Noticias

7 de jul de 2012

Bairro de Tomas Coelho




 
Tomás Coelho é um bairro de classe baixa da Zona Norte da Cidade do Rio de Janeiro.
Tomás Coelho é, em sua maior parte, um bairro residencial, com algumas indústrias na rua Silva Vale. Sua área se estende entre os morros dos Urubus, do Juramento e a serra da Misericórdia. Nessas encostas localizam-se comunidades como o Parque Silva Vale, Juramento, Nova Maracá e Juramento II, próximas a conjuntos habitacionais.

O Morro dos Urubus, (conhecido como Morro do Urubu) é uma favela localizada entre os bairros de Pilares e Tomás Coelho, zona norte do Rio de Janeiro, com cerca de 4 mil habitantes.
No bairro se encontra as estradas Velha e Nova da Pavuna (atuais Ademar Bebiano e Av. João Ribeiro), que prosseguiam juntas em uma só via, atravessando a garganta entre o morro do Juramento e a serra da Misericórdia, rumo a Irajá.

O Viaduto Francisco dos Santos, que liga os dois lados da Avenida João Ribeiro, ao lado da estação da Supervia, em Tomas Coelho, foi inaugurado em 10/6/2012.
Os principais beneficiados serão os moradores de Del Castilho, Engenho da Rainha, Inhaúma, Pilares, Madureira e Cascadura.




História

Tomás Coelho é vizinho dos bairros de Pilares, Engenho da Rainha, Piedade, Cavalcante, Vicente de Carvalho e Vila KosmosO bairro é servido pelo METRÔ RIO e pelo Sistema Metropolitano de Trens Urbanos, a Supervia.
A região pertencia ao antigo Engenho do Mato, junto ao Engenho da Rainha. Lá se encontravam as estradas Velha e Nova da Pavuna (atuais Ademar Bebiano e Av. João Ribeiro), que prosseguiam juntas em uma só via, atravessando a garganta entre o morro do Juramento e a serra da Misericórdia, rumo a Irajá. Essa passagem foi aproveitada pela Estrada de Ferro Rio D’ Ouro, quando de sua construção, no ano de 1876, e nela foi instalada a estação Engenho do Mato.
A E. F. Rio D’ Ouro foi extinta na década de 1960, mas o bairro continuou servido pelos trens da antiga Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil (atual linha auxiliar), com sua estação Tomás Coelho. Seu nome é uma homenagem ao Conselheiro Thomaz Coelho, Ministro da Guerra no 2º reinado (Dom Pedro II), que instalou o Colégio Militar na Tijuca, em 1889.
Com a construção da Linha 2 da Companhia do Metropolitano do Rio de Janeiro – Metrô, foi inaugurada a estação de Tomás Coelho no dia 23 de setembro de 1996. Aí foi construído viaduto ligando a estrada Velha da Pavuna (Ademar Bebiano) a avenida Automóvel Clube (Pastor Martin Luther King Jr.) e a rua Silva Vale, que faz o acesso do bairro à Madureira.
Tomás Coelho é majoritariamente um bairro residencial, com algumas indústrias na rua Silva Vale. Sua área se estende entre os morros dos Urubus, do Juramento e a serra da Misericórdia. Nessas encostas localizam-se favelas como o Parque Silva Vale, Juramento, Nova Maracá e Juramento II, próximas a conjuntos habitacionais.



Tomás Coelho faz parte da XIII Região administrativa (Inhaúma) da cidade do Rio de Janeiro.

                                         MAPA DO BAIRRO DE TOMAS COELHO

                                                                             Exibir mapa ampliado



Mais fotos do bairro de Tomas Coelho







...

...

...