Noticias

28 de dez de 2015

Réveillon 2016 de Copacabana reúne cerca de dois milhões de pessoas





O Réveillon de Copacabana lotou a orla e ruas da princesinha do mar para celebrar a chegada de 2016. Com o tema "Rio Cidade Olímpica", a maior festa a céu aberto do mundo, comemorou o momento de grande expectativa em que passa o Rio de Janeiro, com a realização dos primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos na América do Sul. O evento festejou ainda um dos principais ritmos brasileiros: o samba, que celebra seu centenário em 2016.


Cerca de dois milhões de pessoas, sendo 857 mil turistas, se reuniram em um agradável clima para assistirem aos espetáculos de fogos, luzes e atrações musicais. O palco principal, em frente ao Copacabana Palace, recebeu, pela primeira vez, um espetáculo teatral, o musical SamBRA, que tem como protagonista o cantor e compositor Diogo Nogueira. Também se apresentaram o compositor Gabriel Moura, Jorge Bem Jor, Zeca Pagodinho e a bateria da Escola de Samba Beija Flor de Nilópolis, grande campeã do Carnaval 2015 do Rio de Janeiro.

 
À meia-noite, momento mais esperado por todos, foram queimadas 24 toneladas de fogos de artifício - distribuídas em 11 balsas. Foram 16 minutos de fogos, saudando o ano novo nas cores verde, violeta e laranja. O espetáculo multicolorido homenageou a mistura de raças e o espírito olímpico. O destaque ficou por conta dos fogos batizados como "fantasminhas" e "palmeiras kamuro", além das "bombas de repetição" em que os fogos se abriam e se repetiam, como confetes brilhantes e flutuantes. Ao final do espetáculo, um surpreendente rufar de dois mil tambores acompanhou o momento em que todo o céu de Copacabana foi iluminado pela cor branca, causando grande impacto em uma mensagem de paz.


No palco principal, com 65 metros de extensão, mais uma surpresa: telas de projeção com luzes LED, em determinados momentos, formavam um grande relógio digital. A novidade aumentou a expectativa de todo o público para a meia-noite e entusiasmou ainda mais os presentes durante a contagem regressiva dos últimos segundos de 2015. Além da parte visual, 30 torres de som, com sistema especial de delay, garantiram a alta qualidade do áudio que foi transmitido ao público.


Outro palco montado em Copacabana, em frente à Rua Santa Clara, quem animou o show da virada foram a banda de folk rock Suricato, Thaís Macedo, Arlindo Cruz, Dudu Nobre e as baterias das escolas de samba Acadêmicos do Salgueiro e Acadêmicos do Grande Rio.


Além do tradicional espetáculo na Praia de Copacabana, o Réveillon 2016 também foi animado em outros oito palcos montados pela cidade: no Parque Madureira, no Flamengo, na altura da Rua dois Dezembro, na Praia da Bica, na Ilha do Governador, no Piscinão de Ramos, no IAPI da Penha, na Ilha de Paquetá, em Sepetiba, na Praia do Recôncavo, e em Pedra de Guaratiba.


Visando uma maior facilidade de mobilidade do público, que desde cedo já chegava à Praia de Copacabana para a festa, a Prefeitura programou interdições na região desde as 7h desta quinta-feira (31/12), com implantação de área de lazer e a inversão da mão na pista junto aos prédios. A operação de trânsito e transporte – coordenada pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e a CET-Rio – contou com a participação de 985 agentes da prefeitura, entre guardas municipais e controladores de tráfego, 65 viaturas e 90 motocicletas, que trabalharam para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios necessários. Também foram utilizados 43 painéis de mensagens variáveis que informaram sobre as alterações no trânsito, os horários e locais dos bloqueios e as restrições de estacionamento, além das condições do tráfego.
 
Durante toda a noite, o Centro de Operações Rio (COR) monitorou toda a região impactada pelo evento, permitindo que técnicos da CET-Rio implantassem ajustes na programação dos sinais em função das condições do trânsito em cada momento. Aproximadamente 200 câmeras foram usadas para acompanhar a movimentação de chegada e saída da Praia de Copacabana, o local mais procurado por cariocas e turistas para a noite da virada do ano. O monitoramento incluiu, além da orla, as ruas dos bairros de Copacabana, Ipanema, Lagoa e Botafogo.
 
A Secretaria Municipal de Saúde também preparou um esquema especial de atendimento na orla de Copacabana durante a noite de Réveillon. Cinco postos médicos estavam à disposição da população, com 220 profissionais de saúde, sendo 90 médicos, trabalhando durante todo o evento. Os postos contaram com 60 leitos, sendo dez de suporte avançado, além de 70 poltronas de hidratação. Para os casos mais graves, que necessitaram de remoção, 35 ambulâncias de suporte avançado e 15 de suporte básico davam apoio pré-hospitalar móvel aos postos.
 
A festa de Réveillon é promovida pela Prefeitura do Rio, por meio da Riotur, com produção da SRCOM, dos sócios Sheila Roza, Flavio Machado, Abel Gomes, Paulo César Ferreira e Guili Alves de Lima, que pelo nono ano consecutivo assina a produção da festa. Entre os patrocinadores estão Bradesco, Coca-Cola, Light e Antarctica.



Conheça  o esquema operacional para o Réveillon de Copacabana — evento que celebra a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 e o centenário do samba. A partir de quarta-feira (30/12/15) haverá um esquema especial na região do Aterro do Flamengo, Botafogo, Ipanema, Leblon, Lagoa e Copacabana, para minimizar os impactos no trânsito. O planejamento foi elaborado em conjunto pelas secretarias de Turismo, Transportes, Saúde, Ordem Pública e Conservação, além de órgãos como Comlurb, CET-Rio e Guarda Municipal.

 

As interdições começam a partir das 7h de quinta-feira (31/12), com o bloqueio da pista da Avenida Atlântica junto à orla para a implantação da área de lazer e a inversão da mão na pista junto aos prédios. A operação contará com a participação de 985 agentes, entre guardas municipais e controladores de tráfego, 65 viaturas e 90 motocicletas, para garantir fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios necessários. Serão utilizados 43 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre as alterações no trânsito, os horários e os locais dos bloqueios, as restrições de estacionamento e as condições do tráfego.



O Centro de Operações Rio (COR) fará o monitoramento de toda a região impactada pelo evento, permitindo que técnicos da CET-Rio façam ajustes na programação dos semáforos em função das condições do trânsito em cada momento. O estacionamento de veículos nas principais vias de Copacabana será proibido a partir das 6h desta quarta (30/12), inclusive para os moradores do bairro. Para evitar transtornos na chegada e saída do evento, a Secretaria Municipal de Transportes recomenda o uso do transporte público, principalmente o metrô, que terá quatro estações (Cantagalo, Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e General Osório) para atender o público. O Metrô Rio disponibilizou 143 mil bilhetes exclusivos para a festa com horários predeterminados. 



A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais. Além disso, 28 reboques (leves e pesados) da CET-Rio serão posicionados no entorno para desobstrução das vias em caso de enguiço de algum veículo.



Trânsito — principais interdições e alterações

O bairro de Copacabana terá 29 pontos de bloqueio. Os principais são:

A partir das 7h do dia 31/12/2015
  • Bloqueio da pista da Av. Atlântica junto à orla para implantação da área de lazer, como ocorre em todos os domingos e feriados, incluindo, ainda, a pista da orla no Leme.
  • Inversão de mão na Av. Atlântica na pista junto às edificações, também como ocorre em todos os domingos e feriados.

A partir das 15h do dia 31/12/2015
  • Interdição total da Av. Atlântica, incluindo a pista junto às edificações.

A partir das 18h do dia 31/12/2015 às 05h do dia 01/01/2016
  • Fechamento externo dos acessos a Copacabana: Ipanema, Lagoa (Corte de Cantagalo),
  •  
  • Túnel Velho e Enseada de Botafogo, exceto para ônibus de linha regular, táxis e veículos portadores do cartão de"trânsito livre".

A partir das 22h do dia 31/12/2015 às 05h do dia 01/01/2016
  • Fechamento total dos acessos a Copacabana inclusive para ônibus, táxi e veículos portadores do cartão de "trânsito livre".

A partir das 05h do dia 01/01/2016
  • Os acessos à Copacabana serão liberados para todos os veículos, permanecendo a interdição da Av. Atlântica, em ambas as pistas.

A partir das 10h do dia 01/01/2016
  • A pista da Av. Atlântica junto às edificações será liberada ao tráfego, funcionando com a mão invertida (sentido do Posto 6 para o Leme), como ocorre em todos os domingos e feriados.

A partir das 19h do dia 01/01/2016
  • Término da área de lazer, com abertura ao tráfego da pista da Av. Atlântica junto à orla. Nesse horário, a pista junto as edificações retorna ao seu fluxo normal em toda a Av. Atlântica.

Interdiçoes adicionais

A partir das 18h do dia 31/12/2015 até às 19h do dia 01/01/2016
  • Av. Vieira Souto e Delfim Moreira- Fechamento da pista junto à orla e reversível na pista junto às edificações (similar à área de lazer).

A partir das 20h do dia 31/12 e até 05h do dia 01/01
  • Aterro do Flamengo e Enseada de Botafogo– fechamento
  • Enseada de Botafogo- Acesso apenas para ônibus de linha regular ("bolsão" e área de embarque)

Proibição de estacionamento

Estará proibido o estacionamento, além dos locais já regulamentados, nas seguintes vias:

Das 06h do dia 30/12/2015 até as 10h do dia 01/01/16
  • Av. Nossa Senhora de Copacabana: lado esquerdo, no trecho compreendido entre a Rua Francisco Otaviano e Av. Princesa Isabel
  • Rua Barata Ribeiro: lado esquerdo toda a extensão
  • Rua Francisco Sá: lado esquerdo, toda extensão
  • Av. Rainha Elizabeth da Bélgica: trecho entre a Av. Atlântica e A Rua Tereza Aragão:  ambos os lados, exceto nas baias existentes
  • Rua Raul Pompéia: ambos os lados, toda extensão
  • Rua Teresa Aragão, ambos os lados
  • Rua Prudente de Morais: ambos os lados, toda a extensão.

Das 18h do dia 30/12/2015 até as 10h do dia 01/01/16 - Leme
  • Rua Gustavo Sampaio, lado ímpar, no trecho compreendido entre a Rua Antônio Vieira e a Rua Anchieta
  • Rua Gustavo Sampaio, lado par, no trecho compreendido entre a Rua Antônio Vieira e a Av. Atlântica
  • Rua Antônio Vieira, ambos os lados, exceto nas baias existentes
  • Av. Nossa Senhora de Copacabana entre a Av. Princesa Isabel e a Rua Antônio Vieira, exceto nas baias existentes
  • Rua Fernando Mendes, ambos os lados, toda a extensão
  • Av. Pasteur, ambos os sentidos, em ambos os lados, entre Av. Portugal e a Rua Venceslau Brás.

Das 23h do dia 30/12/2015 até 10h do dia 01/01/16
  • Av. Atlântica: pista junto às edificações, no trecho entre a Av. Princesa Isabel e a Rua Joaquim Nabuco, ambos os lados, inclusive Av. Atlântica, pista junto à praia, no trecho entre a Av. Princesa Isabel e a Praça Alm. Júlio de Noronha (Leme)
  • Rua Tonelero, ambos os lados, toda extensão
  • Rua Pompeu Loureiro, ambos os lados, toda extensão
  • Av. Princesa Isabel, ambos os sentidos, ambos os lados
  • Av. Prado Júnior, ambos os lados, inclusive nas baias existentes
  • Rua Belford Roxo, no trecho junto à Praça do Lido, ambos os lados
  • Rua Ronald de Carvalho: no trecho junto à Praça do Lido, ambos os lados
  • Rua Ministro Viveiro de Castro, ambos os lados, no trecho compreendido entre as ruas Ronald de Carvalho e  Duvivier
  • Rua Duvivier, ambos os lados, toda extensão
  • Rua Duvivier, ambos os lados, no trecho entre as avenidas Atlântica e Nossa Senhora de Copacabana
  • Rua Rodolfo Dantas, ambos os lados (inclusive nas baias)
  • Rua República do Peru, ambos os lados (inclusive nas baias), no trecho entre as avenidas Atlântica e  Nossa Senhora de Copacabana
  • Rua Paula Freitas, ambos os lados, no trecho entre as avenidas Atlântica e Nossa Senhora de Copacabana
  • Rua Hilário de Gouveia, ambos os lados, no trecho entre a Rua Barata Ribeiro e a Av. Nossa Senhora de Copacabana
  • Rua Siqueira Campos, ambos os lados, no trecho entre a Rua Tonelero e a Av. Atlântica
  • Rua Siqueira Campos, lado direito, no trecho entre a Rua Henrique Oswald e a Rua  Tonelero
  • Rua Figueiredo de Magalhães, ambos os lados, toda extensão
  • Rua Santa Clara, ambos os lados, toda a extensão
  • Rua Constante Ramos, ambos os lados, entre as avenidas Nossa Senhora de Copacabana e  Atlântica
  • Rua Bolívar, toda a extensão, ambos os lados
  • Rua Xavier da Silveira, ambos os lados, entre a Rua Barata Ribeiro e a Av. Atlântica
  • R. Miguel Lemos, ambos os lados (inclusive nas baias), toda a extensão
  • R. Henrique Dodsworth, ambos os lados
  • Rua Sá Ferreira: ambos os lados, entre as avenidas Nossa Senhora de Copacabana e Atlântica
  • Rua Joaquim Nabuco, ambos os lados, entre a Av. Atlântica e a Rua Bulhões de Carvalho
  • Av. Vieira Souto, em ambos os lados, em ambos os sentidos, inclusive nas baias do canteiro central (exceto para ônibus regulares de linha, das 22h de 31/12/2014 às 10h de 01/01/15).
  • Rua Visconde de Pirajá: ambos os lados, entre a Rua Farme de Amoedo e a Rua Gomes Carneiro
  • Rua Gomes Carneiro: ambos os lados, entre a Rua Visconde de Pirajá e a Rua Bulhões de Carvalho
  • Rua Teixeira de Melo, entre a Av. Vieira Souto e a Rua Visconde de Pirajá, ambos os lados
  • Rua Jangadeiros, entre a entre as ruas Visconde de Pirajá e Prudente de Morais
  • Rua Farme de Amoedo, entre a Av. Vieira Souto e a Rua Prudente de Morais, ambos os lados
  • Rua Joana Angélica, ambos os lados, entre Rua Prudente de Morais e Av. Epitácio Pessoa
  • Rua Aníbal de Mendonça, ambos os lados, entre Rua Prudente de Morais e Av. Epitácio Pessoa
  • Av. Beira Mar, em ambos os lados, em ambas as pistas de rolamento, no trecho  compreendido entre a Av Rio Branco e o Largo da Glória
  • Praia do Flamengo, em ambos os lados, em ambos os sentidos, toda a extensão
  • Av. Lauro Sodré, ambos os sentidos, em ambos os lados
  • R. Real Grandeza, ambos os lados, no trecho entre a R. Mena Barreto e o Túnel Alaor Prata (Túnel Velho)
  • R. da Passagem, no trecho entre a R. Clotilde Guimarães e a R. General Severiano
  • Praia de Botafogo, entre a R. Voluntários da Pátria e a R. São Clemente
  • Praça Pimentel Duarte, em ambos os lados, junto ao Clube Guanabara
  • Av. das Nações Unidas, junto ao canteiro central, em ambos os lados, e/f a Praça Pimentel Duarte.

Das 06h 06h do dia 31/12/2014 às 06h do dia 01/01/2015, exceto para veículos autorizados
  • Rua Siqueira Campos, junto à edificação de número 143, no bolsão de estacionamento existente.

Das 7h do dia 31/12/2014 às 6h do dia 01/01/2015
Proibição de Estacionamento nos arredores da Estação Metrô Arcoverde:
  • Rua Marechal Mascarenhas de Morais, ambos os lados, entre as ruas Tonelero e  Barata Ribeiro (Operação Metrô – saída do público)
  • Rua Duvivier, ambos os lados, entre as ruas Ministro Viveiros de Castro e Barata Ribeiro.

Transportes — Como chegar e sair do evento
Para acessar a área do evento, a CET-Rio recomenda a utilização de transporte público coletivo regulamentado, bicicleta ou o deslocamento a pé.
METRÔ – Utilizar as estações Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo e General Osório. O Metrô Rio montou esquema especial com venda antecipada dos bilhetes para utilização em horários predeterminados. Ao todo, 143 mil bilhetes estarão disponíveis. As estações para  venda são: Pavuna, Carioca, Central Glória e Uruguai (até o dia do evento). A estação Siqueira Campos venderá bilhetes até o dia 25. Até o dia 21 de dezembro, cerca de 30 mil cartões haviam sido vendidos. Na saída do evento, a recomendação do Metrô Rio é que os usuários prefiram as estações Cantagalo e Siqueira Campos. 
ÔNIBUS DE LINHAS REGULARES – Na chegada, mais de 80 linhas passam pela área do evento, vindo de várias regiões da cidade, destacando-se que somente poderão acessar o bairro de Copacabana até às 22h. Após o evento, os usuários de ônibus deverão se dirigir às áreas de embarque que serão na Enseada de Botafogo e na Rua Prudente de Morais, em Ipanema. O público deverá seguir para o ponto de embarque correspondente à região da cidade de destino, conforme abaixo:
  • EM DIREÇÃO À ZONA NORTE E AO CENTRO
Embarque 1 – Enseada de Botafogo (Av. das Nações Unidas)
1) Ônibus das linhas abaixo farão ponto final no local à espera da saída do público do Réveillon. 

CENTRO (PISTA SENTIDO CENTRO)
Troncal 1— Central
Troncal 2 — Rodoviária
2017 — Rodoviária
413 — Muda
415 — Usina
455 — Méier
474 — Jacaré
475 — Méier
484 — Olaria 

Obs.: As linhas regulares que passam pela Praia de Botafogo e não acessam o bairro de Copacabana, não terão seus trajetos alterados. Já as demais linhas terão seus itinerários alterados para as ruas São Clemente e Voluntários da Pátria, de acordo com o sentido. 

EM DIREÇÃO À ZONA OESTE E À ROCINHA
Embarque 2 – Ipanema (Rua Prudente de Morais, a partir da Rua Vinícius de Moraes)
Integrada 1— Alvorada (via Av. das Américas/Lagoa-Barra)
Integrada 2 — Alvorada (via Av. Lúcio Costa/
Integrada 6 — Cidade de Deus
Integrada 8 — Recreio/Barra Sul
Integrada 9 — Piabas
557 — Rio das Pedras
2115 — Pechincha
2333 — Recreio
2334 — Campo Grande
2335 — Santa Cruz
2338 — Campo Grande
539 — Rocinha

ÔNIBUS DE TURISMO– Os ônibus de turismo não poderão estacionar em Copacabana e nos bairros do entorno (Ipanema, Lagoa, Urca, Botafogo). O estacionamento deverá ser realizado na área do Teleporto. Não haverá áreas de estacionamento, além disso, diante das diversas interdições previstas e ao grande número de pessoas esperado, não é recomendada a utilização de veículo particular. 

Recomendações importantes
  • Não ir de carro. Usar transporte público regulamentado (ônibus, metrô, táxi)
  • Respeitar os locais de proibição de estacionamento
  • Os motoristas devem, sempre que possível, evitar circular pelos bairros e vias onde ocorrerão os bloqueios dos acessos a Copacabana: Ipanema (principalmente Rua Bulhões de Carvalho), Lagoa (altura do Corte do Cantagalo) e Botafogo (região das ruas Real Grandeza, Rua da Passagem, Lauro Muller e Túnel do Pasmado), procurando rotas alternativas para seus trajetos
  • Para sua segurança, os pedestres só devem fazer a travessia das vias nos locais semaforizados
  • É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos Agentes de trânsito e também de toda sinalização implantada na área
  • Chegar com antecedência, já que após 22h os acessos à Copacabana estarão  bloqueados para todos os veículos, inclusive ônibus e táxis.


ESQUEMA DE TRÁFEGO

No próximo dia 31 de dezembro (quinta-feira), de 18h às 04h do dia subsequente, será realizado o Reveillon nos seguintes locais: Jardim Guanabara – Ilha do Governador, IAPI da Penha, Ramos e Parque de Madureira. Para atender o público que irá o evento e para minimizar os impactos no trânsito, será implantado esquema especial de tráfego nas regiões. 


A operação de trânsito contará com a participação de 100 Agentes da prefeitura, entre Guardas Municipais e controladores da CET-Rio, com 15 viaturas e 10 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios necessários.


Serão utilizados cinco painéis de mensagens variáveis que informarão sobre os as alterações no trânsito, as rotas alternativas, as restrições de estacionamento, além das condições do tráfego. 


Esses painéis passarão a divulgar mensagens de orientação 2 dias antes do evento, para informar previamente os motoristas e moradores.  O Centro de Operações Rio (COR) fará o monitoramento de toda a região impactada pelo evento, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos em função das condições do trânsito em cada momento. Não serão criadas áreas de estacionamento para o evento, o que, aliado às interdições previstas, não recomenda a utilização do automóvel particular. A Seop atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.


Principais interdições/alterações no trânsito


A partir de 18h (chegada do público)


JARDIM GUANABARA - ILHA DO GOVERNADOR


Interdições

Praia da Bica, trecho compreendido entre Praça Jerusalém e a Rua Ipirú;
Avenida Almirante Alves Câmara, trecho compreendido entre a Praia da Bica e a Estrada da Bica;
Avenida Francisco Alves, trecho compreendido entre a Praia da Bica e a Rua
Engenheiro Rozauro Zambrano;
Rua Babaçú, trecho compreendido entre a Rua Henrique Lacombe e a Rua Mangalô;
Rua Henrique Lacombe, trecho compreendido entre a Praia da Bica e a Rua Mangalô;


Como rota alternativa os veículos procedentes da Rua Cambaúba com destino à Estrada da Bica seguirão pela Rua Uçá, Praça Jerusalém, alça de retorno em frente à Rua Jorge de Lima, Praça Jerusalém, Rua Uçá, Rua Cambaúba, Rua República Árabe da Síria, Estrada do Galeão, Avenida Coronel Luís de Oliveira Sampaio e Estrada da Bica.


IAPI da Penha


Interdições
Praça Santa Emiliana, em todo seu entorno, exceto o trecho da Rua Santa Basilissa;
Rua Santa Engrácia, no trecho compreendido entre a Rua Santa Basilissa e a Praça Santa Emiliana:

Como rota alternativa os veículos procedentes da Praça Marechal Maurício Cardoso com destino à Rua Santa Engrácia seguirão pela Rua Santa Basilissa, Rua Quito, Rua Afonso Ribeiro, Rua Costa Rica, Rua Comandante Vergueiro da Cruz e Rua Santa Engrácia.



RAMOS
Interdições
Pista lateral da Avenida Brasil (sentido Zona Oeste), trecho compreendido entre a agulha de pista lateral para a pista central – em frente ao Parque União – e a agulha da pista lateral para a pista central – após a Praia de Ramos; Rua Sargento Peixoto (alça de descida do Viaduto Engenheiro Edno Machado), acesso à pista lateral da Avenida Brasil – sentido Zona Oeste;Rua Gerson Ferreira, trecho compreendido entre a Avenida Brasil e o Balneário de Ramos;Avenida Guanabara (Balneário de Ramos), trecho compreendido entre a Rua Gerson Ferreira e a Rua Inominada (final de terreno do CIEP 14 de Julho);Rua Inomimada, no trecho compreendido entre a Avenida Guanabara (Balneário de Ramos) e a Avenida Brasil;


Como rota alternativa  veículos procedentes da Avenida Brigadeiro Trompowski com destino à Avenida Brasil (sentido Zona Oeste) seguirão pelo Viaduto Engenheiro Edno Machado, pista lateral da Avenida Brasil, alça de acesso ao Viaduto de Manguinhos, Viaduto de Manguinhos – Linha Amarela (sentido Ilha do Fundão), alça de saída 9B da Linha Amarela (sentido Avenida Brasil - Zona Oeste), pista lateral da Avenida Brasil (sentido Zona Oeste), acessar a agulha para a pista central da Avenida Brasil em frente ao Parque União e, seguir nesta. Veículos procedentes da pista lateral da Avenida Brasil com destino à Zona Oeste deverão acessar a agulha para a pista central da Avenida Brasil, em frente ao Parque União e seguir nesta.

Veículos procedentes do Viaduto de acesso à Ilha do Governador, com destino à Avenida Brasil, sentido Zona Oeste, deverão seguir pelo Viaduto de acesso à Ilha do Governador, alça de retorno da Avenida Brigadeiro Trompowski (em frente à estação da Light), Viaduto Engenheiro Edno Machado (sentido Centro), pista lateral da Avenida Brasil, alça de acesso ao Viaduto de Manguinhos, Viaduto de Manguinhos – Linha Amarela (sentido Ilha do Fundão), alça de saída 9B da Linha Amarela (sentido Avenida Brasil - Zona Oeste), pista lateral da Avenida Brasil (sentido Zona Oeste), acessar a agulha para a pista central da Avenida Brasil em frente ao Parque União e, seguir nesta.


PARQUE DE MADUREIRA
Interdições

Rua Soares Caldeira, trecho compreendido entre a Estrada do Portela e a Rua Antônio de Abreu;
Rua Antônio de Abreu, trecho compreendido entre a Rua Soares Caldeira e a Rua Manuel Marques;
Rua Guarapari, trecho compreendido entre a Estrada do Portela e a Rua Antônio de Abreu;
Rua Perdigão Malheiros, trecho compreendido entre a Estrada do Portela e a Rua Manuel Marques;
Rua Projetada (à margem do Parque Madureira), trecho compreendido entre a Rua Pirapora e a Rua Manuel Marques;

As linhas de ônibus com ponto final nas imediações do Shopping Madureira, deverão funcionar em esquema circular, estando os coletivos, autorizados a fazer paradas em frente ao Shopping Madureira, na Estrada do Portela.

OBS.: As alterações na circulação e interdições listadas acima serão desfeitas somente após o escoamento do público, sob  avaliação e comando da CET-Rio. Os horários indicados servem como referência, contudo, a CET-Rio estará monitorando o trânsito de toda a região e, julgando necessário, poderá alterá-los de acordo com as condições de tráfego.

MORADORES:
Os moradores do entorno dos locais relacionados, ou dos trechos que serão interditados poderão passar pelos pontos de bloqueio apresentando comprovante de residência (conta de água, luz, gás ou telefone).

COMO CHEGAR AO EVENTO:
Para acessar as áreas do evento, a CET-Rio recomenda a utilização de transporte público coletivo regulamentado.

COMO SAIR DO EVENTO:
Para saída do evento, a CET-Rio recomenda a utilização dos transportes públicos.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES
- Não ir de carro ao evento, usar preferencialmente transporte coletivo.
- Respeitar os locais de proibição de estacionamento.
- Os motoristas devem, sempre que possível, evitar circular pelas vias no entorno do evento, principalmente nas vias principais, onde ocorrerá maior concentração de pessoas.
- É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos Agentes de trânsito e também de toda sinalização implantada na área. 



COMLURB


A Comlurb montou uma mega operação para limpar as ruas onde acontecem as festas públicas na virada do ano. O efetivo será aumentado nas praias e locais de eventos e, face ao sucesso do ano passado, dará continuidade a coleta seletiva de recicláveis na orla de Copacabana. Serão 3.358 garis, 344 profissionais de limpeza, 1.455 contêineres, 247 viaturas e equipamentos para atender toda a orla carioca, inclusive as praias da Ilha do Governador, Sepetiba, Guaratiba e Piscinão de Ramos e demais festas. 


A novidade deste ano é que 120 garis, parte da equipe formada por 1.165, vão manter a limpeza apenas em Copacabana, durante a maior festa do mundo. Os garis vão ficar na faixa de areia,  recolhendo o lixo dos contêineres e também o que for jogado fora deles, facilitando o trabalho das equipes que forem realizar o serviço pela manhã. Esses garis estarão na praia entre 20h e 5 h, sendo que 200 deles entre a pista e os prédios, 120 na areia e 19 nos postos.


A companhia também montou um forte esquema de limpeza para o Parque do Flamengo e Parque Madureira, Piscinão de Ramos e para a Penha, onde acontecerão eventos comemorativos da passagem de ano.


Operação Réveillon — Considerada a maior e mais ágil programação de limpeza, a Operação Réveillon tem início às 06h do dia 01/01/2016 e só  na praia de Copacabana o serviço fica a cargo de 1.165 garis, 113 profissionais de limpeza, 1.030 contêineres,  102 viaturas e equipamentos, entre eles, varredeiras, caminhões compactadores, caminhões basculantes, caminhões de carro pipa e pás mecânica.Os cinco  postos de saúde instalados em Copacabana também receberão atenção especial por parte da Comlurb. Serão 19 garis destacados para cuidar da limpeza, das 16 horas do dia 31/12/2014 até 6 horas de 01/01/2015.


As pistas de rolamento e calçadas serão lavadas e desodorizadas após os festejos. A proposta da companhia é restabelecer o padrão de limpeza das praias e vias de acesso até às 10h do dia primeiro de janeiro. No Parque do Flamengo, 125 garis e sete profissionais estarão responsáveis pela limpeza. 

No Parque Madureira, 83 garis e cinco profissionais fazem os serviços com apoio de cinco caminhões basculantes, três pipas d'água, uma varredeira mecânica e um trator de praia.


Incluído entre os mais belos espetáculos de passagem de ano no mundo, o Réveillon do Rio tem atraído um público cada vez maior. No dia primeiro de janeiro de 2015, a Comlurb registrou a remoção de 680,83 toneladas de lixo em todas as praias da cidade, após o Réveillon. Em Copacabana, local de maior concentração popular, foram removidas 370,66  toneladas de lixo. Em seguida, veio a Barra da Tijuca, de onde os garis retiraram 89,78 toneladas.


Coleta Seletiva no Réveillon — A Coleta Seletiva segue o sucesso do ano passado, quando 44,7 toneladas de material reciclável foram recolhidas. Este ano serão instalados quatro tendas na orla de Copacabana exclusivamente para descarte voluntário de materiais recicláveis. As tendas estarão instaladas nos seguintes locais: entre as ruas Francisco Sá e Souza Lima (no canteiro central);  entre as ruas Miguel Lemos e Xavier da Silveira (no canteiro central);  em frente a Rua Belford Roxo (no canteiro central);  em frente a Rua Anchieta (no canteiro central).


Nesta operação, 320 garis  da coleta seletiva estarão atuando na orla e na areia, com o auxílio de 17 caminhões, das 21h do dia 31/12 até  4h da amanhã, para retirar da areia materiais recicláveis durante todo o evento. O material recolhido é destinado para as cooperativas cadastradas, onde os catadores fazem a separação e comercializam os recicláveis com as empresas preparadas para este fim.


Agentes do Lixo Zero vão intensificar a fiscalização nas praias do Rio neste final de ano. O Programa Lixo Zero, com 123 equipes, estará intensificando as ações de fiscalização nas praias de Copacabana, Ipanema, Leblon, Arpoador, Leme, Barra e Recreio no dia 30 das 08 às 20 horas e 31 das 08 às 16 horas. No dia 01 de janeiro, as equipes estarão atuando das 14 às 22 horas.



ORDEM PÚBLICA


A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), com apoio da Guarda Municipal, já iniciou a Operação Réveillon no dia 26 (sábado). O efetivo de 26 de dezembro a 1° de janeiro será 5.631 agentes, entre guardas municipais, fiscais de Controle Urbano e agentes da Subsecretaria de Operações da Seop.


No dia da virada (31), serão 1.363 agentes, divididos em dois turnos. Este efetivo é 92,5% maior do que o utilizado nos dias de pré-réveillon (708 agentes/dia, de 26/12 a 30/12). Este ano, a GM montou tendas operacionais na Avenida Atlântica já no pré-réveillon para auxiliar e reforçar as ações de controle urbano na orla de Copacabana. Serão 14 operacionais entre os dias 26 e 30 de dezembro e 17 tendas no dia da virada na orla de Copacabana.


Serão 59 barreiras com viaturas, a pé e com tendas desde o Leme, passando pelas Avenidas Princesa Isabel e Atlântica, ruas transversais, e as saídas das três estações do metrô de Copacabana. As barreiras a pé (29) estarão distribuídas ao longo da Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Haverá ainda (30) pontos de patrulhamento, também a pé e com tendas operacionais, no calçadão da Avenida Atlântica.


Desde o dia 26 (sexta-feira), 708 guardas municipais e fiscais da Seop estão em operação, inclusive à noite, para coibir o comércio ambulante irregular, estacionamento em local proibido, acampamentos nas areias, puxadinhos e cercamentos em quiosques da orla e depósito de mercadoria nas praias. 


No dia 31 até a manhã do dia 1º, serão empregados na orla de Copacabana, em dois turnos,1.363 agentes, entre GMs (incluindo trânsito) e fiscais do Controle Urbano da Seop. Serão utilizadas 129 viaturas, sendo 12 reboques, dois caminhões operacionais, motos e quadriciclos. 

Um Centro de Comando Operacional da GM-Seop e uma Base Cartório do CCU estarão montados na Avenida Atlântica, esquina com a rua República do Peru, em frente à escola municipal Cícero Penna. A torre de controle da GM-Rio estará na montada na Avenida Atlântica, na altura da rua Rodolfo Dantas.


Localização das Barreiras

- Com Viatura

Avenida Lauro Sodré em frente ao túnel Novo em ambos os lados Avenida Princesa Isabel em frente ao Túnel Novo em ambos os lados Praça Almirante Júlio de Noronha 

Avenida Atlântica com as ruas Martim Afonso, Aurelino Leal, Anchieta, Antônio Vieira e a Avenida Princesa Isabel (no calçadão do Atlântica Business Center); 

Avenida Atlântica com as ruas Prado Júnior, Belfort Roxo, Ronald de Carvalho, Duvivier, Fernando Mendes, Rodolfo Dantas, República do Peru, Paula Freitas, Hilário de Gouveia, Siqueira Campos, Figueiredo de Magalhães, Santa Clara, Constante Ramos, Barão de Ipanema, Bolívar, Xavier da Silveira, Miguel Lemos, Djalma Urich, Almirante Gonçalves, Sá Ferreira, Souza Lima, Francisco Sá, Julio de Castilhos, Rainha Elizabeth, Joaquim Nabuco e Francisco Otaviano.


Metrô Arcoverde

Rua Rodolfo Dantas com rua Barata Ribeiro

Metrô Siqueira Campos
- Rua Figueiredo Magalhães com rua Tonelero
- Rua Siqueira Campos com Tonelero, em frente a UPA

Metrô Cantagalo
- Rua Pompeu Loureiro com rua Xavier da Silveira


Barreiras a pé

Avenida Nossa Senhora de Copacabana com a avenida Princesa Isabel, Avenida Nossa Senhora de Copacabana com as ruas Prado Junior, Belfort Roxo, Ronald de Carvalho, Duvivier, Rodolfo Dantas, Fernando Mendes, República do Peru, Paula Freitas, Hilário de Gouveia, Siqueira Campos, Figueiredo Magalhães, Santa Clara, Raimundo Corrêa, Dias da Rocha, Constante Ramos, Barão de Ipanema, Bolívar, Xavier da Silveira, Miguel Lemos e Djalma Urich. Avenida Nossa Senhora de Copacabana com as ruas Almirante Gonçalves, Sá Ferreira, Souza Lima, Francisco Sá, Júlio de Castilho, Rainha Elizabeth, Joaquim Nabuco e Francisco Otaviano. 



CENTRO DE OPERAÇÕES RIO


O Centro de Operações Rio vai formar no novo telão de 104 monitores um grande mosaico com imagens dos principais pontos de influência e de acesso às festas de Réveillon da cidade.  


O COR recebe imagens de cerca de 1.200 câmeras da prefeitura e de parceiros integrados.  Aproximadamente 200 desses equipamentos serão usados para acompanhar a movimentação de chegada e saída da praia de Copacabana, o local mais procurado por cariocas e turistas para a noite da virada do ano. O monitoramento vai compreender, além da orla, as ruas dos bairros de Copacabana, Ipanema, Lagoa e Botafogo.

Outras sete áreas com festas de Réveillon promovidas pela prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Turismo e da Riotur, também vão ser monitoradas pelo Centro de Operações Rio.


Bairros — Câmeras 
Ramos — 30
Ilha do Governador — 26
Madureira — 15
Flamengo — 15
Penha — 13
Barra de Guaratiba —12
Sepetiba — 8


O aplicativo Waze, através da parceria com o Centro de Operações Rio, receberá os bloqueios e as restrições ao trânsito planejados para o Réveillon, e disponibilizará à população em seus mapas operacionais. O COR também irá comunicar todas as interdições pelas redes sociais e pelo twitter alert, funcionalidade do twitter que encaminha mensagens de SMS aos seguidores do @operacoesrio cadastrados.



RIOLUZ


A Rioluz atuará em plantão com 16 equipes, sendo 58 funcionários em Copacabana, Flamengo, Sepetiba, Guaratiba, Piscinão de Ramos, Penha, Parque Madureira, Ilha do Governador, além de Ilha de Paquetá, no dia 31, a partir de 9h às 6h do dia 1º. Entre os principais serviços executados pela empresa de iluminação pública, estão revisão de lâmpadas, substituição de luminárias e projetores danificados, revisão do sistema elétrico, instalação de projetores para reforço da iluminação e reparo de toda rede.


Em Copacabana, a operação estará concentrada do Posto 1 ao Posto 5. No Flamengo, na Rua Marina da Glória, em Sepetiba, na Rua Barros de Alarcão, em Guaratiba, na Estrada de São Tarcísio, em Ramos, Praia de Ramos, próximo ao palco, na Penha, na Praça Santa Emiliana, também junto ao palco. Ainda na Zona Norte, a Rioluz estará presente no Parque Madureira,  na subestação próximo à administração. Ilha do Governador, na Praia da Bica, e Ilha de Paquetá, na Praia da Moreninha, junto ao palco.


Com relação aos preparativos para a festa na Avenida Atlântica, em Copacabana, a Rioluz executou substituição de 478 postes e 686 luminárias, além de manutenção na iluminação da praia e Canteiro Central, e reforço com três projetores de 1.000 watts, em toda a extensão da orla de Ipanema, Leblon e São Conrado.

Desde 22 de dezembro, a Rioluz executa testes da nova iluminação em LED no Túnel do Leme, galeria Engenheiro Coelho Cintra (Copacabana/Botafogo), que faz ligação entre os bairros de Copacabana e Botafogo. A nova iluminação contará com 250 luminárias de LED com potência de 75 watts e 46 luminárias decorativas de LED de 35 watts que resgatam o projeto original e proporcionam uniformidade da luminosidade e redução 60% no consumo de energia.  A implementação acontecerá também no túnel Engenheiro Marques Porto (liga Botafogo  a Copacabana) e no túnel do Pasmado. No primeiro, serão 250 luminárias de LED de 75 watts e 46 luminárias decorativas de 35 watts. Já no Túnel do Pasmado, serão 280 luminárias de 75 watts. A obra inclui ainda a substituição de toda fiação elétrica e as respectivas subestações.


SAÚDE



A Secretaria Municipal de Saúde preparou um esquema especial de atendimento na orla de Copacabana durante a noite de réveillon. Cinco postos médicos estarão à disposição da população, com 220 profissionais de saúde, sendo 90 médicos, trabalhando durante todo o evento. Os postos contarão, no total, com 60 leitos, sendo desse total dez de suporte avançado, além de 70 poltronas de hidratação.
                          
Para os casos mais graves, que necessitarem de remoção, 35 ambulâncias de suporte avançado e 15 de suporte básico estarão dando apoio pré-hospitalar móvel aos postos. A distribuição dos postos é feita em torno das áreas de maior concentração de público (proximidade aos palcos) que estarão localizados na altura da Av. Princesa Isabel (Leme), da Praça do Lido, e das ruas República do Peru, Santa Clara e Xavier da Silveira, e funcionarão das 17h30 do dia 31 até o término dos festejos.


Todas as unidades estarão preparadas para atender as emergências, com equipamentos de suporte à vida para monitoração e estabilização dos pacientes. Os hospitais, Coordenações de Emergência Regionais e UPAs municipais estarão com suas equipes prontas para dar apoio aos atendimentos mais graves e receber as transferências, que serão realizadas pela Central de Regulação.


No último réveillon, foram realizados 909 atendimentos e 64 remoções, das 17h30 do dia 31 dezembro até o final do evento. A SMS recomenda que as pessoas utilizem roupas leves, façam uma alimentação saudável, não esqueçam seus remédios habituais e hidratem-se bastante para poder curtir a festa. É importante tomar cuidado com objetos perfuro-cortante, especialmente cacos de garrafas, e não andar descalço.


O coordenador-médico de eventos da SMS, José Alfredo Padilha, faz um alerta importante:

— É fundamental ficar de olho nas crianças, que devem ter pulseira de identificação, além de cópias de identidade e número de telefone de contato dos pais e responsáveis.

Outras recomendações importantes para quem for ao evento

-ingerir bastante água;
- moderar no uso de bebidas alcoólicas;
- manter a prescrição de medicação de uso contínuo;
- não andar descalço;
- tomar cuidado com as condições de preparo e preservação dos alimentos a serem ingeridos.


UNIDADES DE SAÚDE – Durante as festividades, 44 unidades da SMS estarão à disposição da população na cidade. Todas vão funcionar por 24 horas para garantir o atendimento de emergência aos cariocas. 


Unidades que funcionarão 24 horas

- Hospital Municipal Souza Aguiar – Centro
- Hospital Municipal Miguel Couto – Gávea
- Hospital Municipal Salgado Filho – Méier
- Hospital Municipal Lourenço Jorge – Barra da Tijuca
- Hospital Municipal Pedro II – Santa Cruz
- Hospital Municipal Evandro Freire – Ilha do Governador
- Hospital Municipal Rocha Maia - Botafogo
- Hospital Municipal Francisco da Silva Telles – Irajá
- Hospital Municipal Jurandir Manfredini – Jacarepaguá
- Hospital Maternidade Fernando Magalhães – São Cristóvão
- Hospital Maternidade Carmela Dutra – Lins de Vasconcelos
- Hospital Maternidade Herculano Pinheiro – Madureira
- Hospital Maternidade Alexander Fleming – Marechal Hermes
- Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda – Centro
- Hospital da Mulher Mariska Ribeiro – Bangu
- Serviço de emergência da Policlínica Rodolpho Rocco – Del Castilho
- Serviço de emergência da Policlínica César Pernetta – Méier
- Instituto Municipal Philippe Pinel – Botafogo
- UIS Arthur Villaboim – Paquetá
- UPA de Vila Kennedy
- UPA da Rocinha
- UPA do Complexo do Alemão
- UPA de Manguinhos
- UPA da Cidade de Deus
- UPA de Santa Cruz / João XXIII
- UPA do Engenho de Dentro
- UPA de Madureira
- UPA de Costa Barros
- UPA de Senador Camará
- UPA Sepetiba
- UPA Paciência
- UPA Magalhães Bastos
- UPA Rocha Miranda
- Coordenação de Emergência Regional Centro
- Coordenação de Emergência Regional Leblon
- Coordenação de Emergência Regional Barra
- Coordenação de Emergência Regional Ilha
- Coordenação de Emergência Regional Santa Cruz
- Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Antônio Carlos Mussum
- Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Raul Seixas
- Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Miriam Makeba
- Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Paulo Portela
- Centro de Atenção Psicossocial João Ferreira Silva Filho
- Centro de Atenção Psicossocial Maria do Socorro Santos 

SuperVia

A SuperVia terá uma operação especial para atender os passageiros após as comemorações pela chegada do Ano Novo. Serão 26.400 lugares adicionais durante a madrugada do dia 1º de janeiro de 2016. No total, a concessionária disponibilizará 11 viagens extras, em trens com ar condicionado, que partirão da Central do Brasil e atenderão a população com destino à Baixada Fluminense, Zona Norte e Zona Oeste do Rio de Janeiro. As composições para o ramal Japeri partirão às 2h20, 3h, 4h e 5h. Já as viagens com destino ao ramal Santa Cruz serão realizadas às 2h40, 3h30, 4h30 e 5h30, e, no ramal Saracuruna, os trens seguirão viagem às 3h, 4h e 5h. Todos os trens farão o serviço parador e as viagens dos ramais Japeri e Santa Cruz também atenderão as estações do ramal Deodoro.


As estações Central do Brasil e Madureira (que permitem integração do trem com metrô e BRT) estarão abertas para embarque a partir das 1h50 e 2h20, respectivamente. Na madrugada, as demais estações do sistema ferroviário funcionarão apenas para desembarque de passageiros. Equipes de atendimento identificadas com a expressão "Posso Ajudar?", gravada em camisetas ou coletes, estarão a postos na Central do Brasil e em Madureira para auxiliar o público. Para evitar filas, a SuperVia orienta os passageiros a adquirirem as passagens de ida e volta conjuntamente.

Para o trajeto de ida às festas de fim de ano, os passageiros poderão utilizar os trens da grade regular da SuperVia, de acordo com o planejado para cada ramal. A grade horária da circulação dos trens pode ser consultada na seção "Planeje a Sua Viagem", disponível no aplicativo e no site da concessionária www.supervia.com.br, ou por meio do SuperVia Fone, no número 0800 726 9494 (24 horas por dia). Passageiros do Teleférico do Alemão devem ficar atentos ao funcionamento do sistema: dias úteis, das 6h às 20h e aos sábados, das 8h às 18h. Não há operação aos domingos e feriados (01/01 e 03/01).


VISIT.RIO

A programação completa do Réveillon e Copacabana está no portal www.visit.rio, lançado semana passada pela Riotur. O portal é a principal vitrine da marca visit.rio, nova identidade do turismo carioca, criada para facilitar a comunicação com visitantes e moradores da cidade, aumentar a interatividade e nortear todas as peças promocionais, plataformas digitais e o material impresso do turismo do Rio.

A publicação mensal Guia do Rio, editada pela Riotur há 40 anos, também foi rebatizada de Visit.Rio, ganhando nova diagramação e um desenho mais arrojado. Todo o material impresso produzido a partir de agora – como folhetos, showcases, mapas e informativos - levará o selo Visit.Rio. A ideia é deixar um legado na área de comunicação, criando unidade e eficiência no material turístico. 


LINE-UP DOS PALCOS


PALCO PRINCIPAL - em frente ao Copacabana Palace:
18H - DJ MARCELO GARCIA
18H30 - GABRIEL MOURA
20H - "SAMBRA, O MUSICAL – 100 ANOS DE SAMBA", COM DIOGO NOGUEIRA
22H30 - JORGE BEN JOR
00H20 - ZECA PAGODINHO
02H - GRES BEIJA FLOR DE NILOPOLIS



PALCO SANTA CLARA - em frente à rua Santa Clara:
18H – DJ AILTON
19H30 - SURICATO
21H - THAÍS MACEDO
22H30 - ARLINDO CRUZ
00H20 - DUDU NOBRE
02H - GRES ACADÊMICOS DO SALGUEIRO
02H50 -GRES ACADÊMICOS DO GRANDE RIO



NÚMEROS DO RÉVEILLON DE COPACABANA:    


12 apresentações
16 minutos de queima de fogos
11 balsas
24 toneladas de fogos
34.000 bombas no
120 maqueiros
30 torres de som
30 postos de policiamento, além do centro de monitoramento por câmera com 20 unidades instaladas


OUTROS BAIRROS

No Parque Madureira, a festa começa às 19h com a Orquestra Tupy, segue ao som da Velha Guarda do Império Serrano. Depois, o ritmo esquenta com o DJ Michel, do Baile Charme do Viaduto. Em seguida, se apresentam Sandra de Sá, Fundo de Quintal e Portela. Quem busca um réveillon mais tranquilo pela Zona Sul pode curtir a celebração no Flamengo a partir das 19h, no palco montado na altura da Rua Dois de Dezembro. Este ano o evento vai contar com o DJ Zabumba, o reggae de Luis Carlinhos, o samba do Casuarina e hits de todos os tempos com o Celebrare, encerrando com o carnaval da São Clemente e Vila Isabel. 


Os insulanos terão a oportunidade de aproveitar a tradicional noite na praia da Bica, na Ilha do Governador. A festa começa às 19h30 com o grupo Coisa Séria e, na sequência, se apresentam Baia, Elymar Santos, a banda de reggae Cidade Negra e União da Ilha do Governador. No Piscinão de Ramos, o público contará com várias atrações, tendo o funk e o pagode como principais ritmos. A festa começa às 19h com uma roda de samba, que será seguida por diversos MCs do funk. Felipe Ret, MC Duduzinho, Swing & Simpatia e Imperatriz Leopoldinense completam a programação. 


No IAPI da Penha, a festa terá queima de fogos, com direito a contagem regressiva. A noite começa ao som de uma roda de samba com Preto Joia e convidados e segue animada pelo conjunto Aeroporto, Marquynhos Sensação, Ferrugem e Estação Primeira de Mangueira. A bucólica Ilha de Paquetá terá sua festa da virada na praia da Moreninha a partir das 19h30 
animada ao som de Erick Corrêa, Nave de Prata, Anjos da Noite, grupo Balacobaco e encerramento da Estácio de Sá.


A Zona Oeste não poderia ficar de fora. Dois palcos foram montados, um em Sepetiba e outro em Pedra de Guaratiba. No primeiro, na Praia do Recôncavo, a festa começa às 21h e vai ter os grupos Pique Novo, Clareou e Tá na Mente e ritmistas da Unidos da Tijuca. No segundo, na Rua Barros de Alarcão, a programação começa às 20h com Bokaloka, seguido de Sylvinho Blau Blau, Xande de Pilares e Mocidade Independente de Padre Miguel. Na Barra da Tijuca, a rede hoteleira programou uma queima de fogos nos terraços dos estabelecimentos.


Confira a programação


Ilha do Governador - Praia da Bica
Grupo Coisa Séria
Baia
Elymar Santos
Cidade Negra
G.R.E.S. União da Ilha


Paquetá - Praia da Moreninha
Erick Corrêa
Nave de Prata
Anjo da Noite
Grupo Disfarce
G.R.E.S. Estácio de Sá


Sepetiba - Praia do Recôncavo
Grupo Pique Novo
Grupo Clareou
Grupo Tá na Mente
G.R.E.S. Unidos da Tijuca


Parque Madureira
Orquestra Tupy
Velha Guarda do Império Serrano
Baile Charme com DJ Michel
Sandra de Sá
Fundo de Quintal
G.R.E.S. Portela


Ramos - Piscinão
Roda de Samba
Mc's de funk
Felipe Ret
MC Duduzinho
Swing & Simpatia
G.R.E.S. Imperatriz Leopoldinense


Penha - IAPI
Roda de samba com Preto Joia
Conjunto Aeroporto
Marquynhos Sensação
Ferrugem
G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira


Guaratiba - Rua Barros de Alarcão
Samba Legal
Bokaloka
Sylvinho Blau Blau
Xande de Pilares
G.R.E.S. Mocidade Independente de Padre Miguel


Flamengo - Praia do Flamengo
DJ Zabumba
Luis Carlinhos
Casuarina
Celebrare
G.R.E.S. São Clemente
G.R.E.S. Unidos de Vila Isabel 

Prefeitura-rj

Nenhum comentário:

...

...

...