Noticias

25 de out de 2013

Cronograma de interdição da Perimetral


A Prefeitura do Rio considerou positivo o segundo teste operacional – primeiro em dia útil - do fechamento de trecho do Elevado da Perimetral e da abertura da Via Binário do Porto, na tarde desta quinta-feira (24/10). Das 12h às 15h, o trânsito interrompido no Elevado no trecho entre o Viaduto do Gasômetro e a Praça Mauá foi desviado para a nova via, sem registros de acidentes ou avanços de sinais. O fechamento definitivo da Perimetral será no dia 02 de novembro (sábado), a demolição começa no dia 17 do mesmo mês.


Alguns ajustes foram necessários na primeira hora do teste, explicou o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio:

— Ajustamos os sinais para aumentar o tempo médio percorrido pelos veículos; e orientamos os ônibus a não virar na Rua Souza e Silva, seguindo pela Avenida Venezuela para fazer o giro na Rua Edgard Gordilho. Além disso, mais dois painéis informativos foram afixados, totalizando 32. O mais importante é que o que nós perdemos de capacidade viária na Perimetral está sendo absorvida pela Via Binário.

A prefeitura vai realizar no fim de semana mais dois testes para implantar o novo sistema de mobilidade na região do Porto Maravilha. No sábado (26/10), a interdição do trecho da Perimetral vai ocorrer entre 14h e 17h, no sentido inverso, em direção ao Elevado do Gasômetro. No domingo (27/10), no mesmo horário, o bloqueio será nos dois sentidos. Durante os testes, a Via Binário do Porto permanecerá aberta.

Paralela à Avenida Rodrigues Alves, a Binário tem 3,5 km de extensão, três faixas por sentido paralelas e várias saídas para a distribuição interna do trânsito e acessos ao Centro. Em um dos sentidos, fará a ligação da Rodoviária Novo Rio à Avenida Rio Branco. No outro, o trajeto parte da Rua Primeiro de Março em direção às alças do Viaduto do Gasômetro.

Combinada à Via Expressa, em construção, permitirá o aumento em 27% da capacidade do fluxo de tráfego na Região Portuária, contribuindo para um novo padrão de mobilidade urbana, conforme aponta atualização do Estudo de Impacto de Vizinhança, de julho de 2013.

Outras medidas estão previstas para reduzir o impacto do fechamento do Elevado da Perimetral. A Avenida Francisco Bicalho já ganhou uma faixa exclusiva para ônibus e parte dos ônibus que chegam ao Centro, vindos da Zona Oeste e da Baixada, terão um novo terminal ao lado do Into.


Nesta primeira etapa, será entregue a ligação do Viaduto do Gasômetro à Avenida Rio Branco, no percurso que inclui as ruas Equador, Avenida Professor Arlindo Rodrigues, Túnel da Saúde (parte da nova Avenida Oscar Niemeyer), Avenida Venezuela e Avenida Rio Branco. No outro sentido, o acesso à Via Binário do Porto pela Avenida Rodrigues Alves começa na Rua Silvino Montenegro, Avenida Oscar Niemeyer, Túnel da Saúde, Avenida Professor Arlindo Rodrigues , Via B1, Via C3 e alças de acesso ao Viaduto do Gasômetro.

Cronograma de interdição da Perimetral

26/10 (sábado)
14h às 17h – Teste de fechamento da Perimetral e abertura da Via Binário sentido Gasômetro
Inauguração nova estação Barcas Niterói


27/10 (domingo)
14 às 17h – Teste de fechamento da Perimetral e abertura da Via Binário nos dois sentidos


28/10 (segunda-feira)
24h – Início do aumento da oferta de lugares nas barcas Rio-Niterói


30 e 31/10 (quarta e quinta-feira)
6h às 21h – Intensificação da operação nas rotas alternativas via São Cristóvão e Benfica


02/11 (sábado)
A partir das 19h – Fechamento definitivo da Perimetral e operação contínua da Via Binário


17/11 (domingo)
Início da implosão da Perimetral

 Autor: Ricardo Albuquerque/Fotos: J.P. Engelbrecht

Nenhum comentário:

...

...

...