Noticias

3 de fev de 2015

Túnel Velho ganham galeria de arte a céu aberto



Novidade nos acessos ao Túnel Velho, que liga os bairros de Copacabana e Botafogo, ganharam um novo visual. Vinte e dois grafiteiros, sob a coordenação do Instituto EixoRio — plataforma de visibilidade positiva da cultura urbana e do desenvolvimento de jovens talentos criada pela Prefeitura do Rio —, transformaram os 1.500 metros quadrados de muros na entrada e saída do túnel em uma galeria de arte a céu aberto.
A iniciativa, financiada pela Secretaria Municipal de Obras, integra as ações do GaleRio, base oficial de arte urbana do EixoRio.

Os desenhos exibem seres subaquáticos irreais e figuras geométricas no acesso em Botafogo. Do outro lado, em Copacabana, personagens do cotidiano do bairro — como o vendedor de biscoitos e a menina na praia — surgem diante de quem observa. As tonalidades azul celeste e verde piscina predominam para dar a ideia de fundo do mar, dando a sensação de que as pinturas são um convite ao mergulho na praia. Os artistas se inspiraram nos acessos do túnel que lembram um mergulhão.

Por quase duas semanas, os grafiteiros se revezaram no trabalho de transformar os acessos do Túnel Velho em obra de arte, sob a direção de Acme, grafiteiro e morador do Morro Pavãozinho, em Copacabana. Ele selecionou 10 jovens da comunidade, entre 15 e 22 anos de idade, para ajudar na logística e no preenchimento de tinta sobre os desenhos.


Um pouco de história sobre o Túnel Velho

Primeira ligação entre os bairros de Botafogo e Copacabana, o Túnel Velho chamava-se Túnel Real Grandeza à época da inauguração, em 1892, permitindo o tráfego de bondes e a comercialização de terrenos em Copacabana. 

Nos primeiros anos do século 20, a construção de um outro túnel, entre os dois bairros, levou a sabedoria popular a chama-lo de Túnel Velho, enquanto o mais recente recebeu o cognome de Túnel Novo. 

O nome oficial do Túnel Velho é Alaor Prata, homenagem ao prefeito do Rio entre 1922 e 1926.  Com 182 metros, passou por alargamento e mantém espaço para a travessia de pedestres dos dois lados.

Prefeitura-rj
Fotos: Ricardo Cassiano

Nenhum comentário:

...

...

...