Noticias

29 de out de 2013

Programa Sena Limpa


A Secretaria do Ambiente lançou nesta terça-feira (29/10) a segunda etapa do programa Sena Limpa. Realizado em parceria com a Prefeitura do Rio e a Cedae, o projeto tem como objetivo recuperar praias da cidade que estão impróprias para o banho. Na primeira fase no programa – ainda em andamento –, lançado em 2012, foram investidos mais de R$ 150 milhões. A segunda etapa deve custar mais de R$ 200 milhões.
O Sena Limpa 1 contemplou seis praias: São Conrado, Ipanema, Leme, Urca/Praia Vermelha e Praia da Bica. Na segunda fase, foram escolhidas as praias de Paquetá, Praia de Guanabara, Flamengo, Botafogo, Copacabana e Pepê/Joatinga. Os locais devem ser despoluídos até 2016.

O programa vai contemplar Copacabana, Pepê, Botafogo, Flamengo, Guanabara e Paquetá até o ano de 2016.

Na primeira etapa, a maior parte das praias escolhidas era oceânica e apenas duas estavam dentro da Baía de Guanabara. Já no Sena Limpa 2, a ordem se inverteu e os esforços de saneamento se concentraram em praias banhadas pela baía. De acordo com o secretário do Ambiente, Carlos Minc, o projeto pode ser considerado muito ambicioso se for levado em consideração o trabalho de engenharia e pesquisa que é feito antes do início das obras.
 

– Nós vamos despoluir de Paquetá ao Pontal e tudo com muita transparência. Praia suja representa baixo astral para o carioca, menos empregos verdes, menos turismo, menos dinheiro, menos qualidade de vida e menos saúde – afirmou Minc.
 



Os resultados do Sena Limpa 1 já são visíveis. As condições de banho de Ipanema melhoraram 60%. O Leme teve uma melhora de 50% e a Praia Vermelha, de 90%. A meta é manter a boa balneabilidade para as praias em 90% do ano. Para o presidente da Cedae, Wagner Victer, o trabalho foi facilitado pelo fato de nove órgãos do Estado e do município terem unido esforços.
 

– O projeto tem a grande virtude de fazer com que os órgãos se unam para fazer as obras. Temos reuniões aqui na secretaria, discutimos o andamento do projeto e isso faz o resultado vir com mais rapidez. A responsabilidade é de todos – explicou Victer.
 

O poder público está melhorando as condições das praias, mas, para o secretário, o importante é a ajuda da população.
 


Governo-rj
Suzane Lima

Nenhum comentário:

...

...

...