Noticias

11 de jul de 2015

Pista de BMX dos Jogos Rio 2016 em construção em Deodoro

 

 
A pista que vai desafiar os melhores atletas de BMX do planeta nos Jogos Olímpicos Rio 2016 já toma forma. Na nova galeria de fotos do Complexo Esportivo de Deodoro já é possível ver o desenho da pista, que terá 4.300m e ocupará cerca de 126 mil m². As obras estão sendo executadas pela Prefeitura do Rio, com recursos do Governo Federal.

 
Depois dos  Jogos, a pista de BMX, assim como o circuito de canoagem slalom, fará parte do Parque Radical, que ficará de legado esportivo e social para a região. Com cerca de 500 mil metros quadrados, o parque será o segundo maior da cidade (atrás apenas do Parque do Flamengo).  Instalações esportivas terão uso combinado como centro de treinamento para atletas de alto rendimento e lazer da população, em uma região com poucas opções para a prática de atividades ao ar livre e grande concentração de população jovem.
 
O Complexo Esportivo de Deodoro receberá 11 modalidades olímpicas e quatro paralímpicas e, como recebeu os Jogos Pan-americanos de 2007 e os Jogos Mundiais Militares de 2011, já tinha 60% das áreas de competição permanentes construídas.
 
Pista de BMX

Situação atual: Encontram-se em fase de construção a pista de competição e a estrutura da rampa de largada.
Conclusão: Quarto trimestre de 2015
Capacidade: 7.500 lugares temporários
Evento-teste: Outubro de 2015
Modalidade: Ciclismo BMX
 
Como estão as obras das instalações esportivas do Complexo Esportivo de Deodoro.




 
Centro de Tiro

Os sete estandes passarão por adequações.

Situação atual: Estão em andamento as seguintes ações: recuperação estrutural da fachada externa do prédio, reforma dos sanitários, revisão das instalações elétricas e sanitárias, alvenaria em bloco de concreto nas pedanas, reconstrução do passeio público em concreto, fundações para as arquibancadas novas das pedanas de tiro ao prato e instalação dos assentos das arquibancadas dos estantes.
Conclusão: Segundo trimestre de 2016
Capacidade total: 7.250 lugares
Evento-teste: Abril de 2016
Modalidades: Tiro esportivo olímpico e paralímpico


Piscina do pentatlo moderno

A piscina está sendo reformada e terá uma arquibancada com 2 mil lugares temporários.

Situação atual: Encontra-se em andamento a impermeabilização da piscina, a concretagem das lajes dos prédios de apoio (cabine de medição e central técnica) e a revisão das instalações sanitárias.
Conclusão: Primeiro trimestre de 2016
Capacidade: 2 mil lugares
Evento-teste: Março de 2016
Modalidade: Natação do pentatlo moderno
 

Centro de Hipismo

A pista do CCE, as pistas de treinamento e a arena de saltos e adestramento serão adaptadas e ampliadas. Haverá uma nova clínica veterinária e acomodações para tratadores e veterinários (72 apartamentos de 3 quartos), que ficarão como legado após os Jogos. Além disso, o Picadeiro Coberto será reformado. A arena de salto e adestramento terá 14.200 lugares, sendo 1.200 permanentes e 13.000 temporários. A arena do CCE terá 20 mil espectadores em pé e 1.000 assentos temporários. A arena de salto e adestramento terá 14.200 lugares, sendo 1.200 permanentes e 13.000 temporários. A arena do CCE terá 20 mil espectadores em pé e 1.000 assentos temporários.

Situação atual: O sistema de irrigação da pista de cross-country foi concluído. A drenagem e a construção dos novos obstáculos aquáticos estão em fase de conclusão. A construção do centro cirúrgico da clínica veterinária e a reforma do picadeiro coberto estão em fase de conclusão. A obra da Vila dos Tratadores está em fase de fundações e estrutura.
Conclusão: Segundo trimestre de 2016
Capacidade total: 35.200 lugares
Evento-teste: Agosto de 2015
Modalidades: Hipismo olímpico (saltos, adestramento e concurso completo de equitação) e paralímpico


Centro de Hóquei Sobre Grama

Os dois campos existentes serão adaptados. Serão construídos vestiários, uma arquibancada permanente com 2.500 lugares na quadra principal e um centro de administração. Durante os Jogos, o Centro de Hóquei terá 5.000 assentos temporários na quadra secundária e 8.000 lugares na quadra principal, sendo 2.500 permanentes.

Situação atual – As fundações das arquibancadas permanentes foram concluídas. Nos vestiários, a montagem da estrutura metálica foi concluída e estão em andamento a execução das instalações e alvenaria. Foi concluída a preparação da base dos campos 1, 2 e de treinamento. Encontra-se em andamento a construção da estrutura (pilares, paredes, vigas e lajes) em concreto armado da arquibancada permanente e da área técnica, bem como a construção dos muros de divisa junto ao condomínio militar existente, a colocação de brita no entorno dos campos; e a drenagem junto ao Colégio e ao Condomínio Militar. Foi iniciada a montagem das estruturas metálicas da arquibancada permanente.
Conclusão: Quarto trimestre de 2015
Capacidade total: 13 mil lugares
Evento-teste: Novembro de 2015
Modalidade: Hóquei sobre Grama
 
Arena da Juventude

O ginásio terá 2.000 lugares permanentes e 3.000 temporários.
Situação atual: Estão sendo montadas as estruturas metálicas da cobertura do prédio e da arquibancada permanente. Também estão em andamento a construção em concreto pré-moldado da arquibancada; os serviços de forma, armação e concretagem da estrutura do fosso do elevador; a pavimentação e o paisagismo.

Conclusão: Primeiro trimestre de 2016
Capacidade: 5.000 lugares
Evento-teste: Março de 2016
Modalidades: Esgrima do pentatlo moderno e basquete feminino (primeira fase)


Circuito de canoagem slalom

Situação atual: As estruturas em concreto armado (pilares, paredes, vigas e lajes) do lago, canais de treinamento e competição, casa de bombas e edifício técnico estão em fase de conclusão, assim como a fundação do prédio de apoio. A concretagem da laje do lago foi finalizada e a execução de sua drenagem, em manilhas de concreto, está em andamento. A armação e impermeabilização dos canais de competição e treinamento estão em fase de conclusão. Os trilhos dos obstáculos estão sendo instalados. A contratação das bombas dos circuitos de competição e treinamento, obstáculos e esteiras de transporte foi concluída. Na área comum do Parque Radical, as redes de drenagem de águas pluviais e o paisagismo estão em andamento. A pavimentação de acesso ao circuito de canoagem slalom foi concluída.
Conclusão: Primeiro trimestre de 2016
Capacidade: 8.000 lugares temporários
Evento-teste: Novembro de 2015
Modalidade: Canoagem Slalom
 
Pista de Mountain Bike

Situação atual: Estão sendo realizados serviços de limpeza e terraplanagem. Encontra-se em andamento a execução da pista de competição em saibro e o plantio de grama da área de domínio comum do Mountain Bike.
Conclusão: Quarto trimestre de 2015
Capacidade: 25.250 lugares, sendo 250 temporários e 25.000 em pé
Evento-teste: Outubro de 2015
Modalidade: Ciclismo Mountain Bike


Estádio de Deodoro

Conclusão: Primeiro trimestre de 2016
Capacidade: 15.000 lugares
Evento-teste: Março de 2016
Modalidades – Rúgbi, hipismo do pentatlo moderno e combinado (corrida e tiro) do pentatlo moderno; futebol de 7
 
 
 
 
 
Autor: Foto: Renato Sette

Nenhum comentário:

...

...

...