Noticias

8 de jul de 2013

Montadora chinesa de caminhões construirá fábrica no Rio de Janeiro




Foton Motors Group investirá R$ 250 milhões e capacidade de produção será de 20 mil unidades por ano



A Foton Motors Group, maior montadora de caminhões do mundo, investirá R$ 250 milhões na construção de uma fábrica no Estado do Rio de Janeiro. A unidade fabril será a primeira da China no Brasil. As operações deverão ser iniciadas no segundo semestre de 2015 e a capacidade total de produção será de 20 mil caminhões por ano.

A fábrica deverá gerar 450 empregos diretos. O local da instalação ainda será definido entre Itatiaia e Seropédica. De acordo com o vice-presidente de operações corporativas da Foton, Orlando Merluzzi, o objetivo é se tornar a sétima marca do setor no Brasil nos próximos sete anos.

– O mercado de caminhões do Brasil é sólido e crescente. E o Estado do Rio de Janeiro tem vocação para o setor, oferece competências técnicas, comerciais, e fornecedores – afirmou Merluzzi.


No fim de 2015, o primeiro caminhão deverá ser produzido. A meta é que 65% dos insumos sejam comprados no Brasil. Os investimentos na indústria automotiva fazem parte do processo de descentralização da economia do Rio de Janeiro. O setor já responde por 10% da produção industrial do estado.

– Começaremos com a produção de caminhões leves. O projeto contempla um segundo momento de expansão, a partir de 2018, com o início da montagem de caminhões pesados e superpesados e a inclusão de fornecedores no entorno – explicou o vice-presidente da Foton, que afirmou que neste ponto a capacidade de produção poderá chegar a 50 mil unidades por ano.

Com a vinda da Foton, o Rio consolidará sua posição como o segundo maior polo automotivo do Brasil. A Nissan iniciará suas operações em 2015, com capacidade de produção de 200 mil veículos. A Peugeot Citröen e a MAN Latin America dobrarão suas produções até 2015.



 Texto: Danielle Moitas // Fotos: Marcelo Horn

Nenhum comentário:

...

...

...