Noticias

4 de set de 2015

Lagoa recebe evento - teste de Canoagem



O Estádio da Lagoa Rodrigo de Freitas recebeu, nesta sexta-feira (04/09), a abertura do Desafio Internacional de Canoagem Velocidade, que vai até domingo, dia 6. A competição, que reúne 160 atletas olímpicos e paralímpicos de 30 países, é o segundo evento-teste do Aquece Rio promovido na Lagoa. O primeiro foi o Campeonato Mundial Júnior de Remo, realizado na primeira semana de agosto.
No torneio de Canoagem, serão realizadas disputas olímpicas de canoa (C) e caiaque (K) em provas de K1 1.000m, K2 1.000m, C1 1.000m, C2 1.000m, K1 200m, K2 200m e C1 200m no masculino, além do K1 500m, K2 500m e K1 200m no feminino. Na versão Paralímpica, as provas são K1 200m, KL1, KL2 e KL3, todas no masculino e feminino.

O evento é uma oportunidade de testar a parte operacional e as instalações do estádio para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, além de permitir que os atletas se familiarizem com o local de provas.

O gerente de competição da canoagem do Comitê Rio 201, Sebastian Cuattrin, ressaltou que, durante o evento, serão testados os gerenciamentos da competição, das instalações, além dos sistemas tecnológicos e de exibição de resultado. 


Uma ação importante na área de segurança, que é o resgate dos atletas paralímpicos, também já está sendo colocada em prática pelo Corpo de Bombeiros. Seis militares ficam posicionados em seis botes ao longo das provas de canoagem: dois botes localizados na área da largada, dois no ponto de chegada, enquanto outros dois acompanham os atletas ao longo dos percursos de prova. No total, 16 bombeiros atuam diariamente na competição.


Para os Jogos de 2016, o Governo do Estado investiu R$ 14 milhões em ações como a readequação do Estádio de Remo, a construção da uma nova torre de chegada e reforma das garagens para os barcos, além da implantação de raias e torres de cronometragem e a aquisição de estruturas flutuantes para treinamentos e competições. Sete garagens de barco foram adequadas aos conceitos de acessibilidade, melhorando a utilização do espaço pelos atletas e deixando o Estádio de Remo da Lagoa pronto para receber competições de nível internacional. Outras duas serão modernizadas até o fim deste ano.​

 
Gov- RJ

Nenhum comentário:

...

...

...