Noticias

11 de nov de 2014

Rioluz restaura postes históricos de Copacabana


A Prefeitura do Rio está restaurando o "Colar de Pérolas" da Praia de Copacabana, um conjunto de 73 postes de iluminação datados da década de 30. A previsão é de que os trabalhos terminem em dezembro, antes da tradicinal festa de Réveillon do bairro. 

- Esses postes nunca foram restaurados dessa forma. Instalados em 1936, do Leme ao Posto 6, eles tinham iluminação a vapor de mercúrio que, com sua luz branca, deixava os passantes fascinados e deu origem ao nome de Colar de Pérolas. Estamos finalmente devolvendo o colar para a Princesinha do Mar – explicou o presidente da Rioluz, José Henrique Pinto.

O cuidado para manter a originalidade dos postes de cinco metros em ferro fundido é grande, por isso participam do processo profissionais qualificados e experientes. Foram produzidas ferramentas especialmente adaptadas,como martelinhos pontiagudos que ajudam a eliminar a tinta acumulada com o tempo e destacar os ornatos originais. Cláudio José Lorena, que trabalha na restauração, destacou as particularidades dessa tarefa:


Entre os outros diversos serviços realizados estão a reposição de luminárias, rede de dutos, caixas e rede elétrica de alimentação; recuperação dos postes de época de ferro fundido; raspagem de pintura remanescente; retirada e reinstalação; pintura anti-corrosiva; construção de nova linha de duto subterrânea; construção de caixas de passagens; e instalação de tampões de 60 centímetros e novos conectores.



Prefeitura: Foto: Raphael Lima

Nenhum comentário:

...

...

...