Noticias

20 de ago de 2014

Tour do Rio 2014 - 5 edição

O Maior evento de ciclismo da América Latina vale pontos para o ranking mundial, classificatório para os Jogos Olímpicos em 2016 de 26 a 31 /8.


Falta pouco para começar a 5ª edição do maior evento de ciclismo da América Latina. Com 110 km a mais de estrada, as 11 equipes que vão disputar o título do Tour do Rio terão que pedalar por 937,3 km pelo estado do Rio de Janeiro, passando por mais de 20 cidades. Serão seis etapas no total, uma a mais que a última edição, e o vencedor será aquele que fizer todo o percurso no menor tempo. A largada vai acontecer na Cidade Maravilhosa, na Barra da Tijuca (Praça do Ó), no dia 26, com chegada na Quinta da Boa Vista, dia 31, também na capital fluminense.

Nesta edição a qualidade técnica dos participantes está ainda maior. Com 60 atletas nacionais e internacionais, o Tour do Rio terá a presença de equipes conhecidas e com experiência nas principais provas de ciclismo de elite do circuito mundial. Campeã da última edição do Tour, a equipe EPM-UNE, da Colômbia, está confirmada entre as seis equipes internacionais e cinco nacionais. Também na disputa pelo bicampeonato está Oscar Sevilla, do time colombiano que levou para casa a camisa amarela da última edição. As melhores equipes do ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) garantiram presença no Tour do Rio. A competição soma pontos no ranking mundial, classificatório para os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016.

“O lado curioso disso tudo é que, apesar de não contar com o apoio da prefeitura da cidade que vai sediar as próximas olimpíadas, o evento terá a participação de integrantes do Comitê Rio 2016. Eles vão observar toda a operação e logística desse grande evento do calendário mundial ciclístico”, comenta Maria Luisa Jucá, organizadora do Tour do Rio.

Equipes Nacionais:

1) Funvic Brasilinvest - São José dos Campos (SP)
2) Clube Dataro de Ciclismo / Bottecchia – Cascavel (PR)
3) São Francisco Saude / Açúcar Caravelas / Gold Meat – Ribeirão Preto (SP)
4) GRCE Memorial – Santos (SP)
5) Equipe UFF de Ciclismo – Niteroi (RJ)

Equipes Internacionais:

1) EPM UNE – Colômbia
2) World Cycle Center – África*
3) Optum P/B Kelly Benefit Strategies – Estados Unidos
4) Team Kuota – Alemanha
5) Neri Sottoli / Yellow Fluo Pro – Itália
6) Equipe OFM/Quinta da Lixa - Portugal

*A equipe é composta por ciclistas de diversas nacionalidades do continente africano.

O Tour do Rio é uma realização do Instituto Faça e homologação da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Union Cycliste Internationale (UCI) e aprovado na Lei de Incentivo ao Esporte pelo Ministério do Esporte. São patrocinadores do evento o Grupo Bradesco Seguros, Light, IRB Brasil RE e Rede Globo. O apoio é da Shimano.

Chegando a sua 5ª edição este ano, o Tour do Rio já contou com a participação de 512 atletas, ciclistas de 15 nacionalidades, teve 3.223,3 km percorridos e R$ 850.400 distribuídos em prêmios. Na última edição, o Tour do Rio movimentou mais de 600 pessoas, entre atletas, equipe de produção e de apoio. Além disso, a taxa de ocupação dos hotéis das cidades que receberam as etapas foi de mais de 700 quartos ocupados. O atual vencedor da do Tour do Rio é o ciclista espanhol Oscar Sevilla, da equipe EPM-UNE, da Colômbia. Este ano ele volta à competição para tentar conquistar o bicampeonato.

PROGRAMAÇÃO DO 5º TOUR DO RIO 2014

Congresso Técnico – 25 de Agosto – Centro de Convenções da Light (Hotel Transamerica Prime – Barra da Tijuca)
- Aberto ao público e imprensa, terá como tema a superação através do ciclismo. Para ilustrar o assunto, participarão como palestrantes o ciclista espanhol Oscar Sevilla, atual campeão do Tour do Rio, do técnico da equipe Dataro, Hernandes Quadri e da equipe World Cycling Centre Africa.

1º Etapa – 26 de Agosto - RIO DE JANEIRO / ANGRA DOS REIS - 162,8km
Largada: 11h - Av. Lúcio Costa, S/N° - entre N°s 1.996 e 2.174, Praça do Ó (Praça São Perpétuo), Barra da Tijuca.

2ª Etapa – 27 de Agosto - ANGRA DOS REIS / VOLTA REDONDA - 110 km
Largada: 11h - Avenida Ayrton Senna da Silva, S/Nº. (em frente ao Prédio da TurisAngra), Praia do Anil.

3ª Etapa – 28 de Agosto - VOLTA REDONDA - TRÊS RIOS - 167,2km
Largada: 11h – Rua Francisco Lau, S/Nº. (Estacionamento da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer - SMEL Av. Alexandre Polastre Filho, 791). Bairro -: Ilha São João

4ª Etapa – 29 de Agosto - TRÊS RIOS - TERESÓPOLIS - 120,3km
Largada: 12h - Av. Prefeito Alberto da Silva Lavinas, S/Nº, Centro.

5ª Etapa – 30 de Agosto - TERESÓPOLIS / RIO DAS OSTRAS - 196,3 km
Largada: 7h – Av. Feliciano Sodré, nº. 675 (Estacionamento da Câmara & Prefeitura Municipal de Teresópolis), Várzea.

6ª Etapa – 31 de Agosto - RIO DAS OSTRAS / RIO DE JANEIRO - 180,7km
Largada: 7h - Rua Campo de Albacora, Nº 75 (Em frente à Prefeitura Municipal de Rio das Ostras), Loteamento Atlântica.

Mais informações:

Textual - Assessoria de imprensa do Tour do Rio
www.textual.com.br
twitter.com/textualcomunica

Mauro Rodrigues
maurorodrigues@textual.com.br / 21 3206-6203

Igor Cavaco
igorcavaco@textual.com.br / 21 3206-6248

Nenhum comentário:

...

...

...