Noticias

28 de ago de 2014

Primeira UFA Feminina da cidade, em Copacabana



A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva), inaugurou nesta quarta-feira (27/08), em Copacabana, a primeira UFA (Unidade de Fornecimento de Alívio) feminina da cidade.
Instalado na Praça Serzedelo Correia, o equipamento construído em aço inox é duplo e oferece uma cabine para mulheres e outra para homens. Por ainda se tratar de um protótipo, o modelo passará por um período de testes, como aconteceu com a primeira unidade masculina, instalada na Central do Brasil ano passado.
 
Atualmente a cidade conta com 20 unidades do mictório público masculino, instaladas no Largo do Machado, Lapa, Praça XV, Madureira, Praça General Osório, Praça Santos Dumont, Largo do Pechincha, Ilha de Paquetá e na Praça Saens Pena, entre outros locais. A meta da prefeitura é instalar um total de 100 unidades UFA em todas as regiões do Rio.
 
A ideia da implantação do mictório surgiu há cerca de quatro anos, quando se discutiu o modelo e a adaptação ideais deste equipamento (então implantado em outras cidades do mundo) para os padrões da cidade: fácil manutenção, pouco uso do espaço público, fácil utilização e resistência aos atos de vandalismo. 
  
- É um projeto moderno, higiênico, que ocupa pouco espaço e é de fácil manutenção. Além disso, oferece espelho e suporte para bolsa, coisas que toda mulher adora. Adorei a novidade e estou certa de que contribuirá, e muito, para o bem dos moradores de Copacabana.
  
 
Considerado um mictório ecologicamente correto, o UFA é ligado diretamente à rede de esgoto e não utiliza água corrente. Para evitar mau cheiro, uma válvula especial bloqueia o retorno do odor das galerias. A manutenção dos novos equipamentos públicos é feita pela Comlurb, duas vezes ao dia. Por se tratar de uma estrutura à prova d´água, um carro pipa pode ser utilizado para uma limpeza mais completa do mictório.


- Desde já procuramos garantir uma maior privacidade ao usuário, especialmente o público feminino. Posso dizer que a UFA representa uma solução para o problema de falta de banheiros públicos. Mas é preciso que a população entenda que o sucesso do projeto está atrelado a uma responsabilidade compartilhada entre prefeitura e cidadão. Estamos entregando o equipamento, mas é necessário que as pessoas se preocupem com sua conservação - afirmou o secretário, acrescentando que, após o processo de avaliação e validação do projeto, serão definidos os locais para a instalação das próximas unidades.


 

A Praça Serzedelo Correia foi o ponto escolhido pela prefeitura para instalação do protótipo por se tratar de um local monitorado diariamente por agentes da Guarda Municipal. Além disso, a praça fecha durante a noite, o que vai evitar qualquer tipo de delito no interior das cabines.

Autor: Flávia David/Fotos: Ricardo Cassiano

Nenhum comentário:

...

...

...