Noticias

24 de jun de 2015

Seminário Calçadas Publicas

 
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, realizou na última terça-feira (23/06/15) o ‘Seminário Calçadas Públicas', no auditório do Museu Histórico Nacional (MHN), na Praça XV. O encontro reuniu especialistas brasileiros e portugueses que discutiram melhorias para os passeios públicos da cidade levando em consideração os mais variados pontos de vista. Ao longo de todo o dia, três mesas com profissionais renomados e um mediador convidado debateram ideias que servirão para a elaboração de um documento, com propostas de mudanças na legislação das calçadas da cidade, que deve estar pronto em um mês.


 
A apresentação do coordenador do plano de mobilidade e acessibilidade de Lisboa, Pedro Homem de Gouveia, foi apontada pelos presentes como uma das mais interessantes. Pedro ponderou a necessidade de serem construídas áreas mínimas de circulação em calçadas públicas e privadas. Ele destacou que os mesmos problemas também existem em Lisboa e considerou o tombamento das calçadas em pedras portuguesas cariocas como um avanço: 
 
Representantes de órgãos como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Câmara Municipal de Lisboa (Portugal), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), entre outros, estiveram presentes no seminário, que foi encerrado por volta das 19h30.



 
O Seminário Calçadas Públicas foi dividido em três mesas de debates: A cidade e as calçadas – mobilidade, acessibilidade, vantagens ambientais e questões urbanísticas; As calçadas: patrimônio cultural e artístico; A calçada: ofício, preservação e manutenção – problemas e soluções.
 
O evento foi realizado em paralelo à exposição Urbanas e o Imaginário Carioca' – também no MHN , que conta a história das pedras portuguesas, implantação desse piso nas calçadas do Rio e a identidade com o carioca. Também aconteceu simultaneamente à exposição o Curso de Qualificação de Mestres Calceteiros.
 
Funcionários que trabalham na Prefeitura de Lisboa (Portugal) estão capacitando com técnicas de calçamento em pedras portuguesas profissionais da Prefeitura do Rio, concessionárias de serviços públicos e construtoras para garantir a qualidade de assentamento dos pisos do Rio. O programa inclui, além da parte teórica, aulas sobre preparação das pedras e dos instrumentos corretos, do solo-material, simulação da execução de uma calçada, restauro e criação de calçadas. Ao final do curso, os calceteiros formados serão responsáveis pela construção de novas calçadas, a partir de desenhos selecionados através de um concurso realizado na Escola de Artes do Parque Lage. 
Prefeitura-rj

Nenhum comentário:

...

...

...