Noticias

18 de fev de 2013

4ª reunião do COI para os Jogos 2016

 
O prefeito Eduardo Paes participou nesta segunda-feira 4ª reunião do COI para os Jogos 2016 (18/02) da abertura da 4ª reunião da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos Rio 2016, na Barra da Tijuca. Até a próxima quarta-feira, integrantes do COI e representantes dos governos municipal, estadual e federal estarão reunidos para debaterem temas relativos à preparação da cidade para a Olimpíada, como infraestrutura, transportes, acomodações, instalações esportivas e sustentabilidade.



Participaram da abertura a presidente da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI), Nawal El Moutawakel; o diretor de Jogos Olímpicos da entidade, Gilbert Felli; o presidente da Autoridade Pública Olímpica, Márcio Fortes; o ministro do Esporte, Aldo Rebelo; a presidente da Empresa Olímpica Municipal, Maria Silva Bastos; e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.


Após a reunião, Paes disse que um dos desafios da preparação para os Jogos já está sendo superado:


- Precisávamos de uma oferta de 15 mil quartos na Barra da Tijuca, e hoje nosso déficit é de somente 700 acomodações. Ou seja, já resolvemos 14.300. Temos sempre preocupações relacionadas a prazos, e claro que tem coisa que demanda mais atenção. À medida que vai se aproximando, os prazos vão ficando mais curtos, mas vamos mostrar que os Jogos do Rio estão caminhando muito bem, estamos atentos e trabalhando muito para isso.


Aldo Rebelo explicou o objetivo de mais um encontro com o COI:


- As tarefas já estão determinadas desde o primeiro momento em que o Brasil assumiu o compromisso de acolher a Olimpíada aqui em 2016. Essa é mais uma reunião de acompanhamento e controle das obras de infraestrutura urbana e das Olimpíadas e da preparação dos planos operacionais para a realização dos Jogos.


O encontro abriu a agenda oficial de três dias da comitiva do COI na cidade, que inclui reuniões técnicas e visitas ao Porto do Rio, à nova sede do comitê, na Cidade Nova, e ao Maracanã, que será palco das cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas de 2016.


O prefeito falou ainda que os integrantes da delegação do COI que assistiram ao Desfile das Campeãs no Sambódromo no último sábado (16/02) ficaram encantados com o carnaval.
 

Fonte prefeitura -rj

Autor: Juliana Romar/Fotos: Ricardo Cassiano


Comissão de coordenação do COI está reunida até quarta-feira no Rio


Danielle Moitas

Grupo acompanha preparativos e monitora desenvolvimento dos projetos para as Olimpíadas


De hoje a quarta-feira (20/2), a Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) faz a sua quarta visita oficial ao Rio de Janeiro para acompanhar o andamento da preparação para os Jogos Olímpicos de 2016. O encontro foi aberto nesta segunda-feira (18/2), no Windsor Barra, e contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Regis Fichtner, do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, e do prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Durante os três dias, além de reuniões, estão previstas visitas a obras de instalações e infraestrutura para as Olimpíadas. Entre os pontos que serão visitados pelo comitê estão o Maracanã e o Porto Maravilha. O objetivo da comissão é monitorar o desenvolvimento dos projetos e, a partir de agora, serão feitas duas inspeções por ano no Rio.

– Estamos reunidos para mais um ponto de controle dos avanços do nosso projeto olímpico. Acho que nós avançamos muito, já tínhamos uma boa integração entre os governos, e nós avançamos mais ainda, agora com participação mais efetiva da própria presidenta Dilma Rousseff. Estamos nos preparando, trabalhando e temos certeza que conseguiremos em 2016 realizar grandes Jogos Olímpicos – afirmou Regis Fichtner.

O prefeito Eduardo Pães destacou que os membros da comissão puderam assistir um pouco o carnaval do Rio e comprovar que a cidade tem experiência em receber grandes eventos e manter uma situação de normalidade.

– Isso também mostra como o carioca convive bem com grandes eventos. Essa é a primeira reunião depois das Olimpíadas de Londres e a cidade caminha muito bem na preparação para os Jogos. Já vivemos uma situação bastante diferente desde a última reunião há pouco mais de um ano – explicou Paes.

O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, lembrou aos membros do comitê que o governo federal trabalha e plena cooperação com município e Estado.

– O governo federal realizará a cada três meses reuniões de controle e a presidenta Dilma Rousseff criou por decreto o grupo executivo dos Jogos Olímpicos reunindo todas as autoridades federais sobre a coordenação do Ministério do Esporte para acompanhamento das ações – disse o ministro.

Parque Olímpico

O secretário da Casa Civil também destacou que a abertura dos envelopes da licitação do Parque Olímpico, em Deodoro, está marcada para o dia 21 de março. Além disso, o Governo do Estado recebeu do Ministério dos Esportes o projeto do novo autódromo.

Recebemos na semana passada e estamos começando a analisar o projeto afirmou o secretário.

Governo-rj
Danielle Moitas

Nenhum comentário:

...

...

...