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17 de abr de 2016

Central de Atendimento Móvel do 1746 para o cidadão carioca


A Central de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura do Rio, o 1746, se aproxima ainda mais do carioca: uma unidade móvel da central foi lançada nesta sexta-feira (15/04) no Parque Madureira. O posto vai percorrer os bairros do Rio para permitir que que o cidadão solicite, pessoalmente, a realização do serviço que achar necessário. Os roteiros do "1746 móvel" serão divulgados semanalmente, possibilitando uma nova forma de relacionamento entre a prefeitura e os cariocas. Na próxima semana os atendimentos serão no Centro e em Copacabana.

Unidades presenciais da Central 1746 também estão sendo instaladas nas Regiões Administrativas (RAs). A de Madureira começou a funcionar em janeiro e já realizou 159 atendimentos. Até o fim deste ano, as 33 RAs da cidade vão contar com um posto presencial do 1746.

Nos 5 anos de operação, a Central 1746 já recebeu mais de 14 milhões de chamados para solicitações referentes aos mais de 350 tipos de serviços oferecidos. Desde 2011, a participação dos cidadãos quase dobrou: foram 1.980.179 ligações recebidas no primeiro ano, contra 3.350.727 em 2015. Os principais órgãos municipais demandados foram Comlurb, Guarda Municipal, Rio Luz, Seconserva e Secretaria Municipal da Saúde.

O bairro mais atuante desde o início das operações da central foi Campo Grande, seguido de Tijuca, Copacabana, Bangu e Taquara. Os Serviços mais solicitados foram remoção gratuita de entulhos, fiscalização de estacionamento irregular, reparo de iluminação pública, limpeza e manejo arbóreo, controle de vetores, pavimentação, trânsito, drenagem e dengue. Com 6,2 ligações por minuto, a Central 1746 tem índice de satisfação pela resolutividade dos chamados em torno de 70%.

WhatsApp

Em junho de 2015 foi lançado o canal de contato via Whatsapp para denúncias de construções sem licença, em favelas ou em Áreas de Especial Interesse Social (AEIS). Desde que foi criado, o serviço registrou até o momento, cerca de 400 pedidos, a maioria deles na área da Barra e de Jacarepaguá.
Para denunciar, o cidadão deve enviar mensagens e imagens pelo aplicativo que Whatsapp para o número (21) 98909-1746. Assim que for localizada a área da reclamação, os dados serão encaminhados à subprefeitura correspondente, que acionará a secretaria municipal responsável – que pode ser a do Meio Ambiente, Urbanismo, Conservação ou Ordem Pública. O prazo para que a vistoria seja realizada é de dez dias corridos.

Solicitações via web/app
O aplicativo da Central de Atendimento da Prefeitura do Rio ganhou novo design, está mais moderno e eficiente. Com o objetivo de tornar ainda mais ágil o processo de solicitação, o protocolo de alguns serviços foram revisados e otimizados. Estacionamento irregular, por exemplo, teve algumas etapas reduzidas para facilitar o atendimento da demanda no prazo máximo de 30 minutos. No último ano, o site e o aplicativo registraram um aumento no número de solicitações em mais de 50%.

As informações mais solicitadas: Veículos rebocados, multas de trânsito, matrícula na rede municipal de ensino, protocolo do 1746, pagamento do IPTU, plano de saúde, Cartão Família Carioca, Auxílio Educação para servidores municipais, busca por endereços dos órgãos municipais e consulta a processos do município.

Prefeitura - RJ

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