Noticias

17 de abr de 2013

Cadeiras cativas manterão direito a assentos no novo Maracanã




Os donos das 4.968 cadeiras cativas do Maracanã passarão por um recadastramento e, posteriormente, um sorteio para definir o novo posicionamento dos assentos no estádio. O Governo do Estado apresentou, nesta quarta-feira (17/4), o processo, que contará com duas etapas. A primeira fase começará na sexta-feira (19/4), e vai até o dia 10 de maio. O edital será publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (18/4).





O secretário da Casa Civil, Regis Fichtner, afirmou que o sorteio foi a forma escolhida para garantir a igualdade de todos os titulares na redistribuição das cadeiras cativas, que no novo Maracanã ganharam outra configuração.

- Nós tínhamos que encontrar um sistema para fazer a realocação dos titulares mantendo uma imparcialidade e a sugestão que levamos ao governador Sérgio Cabral, e que ele endossou, foi a de realizar em cada setor um sorteio entre os titulares das cadeiras. O Estado está assegurando aos titulares que eles mantenham as suas cadeiras cativas. Vamos fazer um recadastramento e depois teremos o sorteio para posicionamento dessas cadeiras, respeitados os setores em que elas ficavam no Maracanã antigo - disse Fichtner.


Os setores que anteriormente se chamavam "quadra A", "quadra B", 1, 2, e 3 agora passam, respectivamente a A, B, C, D, e E. Todos ficarão na parte superior do estádio, sendo os A e B centrais.

Como se recadastrar

O primeiro passo para os titulares das cadeiras será fazer o preenchimento do "Formulário de Pedido de Recadastramento" disponível no site www.cadeiracativa.rj.gov.br a partir de sexta-feira. Até 10 de maio, os titulares ou representantes legais deverão comparecer ao Maracanãzinho para entrega do formulário e dos documentos descritos no edital.

O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 15h. As informações e documentos serão analisados pela Secretaria de Esporte e Lazer e a relação de titulares recadastrados será publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. Quem tiver o pedido indeferido poderá entrar com recurso.

Para a segunda fase, os cadastrados receberão um número de identificação (ID). Titulares de mais de uma cadeira cativa poderão agrupar os assentos, desde que elas estejam no mesmo setor. Então, será feito o sorteio para definição dos lugares, que será realizado no Maracanãzinho, em data a ser definida e divulgada no Diário Oficial.

Os titulares que não se recadastrarem nesse processo terão três anos para solicitar as suas cadeiras. O sistema utilizado nesse sorteio foi desenvolvido pela Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj), com acompanhamento do Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro) e será auditado pela PUC-RJ. O resultado final estará disponível no site www.cadeiracativa.rj.gov.br em até cinco dias úteis após o sorteio.

Espaço para jornalistas

Os espaços das cadeiras cativas só receberão os assentos depois da disputa da Copa das Confederações. Durante o evento, o espaço será a área de mídia, utilizado pelos jornalistas, e ganhará mobiliário próprio. Para a Copa do Mundo, as cadeiras serão retiradas para dar lugar ao mesmo espaço. Nas duas competições, o Maracanã será administrado pela Fifa.

- Quando se candidatou para sediar a Copa das Confederações e a Copa do Mundo o Brasil se comprometeu a entregar os seus estádios para a Fifa. Então os titulares de cadeiras não têm direito a utilizá-las durante esses períodos. E temos uma lei estadual editada que assim dispôs - esclareceu Fichtner.  

  •  Fonte Governo-rj
  • Texto: Danielle Moitas// Fotos: Carlos Magno

Nenhum comentário:

...

...

...