Noticias

28 de dez de 2015

BONDES DE SANTA TERESA VOLTAM A OPERAR



O Governo do Estado iniciou, nesta segunda-feira (28/12/15), a pré-operação do bonde de Santa Teresa, que voltou a fazer o trajeto entre os largos da Carioca e dos Guimarães, com parada no Largo do Curvelo. O serviço foi liberado após a realização de testes feitos por técnicos de Secretaria de Transportes, da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central) e do consórcio construtor.

O serviço de bondes no trecho Carioca-Curvelo-Largo dos Guimarães funcionará das 11h às 16h e o acesso permanece gratuito durante a fase de pré-operação. A previsão é de que o projeto completo dos bondes seja concluído em 2017.


O novo modelo de bonde preserva as características estéticas tradicionais, entre elas a identidade visual, dimensões, cores, conjunto estético e os bancos de madeira, com a utilização de soluções tecnológicas visando à segurança.

Entre as principais mudanças, estão o sistema de freios magnéticos independentes, freio magnético de emergência no trilho, sistema de GPS, painel de comando, iluminação de led, sistema de sonorização, roda com melhor dissipação de ruído e inscrição em curva, estribos retráteis (estes não permitem que passageiros viajem em pé), injeção e areia nas quatro rodas simultaneamente (no bonde antigo era apenas em duas), além de melhores condições operacionais para o motorneiro, como banco, limpador de para-brisa e retrovisor.

Gov- RJ

Nenhum comentário:

...

...

...