Noticias

6 de mai de 2013

IPP incluirá as favelas cariocas no mapa da cidade






O Instituto Pereira Passos (IPP) realizará o novo mapeamento da cidade do Rio de Janeiro. O projeto, financiado com recursos do Programa Nacional de Apoio a Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros – PNAFM, irá incluir áreas de favelas no mapa, antes não representadas. O processo cartográfico deve ser concluído em 680 dias.


A atualização da cartografia permitirá que a Prefeitura identifique as variações e crescimento urbano da cidade, primordial para seu planejamento e aplicações de geoprocessamento. Além disso, o mapeamento permite as análises geoespacias, auxiliando as decisões e diretrizes de órgãos como as secretarias municipais de Urbanismo, de Habitação, da Fazenda e outras.


De acordo com o gerente de Cartografia do Departamento de Informações da Cidade do IPP, Marco Zambelli, as ortofotos, geradas a patir de fotografias aéras, possibilitam o monitoramento da expansão horizontal da cidade, sinalizando os locais que estão expandindo.

Uma inovação para este maperamento, segundo ele, será o uso da tecnologia do perfilamento a laser, que permite medir a altitude do terreno e de edificações com precisão, possibilitando verificar onde a cidade está crescendo verticalmente.

- Hoje realizamos somente o monitoramento horizontal, com essa tecnologia poderemos também monitorar a verticalidade em favelas e áreas urbanas - diz Zambelli.

Mapeamento digital

Em 1990, a capital fluminense foi umas das primeiras no país a usar a tecnologia do mapeamento digital da cidade, agregando as regiões da Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Recreio ao novo formato. No ano de 1997, o segundo mapeamento acrescentou a Zona Sul e a Zona Norte. O terceiro e até então mais recente mapeamento, que ocorreu em 2000, adicionou a Zona Oeste e Centro, além de atualizar as regiões anteriormente trabalhadas. Desde sua criação, o IPP é o responsável por toda a produção cartográfica da Prefeitura do Rio.

Fonte - Prefeitura-rj

Nenhum comentário:

...

...

...