Noticias

17 de abr de 2016

GALERIA DE CINTURA DA MARINA DA GLÓRIA PRONTA



A Cedae, inaugurou nesta sexta-feira (15/04/16) a galeria de cintura da Marina da Glória, raia de competição esportiva e palco das provas de velas do Rio 2016. O projeto consiste na implantação de uma linha coletora de proteção ao longo de toda a Marina, além de um sistema de bombeamento, que impede que o esgoto seja despejado na Baía de Guanabara. O investimento foi de R$ 14 milhões.

Com a conclusão dessa obra, o esgoto clandestino – que eventualmente era lançado nas galerias de águas pluviais – será encaminhado pela elevatória Marina da Glória para o interceptor oceânico e, em seguida, para o Emissário Submarino de Ipanema. A elevatória tem capacidade para bombear até 450 litros de efluentes por segundo. 


A obra vai ao encontro dos compromissos firmados pelo Governo do Estado com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e com o Comitê Organizador Rio 2016 para a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.


A zona onde serão realizadas as competições de vela dos Jogos vai do Pão de Açúcar até a Ponte Rio-Niterói, na Baía de Guanabara. Neste trecho, de acordo com o monitoramento da água realizado todo mês pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a água está própria para o banho.


A galeria de cintura da Marina da Glória segue o modelo de tubulação assentada implementado na Lagoa Rodrigo de Freitas, com duas redes coletoras em uma extensão total de 630 metros e diâmetros de 300 e 600 milímetros. Os coletores que compõem o sistema de captação em tempo seco foram implantados pelo método não destrutivo, ou seja, sem a necessidade de abertura de valas e sem interdições no trânsito. O sistema está interligado ao monitoramento do Centro de Controle Operacional de Esgoto do Leblon (CCOE).

Gov-RJ

Nenhum comentário:

...

...

...