Noticias

21 de jul de 2015

Linha 4 do metrô será entregue em Junho


O Tatuzão deve chegar à futura estação Antero de Quental, da Linha 4 do Metrô, na segunda quinzena de outubro. No início de setembro – após passar por manutenção programada – o equipamento retomará a escavação. A previsão é de que a máquina chegue ao Alto Leblon até o fim de dezembro. Naquele trecho será feita a conexão com o túnel que levará o metrô a Barra da Tijuca. O cronograma foi divulgado pelo governador Luiz Fernando Pezão, nesta terça-feira (21/7/15), durante vistoria às obras da futura estação Jardim de Alah.

 
O secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio, reafirmou que a Linha 4 será entregue em junho.
 

O Tatuzão chegou submerso à futura estação Jardim de Alah, com 35 dias de antecedência. Utilizou-se uma técnica inédita na engenharia brasileira: parte da estação foi preenchida com água para receber o equipamento, que vinha escavando por baixo do canal do Jardim de Alah. A técnica submersa foi utilizada para equilibrar a pressão do terreno e permitir que a máquina continuasse operando em ambiente similar ao que estava sob o canal.
 

Quatro estações já escavadas

Doze dos 16 quilômetros de túneis por onde passarão os trens, entre a Barra da Tijuca e Ipanema, já foram escavados. Quatro das seis futuras estações estão completamente escavadas e em fase de acabamentos. Quinze quilômetros de trilhos já foram instalados.
 

A Linha 4 entrará em operação assistida em junho do ano que vem, em horário reduzido e fora do horário de pico. No período, haverá intervalos maiores no fluxo dos trens para que sejam realizados os últimos ajustes operacionais. No mês seguinte, será iniciada a operação normal, com integração na estação General Osório até novembro.

A Linha 4 do Metrô é uma obra do Governo do Rio que vai transportar mais de 300 mil passageiros por dia, retirando das ruas cerca de dois mil veículos por hora/pico.

A partir de junho ano que vem, será possível ir da Barra da Tijuca a Ipanema em 13 minutos; e da Barra ao Centro, em 34 minutos. Além disso, os passageiros poderão seguir da Pavuna à Barra pagando apenas uma passagem.
Gov-rj

Nenhum comentário:

...

...

...