Noticias

1 de mai de 2014

Inaugurada passarela que liga a Quinta da Boa Vista ao Maracanã


                                                                 Fotógrafo: Bruno Itan



O prefeito Eduardo Paes inaugurou na manhã desta quinta-feira (01/05), feriado do Dia do Trabalhador, a passarela que liga a Quinta da Boa Vista ao estádio do Maracanã. Acompanhado do governador Luiz Fernando Pezão, o prefeito caminhou pelos 530 metros de extensão da estrutura, que passa sobre a Avenida Radial Oeste e a linha férrea e será utilizada como apoio para a Copa do Mundo de 2014.

 
A nova passarela complementa a requalificação do entorno do Maracanã, que transformou toda área em volta do estádio em um grande espaço para lazer e prática de esportes. Com investimento de R$ 109,5 milhões foram feitas obras de infraestrutura, como a construção de novas calçadas, ciclovia, acessibilidade, iluminação e paisagismo.
 

- Essa obra aqui é fundamental porque é uma integração da região da Grande Tijuca e da Praça da Bandeira com a Quinta da Boa Vista. É como se fosse um calçadão. Serve para os dias de jogos, mas, mais do que isso, integra áreas da cidade que são divididas pela linha do trem e do metrô – disse o prefeito.

O projeto arquitetônico da passarela conta com iluminação cênica em LED e cobertura em lona tensionada, executado de maneira a acompanhar a estética do novo estádio. Além disso, seus cinco metros de largura no vão livre e nove metros nas rampas facilitarão o escoamento de pessoas em dias de jogos e eventos.




Uma pista de skate em formato sinuoso que lembra uma cobra - "snake" - foi construída no centro da passarela e deve se tornar mais um atrativo para aquela região. O equipamento possui 700 metros quadrados e alturas que variam de 1 a 2,40 metros. Com bordas arredondadas na parte rasa, tipo roll over, a pista facilita a prática para os iniciantes de todas as idades e proporciona infinitas linhas e manobras de alto nível. O aparato já foi testado pelo skatista hexacampeão Sandro Mineirinho e pelo surfista de grandes ondas Carlos Burle.





- Essa passarela é um legado extraordinário para a população, unindo essas duas pontas da cidade e deixando o entorno do Maracanã ainda mais maravilhoso - disse o governador, que anunciou que entregará, antes do primeiro jogo da Copa do Mundo, no Maracanã, a estação de integração Metrô-Trem.

 
A requalificação do entorno do Maracanã
 

A acessibilidade é um dos destaques do projeto de urbanização. Todo o entorno foi adaptado a pessoas com mobilidade reduzida. Entre as mudanças, estão a travessia de pedestres com rampas acessíveis, piso tátil de alerta e direcional e áreas para embarque e desembarque para pessoas com deficiência (PCD).
 
A área também ganhou nova iluminação pública, com 266 luminárias em LED e 59 projetores de vapor metálico, além de 122 palmeiras e 203 árvores nativas. Desse total, as 13 principais palmeiras do projeto paisagístico, com cerca de 12 metros de altura, ganharam destaque em frente à estátua do Bellini e foram batizadas de "palmeiras do Zagallo".
 
A obra das calçadas teve como diferencial a aplicação de armação de laje, em ferro, sob o concreto dos passeios. Na área prevista para carga e descarga, o pavimento é capaz de suportar 45 toneladas, podendo receber grandes carretas. Já as novas calçadas ao redor do estádio suportam 16 toneladas, atendendo ao grande público previsto para os eventos esportivos. Para a ciclovia, com cerca de 3 quilômetros de extensão, foi escolhido um asfalto com pigmento vermelho, utilizado pela primeira vez em uma ciclovia carioca. 

Prefeitura
Autor: Juliana Romar

Nenhum comentário:

...

...

...