Noticias

11 de ago de 2013

Skimboard

                                                            foto-diariodonordeste

Skimboard é um esporte praticado principalmente em praias consiste em correr em direção de uma onda, jogar sua prancha rapidamente pulando em cima dela para então surfar a onda . Neste esporte encontramos uma mistura de várias outras modalidades como o surf, skateboard ou snowboard, visto que é possível surfar a onda, fazer manobras como no skate ou surf. Os atletas que praticam este esporte são Skimboarders .


História

O skimboard teve o seu início perto de 1930 nas praias de Laguna Beach, Califórnia. Em Portugal só apareceram na década de 1980. Eram conhecidos na Linha do Estoril, Miguel Rato e MDT PI. Os pioneiros do skimboard em Portugal, encontravam-se mais a norte do país onde praticavam desde o início da década, nas extensas praias de areia fina da zona de Esposende e eram conhecidos na altura por Cuca; Becas e Zé-Rau.

O desporto mistura manobras de surf e skate, e o atleta precisa correr da praia em direção ao mar, aproveitando as ondas que estão na beira da praia. Em alguns locais, como Bahia - Brasil, é chamado de frus (surf ao contrário) por conta de inversão: em vez de partir da onda para a praia, o skimmer corre da praia para o mar.

Em Portugal, com o surgimento das primeiras pranchas nacionais primeiro com Rato Skimboards e depois com a Folha Skimboards, os campeonatos foram aparecendo e a modalidade ganhou divulgação, chegando nos anos 90 a ter uma grande projecção através dos media, patrocinadores e eventos.

As pranchas que começaram por ser em madeira de contraplacado, evoluíram para o foam (espuma), usado nas pranchas de surf o que permitiu uma maior evolução de manobras e espetacularidade do desporto. Nos dias de hoje a modalidade tem bastantes praticantes no mundo inteiro. Já existem campeonatos internacionais nos EUA, França, Chile, Portugal e México.

No Brasil, a modalidade já é bastante difundida em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Pernambuco. Neste último estado, encontrou em Recife um local propício para se desenvolver.Porém, permitiu o desenvolvimento do Skimboard. Os antigos fabricantes de pranchas de surf investiram no novo produto e o número de praticantes não para de crescer.

A modalidade tem bastantes praticantes no mundo inteiro. Já são realizados campeonatos internacionais em países como EUA, França, Portugal, México e Chile.

                                                             Escolha seu Skimboard

Nenhum comentário:

...

...

...