Noticias

12 de dez de 2015

Parque Olímpico conheça a quadra central de tênis


A quadra central do Centro Olímpico de Tênis dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, onde acontecerá o primeiro evento-teste do Parque Olímpico — o  Correios Brasil Masters Cup 2015  — nesta sexta e sábado.  O espaço terá 16 quadras, ocupando área de 90 mil metros quadrados, e também receberá as partidas de futebol de 5.  Após os Jogos, o local vai integrar o Centro Olímpico de Treinamento, um dos principais legados esportivos para a cidade, voltado para tenistas profissionais e alunos de escolinhas e projetos sociais, interessados em desenvolver as habilidades do esporte.

 
O primeiro evento-teste da arena central vai reunir 74 tenistas (oito cadeirantes) e será aberto apenas para convidados.  A programação inclui jogos na quadra principal e nas nove quadras secundárias.  O objetivo da Prefeitura do Rio e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos é testar o campo de jogo, o sistema de resultados, a atuação de voluntários (dentro e fora da instalação) e o chamado 'caminho do espectador' — localizado entre a estação Rio2 do BRT Transcarioca e o Parque Olímpico, que será percorrido a pé. Neste trecho, o público terá a orientação de agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal.
 
 
A quadra central terá capacidade para 10 mil pessoas e será permanente. A segunda maior arena, com 5 mil lugares, será temporária, e a terceira, com 3 mil lugares, permanecerá após os Jogos, mas sem as arquibancadas. Haverá ainda 13 quadras descobertas. Sete delas, com 250 lugares cada, serão usadas em partidas durante os Jogos Rio 2016. As outras servirão para treinamento e aquecimento de atletas. Nomes como o sérvio Novak Djokovic, o suíço Roger Federer, o espanhol Rafael Nadal e o britânico Andy Murray (campeão olímpico em Londres 2012) são esperados no Rio de Janeiro, o que torna o tênis uma das modalidades de grande apelo junto ao público. 
 

 
Ao todo, o Parque Olímpico tem nove instalações – Arena Carioca 1, Arena Carioca 2, Arena Carioca 3, Velódromo, Estádio Aquático, Centro de Tênis, Arena do Futuro, Arena Rio e Parque Aquático Maria Lenk, além do Centro Internacional de Transmissão (IBC, na sigla em inglês), do Centro Principal de Imprensa (MPC) e de um hotel.  O complexo vai sediar 16 modalidades olímpicas – basquete, judô, luta olímpica, esgrima, taekwondo, ciclismo de pista, natação, polo aquático, tênis, handebol, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, saltos ornamentais e nado sincronizado – e nove paralímpicas – basquete em cadeira de rodas, bocha, rúgbi em cadeira de rodas, judô, ciclismo de pista, natação, futebol de cinco, tênis em cadeira de rodas e goalball.
 
 
Detalhes do esporte


Em meados do século XIII, havia na França um tradicional jogo denominado "Jeu de Pame", traduzido como jogo de mão, no qual os jogadores utilizavam as mãos para rebater a bola contra a parede. A partir do século XIV, alguns jogadores implementaram a modalidade e passaram a utilizar uma espécie de raquete de madeira (Battoir). Mais tarde, chamado de Longue-Paume, era praticado em uma quadra retangular, dividido por uma rede; com seis jogadores de cada lado. E também de Court-Paume, jogo que exigia técnicas mais aprimoradas. O termo Tênis deriva do francês Tenez, que significa o verbo pegar no imperativo: Pega (expressão exclamada pelo atirador ao jogar a bola).
 
 
 
O esporte é praticado em uma quadra retangular no formato de 23,8 m de comprimento por 8,2 m de largura, para jogos simples. Para jogos de duplas, 23,8 m por 11 m de largura. A rede que reparte a quadra possui 1,07 m de altura na extremidade. Cada tipo de quadra apresenta uma característica que define o ritmo do jogo. Os três tipos principais são: saibro ou terra batida, composta por argila e terra e coberta com pó de tijolo. As bolas atiradas recebem um feito mais lento e pode-se verificar visualmente onde a mesma atingiu; o torneio disputado nesta quadra é o Roland Garros (França).
 
 
 
Outro tipo denominado piso duro, de material como cimento e até mesmo asfalto, possui superfície dura e regular. A bola recebe um efeito rápido e ágil. Os torneios disputados neste tipo de piso são: U.S Open e Australian Open. O terceiro tipo de piso é grama, em referência ao material utilizado. Este piso possui uma característica irregular e o torneio tradicional disputado nesta superfície é o de Wimbledon.
 
 
 
A modalidade pode ser praticada por duplas ou apenas dois oponentes. O objetivo é rebater a bola e para marcar um ponto, é preciso fazer com que a bola toque o piso, no lado do campo adversário. A pontuação se divide em games e sets. O game é composto por pontos (15-30-40) e o set é o conjunto de games (1-2-3-4-5). O ganhador deve atingir um determinado número de sets.
 
 
 
Os principais utensílios utilizados são a raquete e a bola. Há diferentes tipos e modelos de raquete, de fibra de vidro ou alumínio, possuem armação com abertura que reduz a resistência ao ar. As bolas possuem entre 6,3 e 6,6 cm de diâmetro e são ocas, as cores mais comuns são: amarela e branca.
 
 
 
Os principais torneios são Roland Garros, US Open, Wimbledon e Australian Open. Denominado Grand Slam, é a seqüência de quatro principais campeonatos mundiais: Atualmente, o tenista que mais conquistou Grand Slams é o suíço Roger Federer, com 16 títulos.
 
 
 Prefeitura-RJ

Nenhum comentário:

...

...

...