Noticias

25 de set de 2015

Operação verão usará tecnologia nas praias

 



A Operação Verão foi antecipada para este fim de semana (dias 26 e 27 de setembro) e contará com mais tecnologia nas praias. O esquema terá o apoio de um Carro de Comando Móvel que ficará baseado na praia do Arpoador. A unidade receberá, em tempo real, imagens transmitidas pelo helicóptero do Grupamento Aeromóvel (GAM). A tecnologia vai agilizar o deslocamento de viaturas e policiais. O sobrevoo do GAM cobrirá desde a Praia de Botafogo, na Zona Sul, até a Praia do Recreio, na Zona Oeste. O carro comando Móvel também tem sistema de captação de imagens com um raio de abrangência de dois quilômetros.
 
Em reunião realizada nesta quinta-feira (24/9) os representantes da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Guarda Municipal e das secretarias municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), de Transportes (SMTR) e Especial de Ordem Pública (Seop) debateram sugestões e estratégias referentes à segurança nas praias do Rio.
 
A Polícia Militar atuará com mais de 700 agentes de diferentes batalhões, com o apoio do Batalhão de Choque (BPCHq), Batalhão de Ações com Cães (BAC), Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos (BPGE) e do Regimento de Polícia Montada (RPMont).

A Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal vão atuar distribuídas em sete tendas nas areias da praia entre os postos 6 e 9, com 300 agentes. Na areia vão atuar policiais do Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos (BPGE) capacitados para trabalhar em aglomerações e com armamento não-letal e uso progressivo da força.
 

As revistas e abordagem em ônibus serão intensificadas a fim de reduzir a incidência de roubos e ações de vandalismo. As delegacias da área da zona sul (12ª DP; 13ª DP e 14ª DP) estarão com as equipes reforçadas para agilizar o atendimento às ocorrências.

Estão planejados 34 locais de abordagem em pontos de ônibus; sendo 17 na parte da manhã e 17 à tarde. Os policiais vão revistar passageiros e, em caso de suspeita de menores em situação de risco, haverá o apoio da secretaria municipal de Desenvolvimento Social que será responsável por avaliar a situação de vulnerabilidade dos menores. A SMDS atuará também com duas tendas montadas em pontos estratégicos da orla da Zona Sul (Postos 7 e 9).
 
Gov- RJ

Nenhum comentário:

...

...

...