Noticias

14 de fev de 2014

Espaço Michael Jackson no Santa Marta


Principal ponto turístico do Santa Marta, o espaço Michael Jackson foi totalmente revitalizado e entregue aos moradores nesta sexta-feira (14/2/14).
A laje onde o cantor gravou um videoclipe, em 1996, foi reformada pela empresa Tintas Coral, que em parceria com o Governo do Estado tem pintado a fachada das casas da comunidade pacificada. Mais de 200 edificações já ganharam novos tons pelo projeto Tudo de cor para você.

O espaço de 110 metros quadrados, que tem vista panorâmica da Zona Sul, teve o piso e os guarda-corpos reformados, além de ganhar banheiros, lixeiras e nova iluminação. As obras dedicadas ao astro norte-americano – a estátua de bronze e o painel de pastilhas coloridas de Romero Britto – também receberam um tratamento especial. As casas do entorno também tiveram suas fachadas pintadas com cores diferentes.

Donos de um trailer onde vendem souvenirs no espaço, o casal Paulo Roberto Lopes, de 46 anos, e Andreia Miranda, de 30, estão radiantes com a construção de uma loja física para demonstrar as peças que levam as estampas criadas pelo filho Igor, de 11 anos.

– Para mim é a realização de um sonho ter este espaço. Os produtos já ficaram em cima de madeiras e tínhamos que carregar tudo. Agora será só abrir e fechar, por que vai ficar tudo arrumadinho. Tenho certeza de que as vendas vão aumentar – afirmou Andreia.

As melhorias do espaço eram demanda dos guias de turismo da comunidade, pois a laje já recebeu cerca de 20 mil visitantes brasileiros e estrangeiros. Dona da agência Brazilidade, Sheila Souza, de 40 anos, destacou que a reforma foi importante para resgatar a história do espaço e do Santa Marta.

– A laje abriga a Casa de Cultura Dedé, que foi um líder comunitário que fez mutirão para construir o Santa Marta. A revitalização vai ajudar a manter nossa identidade, além de ser excelente para o turismo local. Trouxe mais infraestrutura e as pessoas vão se sentir bem melhores aqui – disse Sheila, que leva cerca de 100 turistas por mês para visitar o espaço.





Projeto renova fachada de casas da comunidadeEm parceria com o Governo do Estado, a Tintas Coral está pintando a fachada dos cerca de 640 imóveis, que podem ter mais de uma moradia, do Santa Marta. A Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio) é responsável por deixar o lado externo das edificações pronto para receber a tinta.

– Estamos preparando as casas com embolso, andaime e esquadrias para a Tintas Coral pintá-las. Até o fim de ano devemos terminar o embolso de todos os prédios – explicou Ícaro Moreno, presidente da Emop.
 

Em um ano e meio de projeto, 204 edificações – 32% da comunidade – ganharam novas cores. Cerca de 300 mil litros de tintas serão utilizados no total, em 24 diferentes tonalidades.






– O Santa Marta é um lugar central, que atrai pela vista e pela segurança. Tem uma energia especial e, quando cuidados, estamos estimulando os moradores a cuidarem bem da comunidade também – disse o presidente da Tintas Coral, Jaap Kuiper.


Gov - rj
Texto: Fabiana Paiva // Fotos: Natasha Montier

Nenhum comentário:

...

...

...