Noticias

17 de jun de 2014

Sucesso da Copa do Mundo 2014 no Rio




Com quase uma semana da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, a alegria vista nas ruas e os números comprovam o sucesso do evento na Cidade Maravilhosa. O Rio, sede do Centro de Mídia, do quartel general da Fifa, do Centro de Treinamento de Árbitros e casa de duas tradicionais seleções – Holanda e Inglaterra –, já comemora a grandeza dos dados registrados ainda no começo da disputa do Mundial.

 
Além da festa nas ruas e no Maracanã, o movimento é intenso nos pontos turísticos. Na primeira semana da competição, até o dia 15 de junho, o Cristo Redentor, segundo dados divulgados pela Riotur, recebeu mais de 50 mil visitantes. Na semana anterior, o público de uma das Sete Maravilhas do Mundo foi de 31 mil. No Pão de Açúcar, que costuma receber 3 mil pessoas diariamente, foram registradas 5 mil pessoas por dia.
 
A hotelaria também está em festa: os empreendimentos cinco estrelas já batem 97,08% de ocupação e a média geral da cidade deve ficar acima dos 90%, podendo chegar a 98% na final.
 
- Se alguém ainda tinha dúvida, os números dos primeiros dias da Copa do Mundo no Rio de Janeiro são taxativos e comprovam o sucesso do evento - destacou o secretário de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello.
 
O Fifa Fan Fest, nas areias de Copacabana, já recebeu mais de 120 mil pessoas em quatro dias de funcionamento. E a festa, produzida pela Fifa, Prefeitura do Rio, TV Globo e SRComm, numa área de 42 mil m², também chama a atenção da mídia, nacional e estrangeira, que acompanha o evento. Cerca de 650 profissionais cobriram a abertura do mundial da arena.
 
Em vários pontos da cidade, o turista pode obter informações turísticas. A Riotur instalou 17 postos de informações temporários, além dos 14 fixos, já existentes. E a procura foi grande: 34.400 atendimentos, entre 02 e 15 de junho. Os quiosques registraram 15.845 atendimentos, entre 09 e 15 de junho. Um aumento de 109% acima da média para o período, sendo 75,5% de estrangeiros. Somente no Aeroporto Internacional Tom Jobim, foram mais de 5 mil registros. Já nos temporários, o número chegou a 18.555, entre 02 de 15 de junho, com destaque para os pontos localizados no metrô (4.690), Galeão (4.900), Maracanã (4.200), Ipanema (2.520) e BRT (2.240).
 
Os agentes de informações turísticas distribuem estrategicamente em locais de grande movimentação de pessoas material informativo da cidade. Em pleno vapor, já foram entregues 150 mil Guias do Rio, 404,5 mil mapas da cidade, 120 mil folders Guia do Espectador e 3 mil press kits. O item mais pedido é o mapa da cidade. Entre 02 e 15 de junho, os agentes fizeram 11.480 atendimentos, cerca de 820 por dia. Centro, Urca e Lapa representam quase 50% da demanda diária. Colombianos, argentinos e chilenos são os que mais buscam informações.
 

O projeto de visitas guiadas gratuitas à pé oferecido pela Riotur, “Rio Walking Tour”, contou com 212 pessoas nos tour de Ipanema, Copacabana e Centro, entre brasileiros, argentinos, chilenos, franceses, canadenses, australianos, croatas, alemães, espanhóis, iranianos, venezuelanos, americanos, suíços, colombianos e ingleses. Para participar dos passeios, os interessados devem se inscrever até 11 de julho pelo e-mail riowalkingtour@efetour.com.br ou nos quiosques de informação turística da Candelária; da orla de Copacabana, na altura da Rua Hilário de Gouvêa; e na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. Os quiosques também servirão como ponto de partida para os passeios, que serão limitados a 30 pessoas por vez.

 
O “Rio Walking Tour” oferece ao turista a chance de conhecer um pouco mais da história dos bairros e de sua importância para a cidade. Para isso, contará com guias trilíngues (Inglês, Espanhol e Português). As visitas serão realizadas diariamente, exceto nos dias de jogos do Brasil e no Maracanã e no dia da disputa pelo 3º lugar. Os tours no Centro e em Copacabana acontecerão diariamente, chova ou faça sol, com saídas às 10h, enquanto o tour em Ipanema terá início às 15h.
 
Em Copacabana e Ipanema, os tours irão privilegiar a Bossa Nova, a arquitetura e o pôr-do-sol. Já os passeios no Centro se dividem em Zona Portuária e Pequena África, Rio Antigo (Praça Tiradentes e Cinelândia) e Rio Histórico (região da Praça XV e entorno). Até agora o tour ao Centro é o mais requisitado pelos participantes do projeto, com 52,4% do público.
 

Postos de Informações Turísticas da Riotur:

POSTOS FIXOS
Copacabana 1 (quiosque na praia na altura da Rua Hilário de Gouveia)
Copacabana 2 - CIAT - Centro de Atendimento ao Turista (Av. Princesa Isabel)
Aeroporto do Galeão - terminal 1
Aeroporto do Galeão - terminal 2
Aeroporto Santos Dumont
Rodoviária Novo Rio
Centro (Rua da Candelária, altura ACRJ)
Shopping da Gávea
Lapa (Av Mem de Sá, próximo aos Arcos)
Quinta da Boa Vista (próximo ao Zoológico)
Barra da Tijuca (Av Pepê, esquina Rua Olegário Maciel)
Leblon (Praça Cazuza)
Urca (em frente a estação do Bondinho do Pão de Açúcar)
Ipanema (Praça Nossa Senhora da Paz)

 
POSTOS TEMPORÁRIOS

IBC (Riocentro)
CAM (Forte de Copacabana)
Ipanema (Hotel Fasano)
BRT GIG 1
BRT GIG 2
BRT Alvorada
BRT Vicente de Carvalho
Metrô Ipanema
Metrô Botafogo
Metrô Copacabana – Cardeal Arcoverde
Metrô Copacabana – Siqueira Campos
Metrô Copacabana - Cantagalo
Metrô Carioca
Metrô Largo do Machado
Maracanã 1 (dentro do estádio, na Fan Zone)
Maracanã 2 (Eurico Rabelo com Av. Maracanã)
Maracanã 3 (Rampa da Uerj)



Prefeitura-rj
Autor: Fotos: Alexandre Macieira/Riotur e Fernando Maia/Riotur

Nenhum comentário:

...

...

...