruz, Sepetiba, Paciência, Complexo do Alemão e a região de Madureira e adjacências.

Com investimento total de R$ 17 milhões, o Programa Cegonha Carioca é um projeto pioneiro e já beneficiou mais de 700 gestantes. Até o fim deste ano, o transporte será levado para toda a cidade, beneficiando mais de 50 mil gestantes por ano, que, além de poder contar com as ambulâncias, receberão enxoval completo se fizerem todos os exames de pré-natal durante a gravidez.

Ao lado do secretário, o prefeito do Rio destacou os benefícios do programa, bem como a importância de se acompanhar a gestação com exames pré-natal:

- É fundamental que as grávidas façam os exames de pré-natal. Por isso, oferecemos toda essa estrutura às futuras mães, para que tenham seus filhos com total segurança e atendimento de qualidade. O kit que distribuímos nada mais é do que uma forma de recompensar as mães que cuidam da saúde de seus bebês. Portanto, trata-se de um programa que tem relação direta com a saúde e muito a ver com o respeito – disse Paes, completando que este trabalho se consolidará, ainda mais, com a abertura das três novas maternidades da cidade: no Hospital Pedro II, em Santa Cruz; ao lado do Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro; e no Hospital da Mulher, em Bangu. fonte prefeitura Autor: Flávia David / Foto: Beth Santos
 

Nenhum comentário:

...

...

...