Noticias

28 de fev de 2016

Conheça o Circuito cultural Cidade Olímpica



Atrações já selecionadas pelos editais de cultura da Prefeitura do Rio, a Secretaria Municipal de Cultura lança, nesta quinta-feira (25/02/15), chamamento público para adesão ao Circuito Cultural Cidade Olímpica. Instituições públicas e privadas podem participar do Circuito oferecendo descontos e gratuidades em eventos culturais ou em serviços.

O público terá acesso às atrações do Circuito com o Passaporte Cultural Cidade Olímpica. Por meio do chamamento público, a Secretaria Municipal de Cultura vai credenciar eventos culturais e empresas de serviço como bares, restaurantes, casas noturnas e hotéis. As instituições e empresas interessadas podem se inscrever por meio de formulário que está disponível no site da Secretaria Municipal de Cultura. As inscrições estarão abertas entre 25 de fevereiro e 25 de março.


Entre os serviços de infraestrutura que a Secretaria Municipal de Cultura busca credenciar estão restaurantes, bares, hotéis e casas noturnas. As propostas inscritas serão avaliadas de acordo com a qualificação do conteúdo; a apresentação; a abrangência; a viabilidade técnica de implementação; a capacidade de atração de público; a criatividade; a relação custo-benefício; a equipe técnica; e a acessibilidade. Uma comissão vai avaliar as propostas recebidas, que, uma vez aprovadas, deverão efetivar a adesão assinando um termo de compromisso.


O Passaporte Cultural Cidade Olímpica terá validade de maio a setembro de 2016, tendo em vista a Olimpíada e a Paralimpíada, e contemplará além do documento físico, um site, um aplicativo e um guia cultural que terá cinco edições. Teatros, casas de espetáculo, centros culturais, museus, restaurantes, casas noturnas, bares e hotéis, por exemplo, vão oferecer o benefício a quem apresentar o Passaporte. Os parceiros credenciados ganharão ampla divulgação no próprio passaporte e nos materiais de divulgação da programação cultural.


A distribuição do Passaporte Cultural Cidade Olímpica será gratuita para brasileiros e residentes estrangeiros a partir de maio. A iniciativa é inspirada no Passaporte dos Museus Cariocas, que estabeleceu um circuito em que museus públicos e privados ofereciam gratuidade em dias específicos.


Programação Cultural Cidade Olímpica


Apenas no programa de fomento Cidade Olímpica, a Secretaria Municipal de Cultura está investindo R$ 17,35 milhões na cultura carioca em ações que vão se estender até o fim da Paralimpíada. Foram selecionadas 153 iniciativas em cinco linhas de ação, entre elas uma inédita de acessibilidade para atividades realizadas ou destinadas ao público portador de necessidades especiais, batizada Arte Sem Limites. As atrações vão se apresentar em mais de 80 bairros da Cidade. O edital também selecionou atividades em instituições púbicas e em instituições privadas, além de patrocinar iniciativas de realizadores independentes e de realização de temporadas populares.


Ainda serão divulgados os resultados da seleção pública Viva o Talento!, que vai ocupar os centros culturais, museus e bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, e do programa de Ações Locais, que vai apoiar iniciativas de base comunitária e também selecionar atrações para os palcos do Festival Cidade Olímpica. Os resultados destes dois últimos serão publicados até março.

Prefeitura-rj



Nenhum comentário:

...

...

...