Noticias

12 de dez de 2015

Conheça a Tocha Paralímpica


O prefeito Eduardo Paes participou, na manhã desta sexta-feira (11/12), da cerimônia de apresentação da Tocha Paralímpica Rio 2016, realizada no cinema São Luiz Kinoplex, no Largo do Machado. Com inscrições em braile e design que retrata, entre outros detalhes, a paisagem da cidade, a tocha sintetiza os quatro valores do movimento paralímpico: coragem, determinação, inspiração e igualdade. Na ocasião, também foram apresentados os detalhes do revezamento.
Entre os dias 1º e 5 de setembro de 2016, a tocha passará por cinco cidades, uma de cada região do Brasil, até chegar ao Rio de Janeiro, onde ficará por dois dias até a abertura dos Jogos Paralímpicos, no dia 7. Quatro delas foram anunciadas hoje: São Paulo (SP), Belém (PA), Natal (RN) e Joinville (SC). A próxima a ser confirmada será Brasília. O revezamento reunirá 700 participantes, que percorrerão um trecho de 200 metros para cada um, e vai durar de seis a oito horas por dia.  



A Tocha Paralímpica foi criada a partir dos mesmos conceitos utilizados na concepção da Tocha Olímpica e também celebra os valores fundamentais dos Jogos Rio 2016: paixão e transformação. Aparentemente parecidas, suas diferenças são reveladas no momento em que são abertas. Símbolos como o calçadão de Copacabana, a ondulação do mar e dos contornos de montanhas do Rio de Janeiro são visíveis. Os relevos sinuosos também representam pontos altos e baixos na vida dos atletas. O movimento ascendente dá ideia da expansão dos limites do corpo humano. O ponto mais alto da tocha, com a chama, representa o sol e o ouro Olímpico.




Durante a apresentação da Tocha Paralímpica, os convidados tiveram a oportunidade de assistir a um vídeo produzido pela equipe audiovisual do Rio 2016. Sem imagem, mas com áudio inovador, captado com técnica binaural (3D), a produção permitiu a todos vivenciar, por alguns minutos, a experiência de condutor da tocha. A narrativa sonora provoca a imaginação a partir de sons que a equipe de produção captou em locais como a praia de Copacabana e em estúdio, com atores ocupando espaços diferentes.

Para a produção do filme, que foi dirigido por Clara Eyer, foram necessários dois microfones, separados por 18 centímetros, que simularam o posicionamento dos ouvidos humanos. Algumas captações utilizaram também uma cabeça artificial, para tornar o efeito ainda mais real. A mixagem foi especial, destinando sons para determinados lados, além de buscar o o movimento ao redor do ouvinte.

Após assistir ao vídeo e se emocionar, o presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Carlos Arthur Nuzman, destacou o trabalho conjunto dos comitês Olímpico e Paralímpico brasileiros na organização dos eventos esportivos e afirmou que os Jogos de 2016 "marcarão época":


Um dos responsáveis pelo projeto da tocha, o designer Gustavo Chelles, da empresa Chelles e Haiashi, afirmou que ela passou por testes com deficientes visuais antes de ser oficialmente anunciada:


Os Jogos Paralímpicos acontecem entre os dias 7 e 18 de setembro. Os ingressos começaram a ser vendidos na última terça-feira (8/12) e devem ser adquiridos pela internet.

Prefeitura-RJ

Nenhum comentário:

...

...

...