Noticias

5 de jun de 2014

Lagoas da Barra e Jacarepaguá, estado lança obras de recuperação ambiental



O Governo do Estado lança, nesta quinta-feira (5/6), as obras de recuperação ambiental do sistema lagunar da Barra e de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. A ação é parte integrante do compromisso olímpico dos Jogos Rio 2016.


O Projeto de Recuperação Ambiental do Sistema Lagunar na Barra e de Jacarepaguá tem como destaque uma iniciativa inédita no país: uma ilha-parque formada por três milhões de metros cúbicos de sedimentos que serão dragados no fundo das próprias lagoas da região e dispostos em geobags, cápsulas têxteis que formarão a base da ilha.

Quebra Mar da Barra

Além disso, será feita a ampliação da extensão do quebra-mar da Barra, visando a uma maior troca hídrica com o mar, aumentando o nível de oxigênio das lagoas. A medida vai favorecer a pesca e beneficiará a balneabilidade da praia da Barra, na altura do Pêpê.

O projeto inclui ainda a dragagem e a recuperação ambiental das lagoas de Marapendi, da Tijuca, de Camorim e de Jacarepaguá, além dos canais da Joatinga e de Marapendi, totalizando um perímetro de 15 quilômetros de extensão.



Gov-rj
Ascom da Secretaria do Ambiente

Nenhum comentário:

...

...

...