Noticias

24 de nov de 2014

Os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016


Vinicius e Tom foram os nomes escolhidos pelo público através de votação para batizar os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, respectivamente. Após três semanas de votação popular, 44% do público escolheram homenagear os músicos e parceiros Vinicius de Moraes e Tom Jobim.


Vinicius e Tom são nomes já reconhecidos pelo mundo como sinônimo de excelência, bem de acordo com a marca que queremos deixar com os Jogos Rio 2016. Além de representar a fauna e flora brasileiras, nossos mascotes agora também se conectam com o melhor da nossa música. 

OS MASCOTES

Inspirados na fauna e flora brasileira, os mascotes Rio 2016 nasceram da explosão de alegria dos brasileiros quando o Rio de Janeiro foi eleito cidade-sede dos Jogos. Criaturas mágicas com superpoderes, eles são verdadeiros embaixadores dos Jogos, principalmente junto ao público infanto-juvenil.

Os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 foram apresentados ao mundo na manhã desta segunda-feira (24/11) e terão seus nomes escolhidos por meio de votação popular. Inspirados na flora e na fauna brasileiras, eles possuem influências variadas de cultura pop, com elementos de animação e de personagens de videogame.

O mascote olímpico representa a diversidade dos nossos animais, reunindo a agilidade dos felinos, o gingado dos macacos e a leveza das aves. Já o boneco paralímpico representa a diversidade da flora brasileira. Em constante movimento, ele mostra que não existem barreiras que não possam ser superadas.

- Os artistas foram muito felizes ao mostrar a fauna e flora brasileiras. Essa mistura não é uma coisa só do Rio, mas do Brasil inteiro. Assim como as Olimpíadas devem servir como inspiração permanente, queremos que os mascotes sejam também inspiração permanente para a nossa molecada. Tenho certeza de que eles ganharão o coração de todos os brasileiros - disse o prefeito Eduardo Paes, que entregou a chave da cidade para os mascotes.

Para a escolha dos mascotes, o Comitê Rio 2016 optou por fazer uma concorrência de abrangência nacional, da qual participaram empresas de publicidade, design, ilustração e animação. O objetivo foi garantir a qualidade do processo e estimular a produção e o mercado brasileiros. Representando a empresa Birdo Produções, que assinou o projeto, o designer Paulo Muppet, sócio fundador da empresa, ao lado da também designer Luciana Eguti, falou sobre sua sensação de dever cumprido:

A partir de hoje, todos poderão ajudar a escolher o nome dos mascotes, entre as opções que incluem três pares de nomes, um para o mascote olímpico e outro para o mascote paralímpico: Oba e Eba; Tiba Tuque e Esquindim; e Vinícius e Tom. Também será possível votar no perfil do Rio 2016 no Twitter (@Rio2016). O resultado será divulgado no dia 14 de dezembro. 


Prefeitura-rj
Autor: Flávia David / Fotos: Beth Santos

Nenhum comentário:

...

...

...