Noticias

3 de jan de 2013

Lei Seca chega à marca de um milhão

 

Atuação dos agentes ajudou a reduzir em 34% o número de nortes no trânsito do Rio


A Operação Lei Seca (OLS) começou 2013 atingindo uma importante marca: um milhão de motoristas fiscalizados. Desde março de 2009 realizando blitzes em diversas regiões do Rio de Janeiro, a iniciativa chega ao momento histórico mostrando uma mudança de postura do motorista fluminense. No início da operação, 20% das pessoas fiscalizadas estavam dirigindo sob influência de álcool. Atualmente, esse percentual caiu para 8,6%.


Com o objetivo de fiscalizar os motoristas e educar a população, só em 2012, a OLS realizou 220 palestras em escolas, empresas e universidades. Os agentes também atuam nas ruas, em bares, shows e grandes eventos. O resultado do esforço está nos números: a redução de mortes no trânsito chega a 34%.

– É uma mudança de comportamento. Nossos agentes observam que as pessoas estão optando pelo “motoristas da rodada”, usando táxis e transportes públicos. O Estado conseguiu mostrar para a sociedade a importância da operação, que ela não é pontual, veio para ficar e é aplicada para todos. A sociedade sabe que há seriedade e confia – afirmou o coordenador da Operação Lei Seca, major Marco Andrade.

Entre as ações de conscientização, o balão da OLS colocado na Praia de Copacabana entre 26 de dezembro e 1° de janeiro atraiu 1.323 pessoas, que puderam subir e ver a bela paisagem do alto. O balão transportou de dois a três passageiros por voo.

Panfletos ajudam na conscientização

– Além de voar no balão da Operação Lei Seca, as pessoas também foram orientadas sobre os perigos de combinar álcool e direção. Também fizemos distribuição de panfletos e adesivos. Queremos salvar vidas – explicou o major.

Fonte Governo rj -Texto: Danielle Moitas

Nenhum comentário:

...

...

...