Noticias

29 de set de 2015

Prefeitura inicia apoio à Operação Verão

 
A Prefeitura do Rio iniciou neste fim de semana (26 e 27/09) a Operação Verão, na orla da Zona Sul, com 50 atendimentos a crianças e adolescentes em situação vulnerável. Todos foram acolhidos e encaminhados para o Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente, em Laranjeiras. No local, as crianças foram cadastradas e tiveram seus responsáveis contactados. Do total, 38 foram avaliadas em situação de risco e encaminhadas para abrigos do município.
 
 
Uma ação conjunta entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Social e de Ordem Pública, a Guarda Municipal, e o Governo do Estado, a iniciativa tem como objetivo atuar de forma preventiva e integrada para prevenir e coibir os atos de vandalismo, trazendo mais segurança e tranquilidade para os frequentadores das praias cariocas. A operação será realizada nos fins de semana e feriados, em especial aos domingos, até o fim da alta temporada, em março de 2016.
 
 
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) atuou com cerca de 60 pessoas, entre educadores e assistentes sociais, nesse primerio fim de semana. As equipes estiveram presentes em dois pontos fixos, Arpoador e Posto 9, e contaram com o apoio de sete vans, que percorreram locais estratégicos.  Ao longo dos próximos dias, equipes da secretaria farão visitas domiciliares às residências das famílias das crianças e adolescentes acolhidos para verificar as principais demandas sociais e os motivos que os levaram à situação de risco social.
 
 
No último verão (2014/2015), a SMDS acolheu 730 crianças e adolescentes. Desse total, 87,73% tinham entre 12 e 17 anos; 85,77% eram do sexo masculino; 86,68% eram pardos ou negros; 82,38% estavam sem documentação; 87,99% disseram estar matriculados na rede de ensino; 70,1% possuíam vínculo familiar; 86,95% eram da cidade do Rio de Janeiro; e 85,12% não tinham nenhuma atividade que gerasse renda.
 
 
A Seop e a Guarda Municipal (GM-Rio), que já atuam na fiscalização e ordenamento urbano na orla durante todo o ano, reforçaram o efetivo neste fim de semana, quando cerca de 380 agentes atuaram por dia em pontos estratégicos da orla do Flamengo, Leme, Copacabana, Arpoador, Ipanema, Leblon, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Prainha e Grumari.
 
 
 
Além do apoio de viaturas e de seis quadriciclos, a GM-Rio usou novas tendas operacionais de cor azul, que proporcionam maior visibilidade aos guardas na areia. Na Zona Sul, foram 17 tendas no total, sendo sete no trecho entre o Arpoador e Posto 9. Nesses locais, a Guarda fez ainda distribuição de pulseiras de identificação para as crianças.
 
 
 
Durante a operação na orla carioca, guardas municipais do Grupamento Especial de Praia coibiram a presença de 80 cães na areia, evitaram 145 práticas esportivas (altinho e frescobol) próximas ao espelho d'água e apreenderam quatro pipas com cerol. Os agentes auxiliaram cinco crianças perdidas a encontrarem os responsáveis. 
 
Prefeitura-RJ
 

Nenhum comentário:

...

...

...