Noticias

11 de out de 2015

Projeto conscientiza sobre lixo na Baia de Guanabara

 



 A Secretaria de Ambiente, por meio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), vai realizar em parceria com a Prefeitura de Niterói o programa Niterói EcoCultural, ação de conscientização sobre o descarte de resíduos sólidos. A iniciativa, que tem previsão de lançamento para novembro, vai oferecer atividades educativas a moradores de 20 comunidades do município. Entre as áreas contempladas estão Morro da Boa Vista, Morro do Palácio, Morro do Estado, Enseada de Jurujuba e Região Oceânica.
 

Com atuação em três eixos – Ambiente, Arte e Cultura –, o programa tem o objetivo de alertar à população quanto ao descarte correto do lixo cujo destino final são os rios e a Baía de Guanabara, além de garantir alternativas de renda para as famílias envolvidas, por meio de qualificações em reciclagem de materiais. A meta é atingir aproximadamente 5 mil pessoas. Os recursos somam R$ 1,8 milhão.

As ações educativas serão realizadas pela Fundação de Arte de Niterói (FAN). A entidade também promoverá a capacitação de 400 pessoas, inicialmente, no curso de movelaria.

Os recursos repassados pela Secretaria de Ambiente à Fundação de Arte de Niterói se destinam basicamente às oficinas ecoculturais de promoção de ações educativas para a mudança de cultura em relação ao descarte de resíduos sólidos no ambiente; às capacitações dos Ecodesigners; e ao site do programa, cuja proposta é a de estruturar uma rede de colaboradores que discuta temas como a política de reciclagem na cidade, além de divulgar informações dos locais de recebimento de resíduos em Eco Pontos, entre outras iniciativas. Também serão realizadas feiras de negócios para divulgação dos produtos reciclados durante e após a capacitação de movelaria.
 
Gov-RJ

Nenhum comentário:

...

...

...