Noticias

5 de dez de 2013

Jaguar Land Rover instalará fábrica em Itatiaia


O Governo do Rio e a Jaguar Land Rover assinaram, nesta quinta-feira (05/12), o memorando de intenções para a construção da primeira fábrica da marca nas Américas, em Itatiaia, no Médio Paraíba. Além da unidade do Rio, a empresa só tem a filial da China e a matriz na Grã Bretanha. Com investimentos de R$ 750 milhões até 2020, a fábrica deve gerar cerca de 400 empregos diretos e produzir 24 mil veículos por ano. A previsão é que o número de empregos dobre até o final da década. O grupo também vai atrair uma rede de fornecedores para atender a produção, gerando ainda mais postos de trabalho na região.


As obras terão início em meados de 2014 e os primeiros veículos deverão sair das linhas de produção no início de 2016. Assim como foi feito na ocasião da implantação de outras fábricas do setor automobilístico no estado, o governo enviou para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) um projeto de lei para possibilitar a cessão do terreno e deferimento do ICMS. A Alerj espera aprovar o documento em uma semana.

O projeto para trazer o grupo britânico para o Rio foi elaborado durante 18 meses. Para o governador Sérgio Cabral, a vinda de uma organização tão importante para o Brasil coroa o trabalho do Governo do Estado junto ao governo federal. Agora o Rio é o segundo maior polo automotivo do Brasil.




 A nossa população ganha um presente marcante para a nossa história. A decisão da Jaguar Land Rover de vir para o Rio é uma demonstração de confiança no Estado, nas nossa políticas públicas e na qualidade da nossa mão de obra – disse Cabral.

A qualidade dos veículos produzidos pela Jaguar Land Rover, segundo o vice-governador e coordenador de infraestrutura do estado, Luiz Fernando Pezão, é um dos pontos altos do projeto.

– Trabalhamos muito e estamos trazendo a excelência do mundo automobilístico para o nosso estado. Isso vai solidificar ainda mais o crescimento da região do Médio Paraíba  afirmou Pezão.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, acredita que um dos maiores desafios do governo era fazer o estado crescer sem se tornar tão dependente da produção de petróleo.

 No governo Cabral, nós tínhamos o desafio de fazer o Rio além do petróleo e acho que estamos conseguindo. Talvez o setor automotivo seja o mais importante. Nós trouxemos duas fábricas importantes para cá e uma cadeia enorme de empresas está vindo também. Isso muda a indústria de transformação do Rio e faz com que a economia do estado se diversifique, dando para as próximas gerações, oportunidades impensáveis há tempos – explicou Julio Bueno.

De acordo com o diretor de desenvolvimento global da Jaguar Land Rover, Phil Hodkson, o grupo entende que há um mercado consumidor muito forte no país, ainda mais na região Sudeste, onde estão os estados mais desenvolvidos.

 Os clientes brasileiros estão cada vez mais em busca de produtos de qualidade. Aqui há muita possibilidade de crescer – disse Hodkson, confirmando que pretende estreitar laços também com a prefeitura de Itatiaia.

Nos dez primeiro meses de 2013, a venda de veículos Jaguar Land Rover alcançou 9.549 unidades, um crescimento de 40% na comparação com o mesmo período do ano passado. O grupo britânico está no Brasil há mais de 20 anos e possui 36 concessionárias espalhadas pelas regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste. Com os planos de expansão, o número de lojas deve aumentar em 2014.

gov-rj- Suzane Lima
 Fotos:Carlos Magno

Nenhum comentário:

...

...

...