Noticias

22 de jul de 2015

Estado vai ampliar investigações sobre crimes de informática


A Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) da Polícia Civil , especializada na investigação de delitos praticados pela internet, amplia a capacidade de investigação no estado.


O delegado-titular Alessandro Thiers organizou workshops para que todos os policiais conheçam e compartilhem os procedimentos adotados pela unidade. Além disso, contatou delegacias especializadas das Polícias Civis de outros estados e da Polícia Federal em busca de manuais práticos de atuação.
 
A partir destas ações, um workshop na DRCI reuniu delegados do Estado do Rio para discutir os principais métodos de investigação no ambiente virtual. Os 750 oficiais de cartório, que fazem o curso de formação, também passaram pela capacitação e ingressarão na Polícia Civil aptos a conduzir uma investigação na internet.



 
Todo mundo tem um smartphone com acesso a internet e praticamente qualquer crime pode ser executado no ambiente virtual. Por isso, queremos que todos os policiais civis conheçam os procedimentos de apuração. Investigamos principalmente crimes contra a honra, fraudes e casos de pedofilia, mas o ideal é que a ocorrência seja registrada na delegacia mais próxima da vítima, pois todas têm plena capacidade de investigação. Caso haja necessidade, também daremos nosso suporte - disse o delegado.
 
Outra medida adotada pela DRCI foi a elaboração de uma cartilha e de palestras para alertar a população sobre o uso consciente da internet. Periodicamente, um policial visita escolas públicas e privadas para conversar com crianças e adolescentes e mostrar os riscos na web.
 
Gov-rj

Nenhum comentário:

...

...

...