Noticias

1 de mar de 2015

RIO COMEMORA 450 ANOS

O Rio de Janeiro comemora neste domingo (1/3/15) seus 450 anos de fundação com programação especial. Para marcar a data, os cariocas vão ganhar de presente o Túnel Rio 450, que será inaugurado em homenagem ao aniversário da cidade.


Com três faixas em operação em sentido único, do Centro para o Viaduto do Gasômetro, o primeiro túnel subterrâneo do Rio mede 1.480 metros de extensão e liga a Via Binário, primeira grande obra viária do Porto Maravilha, inaugurada em 2013, à Rua Primeiro de Março. A presidente Dilma Rousseff, o governador Luiz Fernando Pezão e o prefeito Eduardo Paes vão inaugurar a obra.

  
Uma cerimônia cívico-militar, na Fortaleza de São João, na Urca, onde a cidade foi originalmente fundada, deu início às comemorações. Vinte veleiros, que partiram de Bertioga, em São Paulo, e refizeram o mesmo percurso feito por Estácio de Sá em 1565, chegaram ao Forte. Em seguida, foi celebrada uma missa no Santuário Arquidiocesano de São Sebastião, a paróquia dos frades Capuchinhos, na Tijuca, com a presença da primeira-dama do Estado e presidente do RioSolidario, Maria Lucia Cautiero Horta Jardim. O cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, abençoou três relíquias do Rio: a imagem de São Sebastião, padroeiro do Rio; os restos mortais de Estácio de Sá; e a pedra fundamental da fundação da cidade.

O bolo de aniversário, com 450 metros, foi cortado na Rua da Carioca, no centro do Rio. A imagem peregrina de São Sebastião foi levada ao local por Dom Orani Tempesta, e a escola de samba Estácio de Sá se apresentou para o público.

A data marcou também a inauguração do Palácio Rio 450, em Oswaldo Cruz. O casarão de 1920 abriga a terceira sede administrativa da Prefeitura do Rio. As duas sedes atuais – o Centro Administrativo São Sebastião e o Palácio da Cidade  ficam na Cidade Nova e em Botafogo, respectivamente.

A cerimônia oficial de comemoração dos 450 anos da cidade do Rio irá encerrar o dia de festas, no Palácio da Cidade. No evento, será entregue a inédita Medalha 1º de Março, produzida em parceria com a Casa da Moeda, a personalidades que fizeram parte da história do Rio. Os homenageados também vão receber um selo comemorativo produzido pelos Correios.


Gov-rj

Nenhum comentário:

...

...

...