Noticias

18 de dez de 2014

PROGRAMAS SOCIAIS BENEFICIAM IDOSOS NO ESTADO DO RIO


Graças as ações da Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, cerca de 100 mil idosos do Estado do Rio foram beneficiados com ações . O programa 3ª Idade Saudável e o projeto itinerante Qualimóvel foram as principais ações da pasta para melhorar a qualidade de vida da população idosa.


O 3ª Idade Saudável, que reúne as Academias da Terceira Idade (ATIs), será ampliado em 2015. A expectativa é de que 100 novas unidades sejam implantadas na capital e no interior. Ao todo, 24 mil idosos já foram atendidos em cerca de 70 municípios pelo projeto, que conta com 77 academias e 30 equipes. Apenas este ano, 39 ATIs foram inauguradas e cerca de 9.360 novos alunos, matriculados.

- Em 2015, focaremos além do interior, também na capital. Comunidades com UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) também receberão as ATIs - afirmou o secretário Marcus Von Seehausen.

Já o Qualimóvel leva atendimentos clínicos, oftalmológicos e odontológicos gratuitos para as pessoas com mais de 60 anos. O serviço funciona em duas unidades móveis e tem como objetivo cuidar da prevenção, manutenção e promoção da saúde. Em 2014, o projeto percorreu 19 cidades e registrou 25 mil procedimentos realizados.

Academias da Terceira Idade vão ser ampliadas na capital e no interior fluminense

Informática para a 3ª idade

Há previsão também de ampliação do Era Digital na 3ª idade. O micro-ônibus adaptado, que se transforma em uma sala de aula itinerante, percorreu vários municípios do estado este ano. Idosos com 60 anos ou mais têm acesso a cursos de informática.

Mais de 2 mil alunos também já participaram do programa, que já esteve em cidades como Paraíba do Sul, Comendador Levy Gasparian, Rio das Ostras, Búzios, Três Rios, Areal, Nova Iguaçu, Petrópolis, Tanguá, entre outras.

Outro destaque foram os bailes do projeto Bailando na Melhor Idade que contaram com a presença de seis mil idosos.

Gov-rj

Nenhum comentário:

...

...

...