Noticias

24 de fev de 2015

Carnaval do Rio números e resultados


O carnaval carioca se consagrou neste ano, que foi de bons números para o setor de turismo. A hotelaria registrou média de 83,79%, número seis pontos percentuais acima do registrado em 2014. Já o setor de albergues -  que pela primeira vez tem um levantamento realizado pela recentemente criada associação do setor, a ACCARJ (Associação de Cama e Café e Albergues do Rio de Janeiro) -  registrou 92% de ocupação. A atracação de dez navios de cruzeiros foi responsável pela chegada de 26 mil visitantes.


- A hotelaria ter batido o índice do ano passado, mesmo com um crescimento superior a 10% na oferta de quartos neste período, é um excelente indicativo do sucesso do evento e ratifica a importância do carnaval para o turismo e para a economia da cidade – afirma Antonio Pedro Figueira de Mello, secretário de Turismo do Rio, que elogiou a operação montada pela Prefeitura do Rio para o período:

 - São mais de 30 dias de muito trabalho, contando com o período pré-carnavalesco, mais de 4,5 milhões pessoas nos blocos de rua, diversos shows e bailes populares acontecendo em toda a cidade e ainda o palco maior, que é o Sambódromo. Não temos notícia de uma outra operação em todo o mundo que seja deste tamanho e para um público tão expressivo, com tantos eventos paralelos. Concluímos nosso trabalho este ano com a certeza de que este carnaval já foi muito melhor do que o anterior.


DADOS GERAIS DO TURISMO

• TURISTAS: 977 mil turistas

• RENDA: US$ 782 milhões

• HOTELARIA
A média geral da cidade ficou em torno de 83,79%, seis pontos percentuais acima do índice registrado no ano passado. O maior índice foi registrado nos bairros de Ipanema e Leblon (92%), seguidos de Copacabana/Leme (85,34), Flamengo/Botafogo (83,10%) e Centro (82,25%). A Barra da Tijuca surpreendeu, com 77% de ocupação, um incremento de quase dez pontos no comparativo com o ano passado.

• ALBERGUES
Ocupação em torno de 92%. É o primeiro ano em que a ACCARJ (Associação de Cama e Café e Albergues do Rio de Janeiro) realiza este levantamento. A cidade conta atualmente com 217 estabelecimentos com este perfil.

• NAVIOS
Foram sete navios no domingo (15/02) com 20 mil pessoas, e três no sábado (14/02) com seis mil pessoas. Merece destaque ainda a intensa movimentação na madrugada de domingo para segunda, com o pernoite de seis navios, fato inédito na história do Píer Mauá.

• ATENDIMENTO AO TURISTA
18.605 atendimentos realizados por 113 atendentes distribuídos nos 15 postos de informação fixos da cidade. O total de público atendido foi de 15.117 estrangeiros e 3.488 brasileiros.

NÚMEROS GERAIS DO CARNAVAL

• BLOCOS
4.793.500 pessoas pularam carnaval nos blocos da cidade.


Maiores Públicos:
Bola Preta – 1 milhão
Monobloco – 500 mil
Bloco da Preta – 350 mil
Sargento Pimenta - 180 mil
Simpatia é Quase Amor – 170 mil
Banda de Ipanema - 100 mil
Orquestra Voadora - 100 mil

• OUTROS PALCOS
150 mil foliões nos 16 bailes populares
55 mil nos nove dias de shows no Terreirão do Samba
75 mil nos desfiles da Av. Intendente Magalhães
30 mil nos desfiles da Av. Graça Aranha
20 mil no Baile da Cinelândia
40 mil no Rio Marchinhas na Lapa

· SAMBÓDROMO

VENDA DE INGRESSOS
- Média de 94% nos quatro dias de desfile

ATENDIMENTO AO TURISTA

- 3 postos temporários no Sambódromo com três atendentes em cada. Total de atendimentos: 1.455
- 60 Agentes nos Acessos
- 21.005 atendimentos pelos agentes de informações

Principais pedidos: Como acessar setores e banheiros e esquema de saída. Além disso, muitos pedidos de auxílio na tradução em roletas e alimentação.

Produzimos e distribuímos 50 mil folders de como chegar e como sair com o esquema e mapa do Sambódromo e entorno.

IMPRENSA

Nº de Imprensa Nacional
· 1288 profissionais de 228 veículos de 14 estados do Brasil

Nº de Imprensa Internacional
· 362 profissionais de 142 veículos de 29 países. Destaque para EUA, França e Japão

Prefeitura-rj

Nenhum comentário:

...

...

...