Noticias

30 de mai de 2014

Centenário da Estação de Vassouras




Duas iniciativas para incentivar o turismo marcaram a comemoração dos 100 anos da Estação Ferroviária de Vassouras. Foram inaugurados, nesta sexta-feira (30/5), o Memorial do Trem e o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), ambos situados no Centro do município, próximo à Praça Martinho Nóbrega.


O governador Luiz Fernando Pezão participou do evento e anunciou que a próxima estação ferroviária que será reformada é a da cidade de Valença.

- Emoção muito grande estar retornando à Vassouras como governador para celebrar os 100 anos da Estação Ferroviária. A celebração vai para outras cidades que também têm estação. Agora vamos recuperar a Estação Barão de Paraná, em Valença, que já está em licitação- disse o governador.

O prefeito de Vassouras, Renan Vinicius de Oliveira, afirmou que a cidade sempre lutou para atrair turistas. Na avaliação dele, recuperar a estação e colocar uma locomotiva Maria Fumaça para recepcionar os visitantes fará diferença.

- Agora, temos um centro de atendimento turístico na cidade para receber os visitantes. O espaço será aberto aos fins de semana - disse o prefeito.
 
Para os moradores, a iniciativa foi importante para recuperar e valorizar a história da cidade. Inaugurada em 1857, a Estação Carril Vassourense ligava Vassouras a Rio das Mortes por meio de bondes puxados por burros, para encontrar as composições da Estrada de Ferro de Dom Pedro II.



A construção adquiriu a atual aparência, já como Estação Ferroviária, em reforma no ano de 1914 e o último trem passou por ali em 1970. O espaço estava desativado e recebeu obras para abrigar o Ponto de Apoio ao Turista e o Memorial Ferroviário.

A cabeleireira Solange Helena Dias, de 58 anos, levou a neta Estela Dias, de 2 anos, para brincar na estação do trem.
- A cidade vive de turismo. Este resgate da história é uma ação importante para aquecer o comércio - disse Solange.

Os universitários Jacqueline Nogueira, de 22 anos, e Marcos Vinicius Viana, de 31, aprovaram as novidades. Os jovens são moradores de Barra do Piraí, município vizinho, e estudam em Vassouras.

- É a primeira vez que visito a estação do trem e achei o espaço muito agradável- afirmou Jacqueline.

Já Marcus Vinicius elogiou o centro de memória do trem. 

- É importante para atrair e recepcionar melhor os turistas - disse o estudante. 

Gov-rj
Texto: Isabel de Araújo// Fotos: Horn
 

Nenhum comentário:

...

...

...