Noticias

17 de jun de 2015

Theatro Municipal II Semana do Violino


 
Uma semana inteira com palestras e concertos, todos com um tema em comum: o violino. Assim é a proposta da II Semana do Violino, que acontecerá em junho no Theatro Municipal entre os dias 22 (segunda-feira) e 28 (domingo), com produção e direção artística do violinista Ayran Nicodemo, que também integra a Orquestra do Theatro Municipal.

Neste ano, o evento vai se debruçar sobre o gênero “sonata”, cujo processo de nascimento e transformação se deu muito próximo ao desenvolvimento do repertório violinístico. Não por acaso, há sonatas para violino em todos os períodos da história da música ocidental desde sua gênese no Barroco, e seu desenvolvimento influenciou inclusive as formas de Concerto (solista acompanhado de orquestra) e de Sinfonia.
O evento, que se realizará sem patrocínio oficial e através de crowdfunding, vai traçar um breve panorama das histórias da música e do violino, começando com os compositores barrocos até a ampliação dos horizontes por Beethoven, a consolidação do Romantismo com Paganini, Mendelssohn e Brahms, e finalmente em seus desdobramentos, aqui no Brasil, com Miguez, Mahle, Guerra Peixe e Villa Lobos.



Os concertos, diários, serão precedidos por palestras ministradas por compositores e intérpretes como Paulo Bosisio, Paulo Dantas, Ricardo Amado, Luis Otávio Santos, Edson Queiroz, Leonardo Lacerda e Adonhiran Reis. No dia 22, segunda-feira, a programação musical começa com as intensas e pouco executadas sonatas “Desesperance”, do Maestro Villa-Lobos, por Ricardo Amado (violino) e Flávio Augusto (piano). Na terça, o concerto de Leonardo Lacerda (violino) e Celso Faria (violão) trará sonatas escritas para estes dois instrumentos, enquanto, na quarta, o Duo Queiroz Gazire interpreta a integral das três sonatas do grande mestre do Romantismo, Félix Mendelssohn. Na quinta, o violinista Adonhiran Reis e a pianista Kátia Baloussier interpretam sonatas de L. Miguez e Guerra Peixe, além de algumas peças do pouco lembrado violinista brasileiro Manoel Joaquim de Macedo. Na sexta, Paulo Bosisio (violino) e Flávio Augusto (piano) interpretam as arrebatadoras e apaixonantes sonatas de J. Brahms, auge do Romantismo alemão. No sábado, dia 27, Luis Otávio Santos e João Rival executarão as sonatas barrocas com instrumentos de época - violino barroco e cravo - que possui diferenças significativas com o violino moderno. No último dia, domingo, o Duo Stretto interpreta duas das mais conhecidas sonatas de Beethoven: a “Sonata Primavera” e a famosa “A Kreutzer”.
“A Semana do Violino possui dois objetivos muito bem definidos: promover a cultura violinística, e aproximá-la do dia a dia das pessoas. E é com o foco didático que as palestras antes de cada concerto têm sua razão de ser. É necessário compartilhar seu universo, seu contexto, concomitante à prática musical, permitindo assim que os cariocas possam usufruir e se apropriar do tesouro que é este patrimônio secular da humanidade”, declara Ayran Nicodemo.
SERVIÇO: 22 a 28 de junho – II Semana do Violino, no Theatro Municipal
Horário: De 22 a 27: Palestra 19h, Concerto 20h.
Dia 28: Palestra 17h, Concerto 18h.
Endereço: Av. Almirante Barroso, 14/16 - Centro
Informações: Ingressos à venda na bilheteria do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Ingressos: 10 inteira 5 meia.
Classificação livre
Capacidade (144 lugares)
Programação: 2ª Semana do Violino: Formas Sonatas
Dia 22 de junho:
Palestra: Prof. Paulo Dantas
Concerto: Ricardo Amado e Flávio Augusto – Villa-Lobos e Grieg
Dia 23 de junho:
Palestra: Ricardo Amado
Concerto: Leonardo Lacerda e Celso Faria - Violino e Violão
Dia 24 de junho:
Palestra: Leonardo Lacerda
Concerto: Duo Queiroz Gazire (Edson Queiroz e Valéria Gazire) – F. Mendelssohn
Dia 25 de junho:
Palestra: Edson Queiroz
Concerto: Adonhiran Reis e Kátia Baloussier - L. Miguez, Guerra Peixe, Joaquim Manoel de Macedo
Dia 26 de junho:
Palestra: Adonhiran Reis
Concerto: Paulo Bosisio e Flávio Augusto – J. Brahms
Dia 27 de junho:
Palestra: Paulo Bosisio
Concerto: Luis Otávio Santos e João Rival - Sonatas Barrocas
Dia 28 de junho:
Palestra: Luis Otávio Santos
Concerto: Duo Stretto (Ayran Nicodemo e Pablo Panaro) – Beethoven
 Fábio Cezanne
CEZANNE COMUNICAÇÃO
21-2551-8190 / 99197-7465
cezannedivulgacao@gmail.com
www.cezannecomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

...

...

...