Noticias

7 de fev de 2015

Nova Praça da Bandeira totalmente revitalizada


A Praça da Bandeira principal ligação entre as zonas Norte, Sul e Centro , foi inaugurada hoje 7/2/15 pelo prefeito Eduardo Paes totalmente revitalizada.
As obras transformaram o lugar em uma grande área de lazer, com rinque de patinação de 450 metros quadrados (o primeiro da Zona Norte), academia para a terceira idade, canteiro arborizado, bancos, nova iluminação e circuito de 212 metros para caminhada. O espaço está localizado sobre o primeiro reservatório de controle de enchentes da Região da Grande Tijuca, em operação desde dezembro de 2013 para minimizar os impactos causados pelas chuvas.



O principal é ter cumprido a primeira etapa dessas obras de infra-estrutura para evitar os alagamentos.  São obras fundamentais para resolver realmente o problema, mas é muito bom devolver esse espaço que pertence à população .

Com capacidade para receber até 18 milhões de litros de água da chuva, o reservatório da Praça da Bandeira é um grande piscinão, que amortece o excedente e acumula o volume de água, o que impede o transbordamento de rios da região já que retarda a ida de grandes volumes em direção ao subsolo, ao canal do mangue e à Baía de Guanabara.

 Ao todo, estão sendo construídos reservatórios para abrigar 200 milhões de litros de água de chuva na Grande Tijuca. Com certeza, ao final das obras, a realidade dessa região será completamente diferente, para dar fim aquela era de enchentes .

Com previsão de serem concluídas no segundo semestre de 2016, as obras dos reservatórios das praças Varnhagen e Niterói, na Tijuca, completam o plano de combate às enchentes na região. O desvio do Rio Joana, que antes desembocava no canal do mangue, passará a desaguar diretamente na Baía da Guanabara, evitando o transbordamento. O novo trajeto do rio é considerado o maior túnel de drenagem do Brasil  exclusivo para a passagem de água de chuva  em uma área densamente povoada e urbanizada de uma metrópole brasileira.


 O destaque da reurbanização da Praça da Bandeira, o rinque de patinação circular tem 450 metros quadrados e promete atrair freqüentadores e estimular a prática deste esporte. Construído em concreto de alta resistência, também poderá ser usado como pista de skate. 

Prefeitura-rj 
Fotos: J.P.Engelbrecht

Nenhum comentário:

...

...

...