Noticias

7 de mar de 2015

Rio Rural proteção de 1.192 nascentes no Estado



O programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, chega à marca de 1.192 nascentes protegidas, em propriedades rurais no estado.
A iniciativa integra as ações do programa, que promove o desenvolvimento rural sustentável em microbacias hidrográficas fluminenses, com incentivos financeiros não reembolsáveis e conscientização da população do campo. O número se aproxima da meta do Rio Rural, que é proteger 2.016 nascentes até os Jogos Olímpicos.

Com essa conservação de recursos hídricos ajuda a regularizar o ciclo da água. Sua maior disponibilidade também diminui os efeitos da seca na pastagem e na lavoura, incrementando as produções agrícola e pecuária.

O produtor Genilson Pinto, morador da microbacia Rio Preto, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, recebeu R$ 2.330 do programa para isolar, pela segunda vez, uma área de nascente em sua propriedade. Com o dinheiro, comprou cerca e arame para proteção da área. O trabalho permitiu que mesmo com a escassez das chuvas, não faltasse água para a sua família e para o gado.

Além da proteção de nascentes, o produtor também recebeu do Rio Rural recursos para a aquisição de uma motopicadeira. O equipamento tritura a cana e o capim que alimentam o gado durante a estiagem.

Secom/Agricultura

Nenhum comentário:

...

...

...