Noticias

11 de out de 2013

Parque Madureira terá bancos de design internacional




Considerado um dos escritórios de design mais criativos do mundo, o britânico Yoo Design Studio formalizou nesta quinta-feira (10/10) a doação de bancos para serem instalados no Parque Madureira. A cerimônia, na sede do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), em Laranjeiras, contou com a presença de representantes do escritório com e do presidente do instituto, Washington Fajardo.
 

A inspiração para os bancos nasceu do desejo de se criar algo atemporal e, ao mesmo tempo, moderno, compatível com os costumes dos moradores da região, segundo o escritório britânico. Para isso, foi desenhado um mobiliário que pode ser utilizado tanto de noite como de dia. Com base rígida e resistente, composta por fibra e ferro, e acabamentos em aço inoxidável, os bancos terão ainda ombrelones iluminados. 
 
- A Yoo, através do designer Phillippe Starck, entrou em contato com o prefeito Eduardo Paes para manifestar sua vontade de colaborar. Além de bonitos e muito resistentes, os bancos doados ficarão expostos na expansão de um parque de ponta, que está revitalizando a Zona Norte de maneira acelerada. Por isso, posso dizer que a cidade, e especialmente os moradores de Madureira, estão ganhando um presentaço com a expansão do Parque Madureira e a doação desses bancos - disse Fajardo.
 
O Parque Madureira, que atualmente conta com 1,3 km de comprimento, passará a ter 5 km. O trabalho será executado em duas frentes:  a ampliação sul, onde o parque vai chegar até o BRT Transcarioca (estação Mercadão de Madureira); e a ampliação norte,  do Viaduto dos Italianos até a Avenida Brasil, na altura de Guadalupe. A área de lazer vai cortar os bairros de Turiaçu, Oswaldo Cruz, Rocha Miranda, Bento Ribeiro, Honório Gurgel, Marechal Hermes, Coelho Neto e Guadalupe.
 
A grande inovação ficará por conta de uma pista de esqui à base de polímero umedecido e sistema de irrigação, para deslizamento das pranchas, que poderão ser alugadas no local. A estrutura, com rampa descoberta, terá 125 metros de comprimento por 20 metros de largura. O desnível (ponto máximo) da rampa será de 22 metros de altura.
 
A pista poderá ser adaptada para eventos, como campeonatos de snowboard com uso de neve artificial. Além disso, o local vai oferecer ciclovia, uma pista de bicicross, muro de escalada e uma nova área de skate, no modelo half pipe. O projeto engloba ainda um centro de treinamento de tênis, com duas quadras. Assim como no parque original, haverá uma academia para a Terceira Idade, com equipamentos ao ar livre.
 
A expansão do parque terá ainda um elaborado projeto de paisagismo, com jardim sensorial, horto, escola de jardinagem, circuito de águas, cascatas e um mirante. Assim como no projeto original, todas as estruturas serão ecologicamente corretas, com teto verde, parede verde, uso de energia solar e outros itens sustentáveis. Também será construído um anfiteatro e um galpão para exposições.

Yoo Design Studio


Líder mundial em design de interiores, o escritório reúne profissionais como Philippe Starck, Marcel Wanders, Jade Jagger, Steve Leung e Kelly Hoppen e auxilia seus clientes em design, marca e estratégia de marketing. Presidida por John Hitchcox, a Yoo tem trabalhado em todo o mundo, com uma variedade de projetos residenciais em toda a Ásia , Austrália, Europa , Américas do Norte e do Sul e Oriente Médio. O escritório foi responsável por projetos em mais de 7.000 casas em 27 países e está presente em todos os continentes, com exceção da Antartida.


Saiba mais sobre o Parque de Madureira

Prefeitura-rj
Autor: Flávia David
Fotos: Ricardo Cassiano

Nenhum comentário:

...

...

...