Noticias

22 de mar de 2015

Conheça o protótipo de VLT


Inaugurado neste domingo (22/03/15) pelo prefeito Eduardo Paes o espaço de exposição do protótipo do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) na Praça da Cinelândia, como parte das comemorações pelos 500 dias que faltam para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
 A população já podem conferir e tirar todas as dúvidas sobre os bondes que cruzarão o Centro e a Região Portuária a partir do ano que vem. O veículo fica aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 14h. O novo modelo de transporte integrará barcas, Aeroporto Santos Dumont, trens, metrô, teleférico do Morro da Providência, ônibus convencionais e BRTs.  

As pessoas  poderam visitar as instalações internas do protótipo, receber informações detalhadas sobre o projeto, tirar dúvidas e assistir a um vídeo com a simulação detalhada do trajeto e funcionamento do VLT Carioca, que deverá entrar em operação no primeiro semestre de 2016. Visitantes também poderão conhecer os principais marcos do projeto e do processo de revitalização das regiões central e portuária da cidade em exposição a céu aberto.

Um dos mais importantes legados à população que será deixado a partir do processo de revitalização do Centro e da Região Portuária do Rio de Janeiro, o VLT Carioca é um projeto da Prefeitura do Rio. As obras começaram em 2014, no Túnel Ferroviário sob o Morro da Providência, e atualmente avançam por toda a extensão da avenida Rio Branco. As intervenções do VLT Carioca estão em andamento também na Rua General Luiz Mendes de Morais, no Santo Cristo,  e na Via Binário do Porto, incluindo o Túnel da Saúde (Nina Rabha), que tem passagem exclusiva para o novo modal. Outra intervenção em curso é a construção do Centro Integrado de Operação e Manutenção (Ciom), na Gamboa, próximo à estação do Teleférico do Morro da Providência. O primeiro trecho do VLT, ou Rede Prioritária, tem aproximadamente 28 km de extensão e 32 paradas ligando a Rodoviária Novo Rio ao Aeroporto Santos Dumont. O segundo trecho fará a interligação entre a Central do Brasil e a Praça XV.    

 O VLT é um novo modal que promoverá a integração atendendo aos usuários dos diversos sistemas de transporte públicos já existentes e conectando passageiros nas regiões que compõem a área central da cidade. Cada carro do VLT Carioca trafegará com velocidade média de 17 km/h e transportará até 420 passageiros. O sistema de pagamento prevê utilização do Bilhete Único e validação voluntária. Assim que todas as linhas estiverem operando, o veículo terá capacidade para transportar até 300 mil passageiros por dia. Os intervalos entre um trem e outro poderão variar entre três e 15 minutos, de acordo com a linha, demanda e horário.    

O VLT Carioca será um dos primeiros do mundo sem uso das catenárias, cabos aéreos para captação da energia elétrica. O fornecimento se dará com a Alimentação de energia Pelo Solo (sistema APS), método adotado em grandes cidades europeias. Além disso, os vagões serão climatizados e contarão com sistema de alto-falante e de câmeras de vigilância, acessibilidade e oito portas por lateral. A circulação será 24 horas por dia e as paradas vão contar com painéis informativos sobre tempo e destino.
 
Prefeitura-rj

Nenhum comentário:

...

...

...