Noticias

8 de mar de 2015

Turismo no interior - Projeto Cidades Maravilhosas




Projeto Cidades Maravilhosas, que tem como objetivo divulgar o interior do estado como destino de lazer. A ideia é estimular não só os turistas estrangeiros, como também chamar a atenção dos cariocas de que existem recantos pouco explorados no eixo metropolitano. São diversos roteiros turísticos acessíveis a menos de 2 horas de estrada. 

A cada fim de semana, duas cidades serão divulgadas para os visitantes do Pão de Açúcar. Equipes vão distribuir folhetos e darão consultoria aos cariocas e visitantes sobre as peculiaridades de cada município, com sugestões de roteiros, hotelaria, gastronomia, cultura e lazer. Serão apresentadas duas cidades, sendo uma de Serra e outra de Mar, mostrando a diversidade de programas, climas e gêneros turísticos do interior.


As cidades estreantes do projeto foram Petrópolis e Rio das Ostras. O município serrano é conhecido pelo clima ameno, além das construções históricas e abundante vegetação. A cidade fica apenas a 59 km de distância da capital fluminense. 

Já o mar está representado nesta edição por Rio das Ostras. Em seus 28 km de litoral, estão distribuídas 15 praias. O turista encontra águas calmas e o sol brilha, pelo menos, 300 dias por ano. O município, que fica a 170 km do Rio de Janeiro, tem boa rede hoteleira, com cerca de 70 hotéis e pousadas.

A ação, coordenada por profissionais de Secretaria de Turismo e pela TurisRio – Cia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, conta com atendentes trilíngues e dispor do apoio de van interativa. A expectativa é de que sejam atendidas cerca de 4 mil pessoas por dia, das 10h às 14h, em frente à estação do Bondinho do Pão de Açúcar.


Petrópolis

- Catedral São Pedro de Alcântara

A construção em estilo neogótico francês data de 1884, e o projeto é inspirado em catedrais no norte da França. Ali estão enterrados os restos mortais de Dom Pedro II, Dona Teresa Cristina, Conde D´Eu e Princesa Isabel. Situa-se na Rua São Pedro de Alcântara 60, no Centro Histórico.

- Museu Imperial

Construído em estilo neoclássico, o palácio foi por anos residência de verão de Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina. Em 1943 criou um decreto transformando o local em museu. No acervo estão peças ligadas à monarquia brasileira, além de objetos pessoais dos integrantes da família imperial e importantes documentos históricos. Localiza-se na Rua da Imperatriz 220, no Centro

- Casa de Santos Dumont

Residência de verão do “pai da aviação”, a casa é conhecida como Encantada e foi projetada e planejada pelo próprio. Construída em 1918, ali estão expostos projetos do aviador, sua oficina e laboratório, podem ser visitados o banheiro e quarto de dormir. Localiza-se na Rua do Encanto 22, no Centro

- Palácio de Cristal

Construído na França em estrutura pré-moldada de ferro fundido, foi inaugurado em 1884 para abrigar exposições de produtos agrícolas. Localiza-se Rua Alfredo Pachá, s/nº

- Palácio Quitandinha

Construído para ser o maior cassino hotel da América do Sul. Seus salões em estilo hollywoodiano da década de 40 estão abertos a visitação. Localiza-se na Avenida Joaquim Rolla 2,Quitandinha.

Rio das Ostras

- Parque Natural Municipal dos Pássaros

Os visitantes podem observar os pássaros e a vegetação característica da restinga ao percorrer as trilhas ecológicas. Possui o maior viveiro da América Latina. Fica na Rua Petrópolis s/n, Jardim Mariléa.

- Praça da Baleia

Área de lazer que abriga a escultura metálica de uma baleia Jubarte com 20 metros de comprimento, do artista Roberto Sá.

- Lagoa de Iriry

Conhecida pela água escura originada pela vegetação existente, faz parte da Área de Preservação de Iriry, na Praia da Costa Azul.

- Poço de Pedras

Construído pelos escravos em meados do século XVIII, o Poço de Pedras do Largo de Nossa Senhora da Conceição é o marco de construção da cidade de Rio das Ostras.

- Praia da Tartaruga

É uma das mais famosas de Rio das Ostras e tem uma beleza exuberante. O local fica perto do Centro e recebeu este nome pela incidência de tartarugas.

Gov- secretaria de turismo - rj 

Nenhum comentário:

...

...

...