Noticias

4 de mar de 2015

Cursos gratuitos nas Naves do Conhecimento


A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SECT) está com as inscrições  abertas para os cursos gratuítos de 2015 na rede de Naves do Conhecimento situadas nas zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro. São mais de 500 vagas distribuídas em nove cursos nas Naves de Nova Brasília (Complexo do Alemão), Irajá, Penha, Padre Miguel, Madureira e Vila Aliança (Bangu).
São cursos de Tecnologia e Comunidade, Tecnologia e Empreendedorismo, Webdesign, Fotografia, Vídeo Popular, Photoshop, Easy Steps (Iniciação à Informática) e cursos de Tecnologia da Informação (IT Essentials e CCNA - Cisco Certified Network Associate).As inscrições podem ser presenciais ou pelo site http://formacao.navedoconhecimento.org.br/. As aulas de alguns cursos já começam nesta semana.

Informações e requisitos necessários

1 - Tecnologia e Comunidade (Intel Aprender): Por meio de atividades e projetos, os alunos desenvolvem suas habilidades de pensamento crítico, trabalho colaborativo e descobrem como o uso eficaz do computador pode ajudar o lugar onde vivem. Esse módulo também ensina habilidades tecnológicas como processamento de textos, edição gráfica, uso de planilhas eletrônicas, multimídia e pesquisas na internet.
Carga Horária: 30 horas. São 15 aulas com duração de 2 horas cada.
Até a 10ª aula, os conteúdos são trabalhados em dupla e, a partir da 11ª, os alunos trabalham em grupos desenvolvendo um projeto sobre sua comunidade.
Público Alvo: Pessoas que estejam cursando no mínimo o ensino fundamental, com pouca ou nenhuma experiência em informática e que desejam aprender como utilizar o computador para aumentar a sua produtividade pessoal e da vizinhança.
Turmas: Nave do Conhecimento de Padre Miguel: de 10/3 a 28/4 (Terças e Quintas-feiras), de 18 às 20h. 30 vagas.
Nave do Conhecimento de Irajá: de 3/3 a 21/4 (Terças e Quintas-feiras), de 14 às 16h. 30 vagas.


2 - Tecnologia e Empreendedorismo (Intel Aprender): Esse módulo apresenta os conceitos básicos e o processo de empreendedorismo, demonstrando como a tecnologia pode ser usada para fazer uma ideia tornar-se realidade no mundo dos negócios. Por meio da internet e de aplicativos, os alunos pesquisam, formulam e criam um plano para implementar um empreendimento próprio, passando de consumidores a criadores de empregos.
Carga horária:40 horas – 16 aulas de 2 horas e 30 minutos, divididas em 15 capítulos. Público Alvo: Pessoas que estejam cursando no mínimo o ensino fundamental, tenham interesse em criar seu próprio negócio e tenham um espírito empreendedor.
Turmas: Nave do Conhecimento de Irajá: Início 7/3 (sábado), de 9 às 12h. 30 vagas.


3 - Web Design: O curso capacitará o aluno a criação, produção, diagramação e programação de websites. Redes sociais e conteúdo colaborativo. Campanhas de mobilização virtual. Interatividade e usabilidade. Softwares proprietários e livres para webdesign. Principais linguagens, tecnologias e tendências de mercado (HTML, Flash, Java, CSS, entre outras). Capacitar para a criação de WebSites a partir de softwares diversos; Preparar para a interação com clientes. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição. Será formado um cadastro de reserva para preenchimento das vagas ociosas. É importante que o candidato preencha corretamente todos os dados solicitados no formulário de inscrição. Os candidatos selecionados serão comunicados através destes dados e deverão comparecer à Nave do Conhecimento de Nova Brasília no dia 06/03, de 8h30 às 18h30 para confirmar sua inscrição no curso.
Pré-requisitos: Conhecimento básico em informática. Para participar dos cursos os candidatos deverão ter no mínimo 14 anos e ter cursado ou estar cursando o 8º ano do Ensino Fundamental.
Turmas: Nave do Conhecimento de Nova Brasília: de 11/03 a 27/4 (Quartas, Quintas e Sábados*). Duas turmas: de 8h30 às 12h e de 14 às 17h30. 40 vagas.
*As aulas aos sábados acontecerão de 14 de março a 16 de maio.


4 - Vídeo Polular: O curso visa preparar os participantes tecnicamente e conceitualmente na linguagem de audiovisual articulada com mídias digitais. Serão abordados os diversos gêneros de audiovisuais, de modo a identificar semelhanças e diferenças nos métodos utilizados e na linguagem entre as especificidades de cada formato. Elaboração de pequenos roteiros, familiarizando linguagem e instrumentos usados na produção de
vídeo. Realização de um vídeo. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição. Será formado um cadastro de reserva para preenchimento das vagas ociosas. É importante que o candidato preencha com atenção todos os dados solicitados no formulário de inscrição. Os candidatos selecionados serão comunicados através destes dados e deverão comparecer à Nave do Conhecimento de Nova Brasília para confirmar sua inscrição no curso, no dia 06 de Março, de 8h30 às 18h30.
Pré requisitos: ter no mínimo 14 anos e ter cursado ou estar cursando o 8º ano do Ensino Fundamental.
Turmas: Nave do Conhecimento de Nova Brasília: de 11/3 a 10/4 (Quintas e Sextas-feiras), de 8h30 às 12h. 22 vagas.

5 - PHOTOSHOP: O curso visa capacitar o aluno a desenvolver peças gráficas, ilustrações, tratamentos de imagem e qualquer forma de trabalho criativo dentro das possibilidades do software. Além de fomentar a capacidade artística ao apresentar novas possibilidades de produzir suas ideias. Os alunos desenvolverão projetos gráficos utilizando o software Adobe Photoshop. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição. Será formado um cadastro de reserva para preenchimento das vagas ociosas. É importante que o candidato preencha com atenção todos os dados solicitados no formulário de inscrição. Os candidatos selecionados serão comunicados através destes dados e deverão comparecer à Nave do Conhecimento de Nova Brasília para confirmar sua inscrição no curso, no dia 06 de Março, de 8h30 às 18h30.
Pré-requisitos: Saber utilizar o Windows e/ou Mac OS. Para participar dos cursos os candidatos deverão ter no mínimo 14 anos e ter cursado ou estar cursando o 8º ano do Ensino Fundamental.
Turmas: Nave do Conhecimento de Nova Brasília: de 10/03 a 26/4 (Terças e Quintas-feiras), de 14 às 17h30. 20 vagas.

6 - FOTOGRAFIA: O curso tem como objetivo estimular a criatividade a partir de um olhar crítico e comprometido com a sua comunidade. Os alunos conhecerão os procedimentos técnicos básicos da fotografia analógica e digital: abertura do diafragma, velocidade, profundidade de campo. Enquadramento, foco, ISO, iluminação, composição. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição. Será formado um cadastro de reserva para preenchimento das vagas ociosas. É importante que o candidato preencha com atenção todos os dados solicitados no formulário de inscrição. Os candidatos selecionados serão comunicados através destes dados e deverão comparecer à Nave do Conhecimento de Nova Brasília para confirmar sua inscrição no curso, no dia 06 de Março, de 8h30 às 18h30. 
Pré-requisitos: Para participar dos cursos os candidatos deverão ter no mínimo 14 anos e ter cursado ou estar cursando o 8º ano do Ensino Fundamental.
Turmas: Nave do Conhecimento de Nova Brasília: 10/03 (Terças, Quintas e Sábados)**. Duas turmas. De 8h30 às 12h e de 14 às 17h30. 40 vagas (20 por turma).
**As aulas aos sábados acontecerão de 23 de maio a 11 de julho.

7 - EASY STEPS: Este é um curso desenvolvido para ensinar as etapas básicas de como usar um computador efetivamente, bem como a aplicar as habilidades de informática do aluno ao seu cotidiano. Os objetivos deste curso englobam aprender novas habilidades ao desenvolver produtos e ser útil na vida pessoal do aluno ou para os negócios. Compreender as noções básicas de computadores, a usar alguns aplicativos, como aplicativos gráficos, de processamento de texto, de planilhas e multimídia, compreender e usar alguns aplicativos na Web, como busca na Internet, e-mail, mensagens instantâneas e documentos de colaboração, comunicar-se, colaborar e criar produtos, como folhetos, flyers, orçamentos, sites e outros que odem ajudar na conquista de um emprego ou ao iniciar e administrar uma pequena empresa, desenvolver um portfólio de produtos ou mostrar para um público selecionado.
Carga horária: 32 horas (16 aulas com duração de 2 horas cada).
Público Alvo: Pessoas que estejam cursando no mínimo o ensino fundamental, com pouca experiência em informática e que desejam aprender como utilizar o computador para aumentar suas habilidades profissionais e da vida diária.
Turmas: Nave do Conhecimento de Padre Miguel: de 10/3 a 30/4 (Terças e Quintas-feiras), das 13h30 às 15h30. 30 vagas. Nave do Conhecimento da Penha: de 10/3 a 30/4 (Terças e Quintas-feiras).
Duas turmas: das 11h30 às 13h30 e das 17h30 as 19h30. 30 vagas.
Nave do Conhecimento de Madureira: de 10/3 a 30/4 (Terças e Quintas-feiras), das 14h às 16h. 30 vagas.

8 - IT Essentials (Tecnologia da Informação): Introdução ao PC. Montagem de computadores. Fundamentos de Rede. Segurança avançada de Rede. Ao final do curso o aluno poderá exercer as seguintes funções: Especialista de Suporte, Técnico de Help Desk, Técnico de Redes, Profissional de Instalação de Hardware, Suporte de Aplicações de Software. Curso desenvolvido com a metodologia da Cisco Networking Academy.
Pré-requisitos: conhecimento básico em informática.
Turmas: Nave do Conhecimento de Nova Brasília: Início 10/03 (Terças e Quintas-feiras). Duas turmas, de 8h30 às 12h e de 14h às 17h30.40 vagas (20 por turma).
Nave do Conhecimento de Irajá: Início 3/3 (Terças e Quintas-feiras), de 19 às 21h.

9 - CCNA (Cisco Certified Network Associate): Curso de 280 horas oferecido em quatro módulos. Estes módulos reúnem os objetivos de aprendizagem para o exame de certificação CCNA, primeiro passo na trajetória da carreira de certificações Cisco. Está focado na tomada de decisões e na solução de problemas em um ambiente de rede. Através de laboratórios interativos e aulas teóricas, o curso fornece aos estudantes todos os conceitos básicos das redes: Fundamentos de Rede; Conceitos e Protocolos de Roteamento; Switching LAN e Redes sem-fio (Wireless); Acesso à WAN.Inscrições presenciais Nave do Conhecimento da Penha: início 14/3 (todo sábado), das 9 às 12h. 30 vagas.


Endereços das Naves do Conhecimento:

Nave do Conhecimento de Padre Miguel: Avenida Marechal Marciano, s/nº, esquina com Rua do Açafrão.

Nave do Conhecimento de Nova Brasília (Complexo do Alemão): Praça do Terço (ao lado do Cine Carioca).

Nave do Conhecimento de Irajá: Praça Nossa Senhora da Apresentação, s/nº.

Nave do Conhecimento de Madureira: Parque de Madureira (acesso pela Rua Manuel Marques).

Nave do Conhecimento da Penha: Rua Santa Engrácia, 440 (Vila Olímpica Greip da Penha).

Nave do Conhecimento de Vila Aliança: Rua Antenor Corrêa, nº 01 (Acesso pela Estrada do Taquaral) – Bangu


Prefeitura-rj

  

Nenhum comentário:

...

...

...